João Luiz destaca projetos que marcaram sua gestão como secretário de esporte de Manaus

João Luiz destaca projetos que marcaram sua gestão como secretário de esporte de Manaus

João Luiz dedicou atenção especial às crianças, por acreditar que precisamos cuidar do futuro da nação e o Esporte é uma ferramente essencial na formação das pessoas

O entrevistado desta semana é vereador em Manaus (AM), o mais votado nas eleições de 2016. Entre maio de 2017 e abril de 2018 ocupou o cargo de secretário de Juventude, Esporte e Lazer da capital manauara. Esse republicano é João Luiz (PRB), que retornou à Câmara de Vereadores e conversou com a Agência PRB Nacional sobre os projetos desenvolvidos no Executivo Municipal e de sua pré-candidatura a deputado estadual.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Que balanço o senhor faz desse período que esteve como secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Manaus?
João Luiz – Fiquei 5 meses na Câmara Municipal de Manaus e fui convidado pelo prefeito Arthur para assumir a secretaria. A maior emoção foi fazer com que o esporte voltasse a proporcionar alegria nas comunidades, com um trabalho de base em todas as modalidades esportivas. Nosso trabalho foi feito com foco na valorização de todas as modalidades, com espaço para as pessoas portadoras de necessidades especiais, crianças, adolescentes, jovens e adultos. A maior alegria, como falei, não era ver apenas as vilas e estruturas prontas, mas foi ver as pessoas alegres com os investimentos no esporte e a valorização que foi dado a elas. Essa foi a minha maior alegria, dentre todas que tive à frente da pasta.

 

Agência PRB Nacional – Quais foram os principais projetos desenvolvidos na sua gestão à frente da pasta?
João Luiz – Foram muitos, um deles foi o retorno da Corrida da Cidade de Manaus, que estava há dois anos sem ser realizada. Investimos na criação de projetos esportivos para atender os idosos, como as Olimpíadas e o Baile dos Idosos. Por meio do Esporte, mobilizamos não somente a população de Manaus, mas toda a região metropolitana. Fizemos com que a Vila Olímpica da Santa Etelvina fosse reinaugurada após alguns anos fechada, fizemos a revitalização de espaços, construímos várias academias ao ar livre e outros projetos. Deixamos o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) aprovado no Ministério do Esporte e pronto para ser implementado nos 45 núcleos esportivos do município e demos entrada ao Projeto Brincando na Rua, que também foi aprovado.

 

Agência PRB Nacional – Que papel a Câmara de Vereadores teve na sua gestão como secretário de esporte?
João Luiz – Eu sempre entendi que a Câmara é uma parceira em todos os projetos do município e foi assim durante o tempo que passei como secretário. Nosso trabalho chamou a atenção dos vereadores e eles, vendo nossas ações, tiveram sempre uma postura de parceria com a gente. Foram destinadas várias emendas municipais para reforma de espaços públicos, academias ao ar livre e incentivos aos projetos voltados aos idosos e compra de materiais esportivos.

 

Agência PRB Nacional – Para fazer esse trabalho, foi necessário valorizar também os servidores da Secretaria, não é mesmo?
João Luiz – Sim, isso foi uma prática constante desde o primeiro momento da gestão. Fizemos investimentos na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho com a reinauguração da sede administrativa da Secretaria, foi feita uma reforma completa, valorizando os servidores. Eles não tinham um local adequado para trabalhar e ficavam todos espalhados, agora vão ficar em um único prédio. Além disso, valorizamos os professores de Educação Física que, em parceria com a Secretaria de Educação, tiveram todo apoio para trabalhar com dignidade e da forma correta. Além disso, valorizamos a juventude com vários eventos, palestras e cursos com foco no esporte e ampliamos as aulas de Zumba, com aulas gratuitas para a comunidade em vários pontos da cidade.

 

Agência PRB Nacional – Essa receita que foi utilizada para tornar o Esporte referência na cidade de Manaus pode ser replicada em municípios menores?
João Luiz – É possível sim, basta descentralizar a administração. Eu visitei vários municípios do Amazonas e percebi a carência esportiva nesses municípios, é preciso fazer parcerias com os governos federal e estadual, e também com deputados, para liberação de emendas ao orçamento, foram essas parcerias que busquei fazer. Passamos por uma crise gravíssima e eu não poderia ficar de braços cruzados, nos reunimos com os moradores de Manaus, fui ao Ministério do Esporte, fiz reuniões com deputados federais para buscar parcerias, fizemos uma audiência pública logo que assumi o mandato de vereador para debater a situação do esporte amazonense. Existem muitos recursos federais para implementar o esporte nos municípios, basta ir atrás. 

 

Agência PRB Nacional – O que muda na vida das pessoas quando existe uma Secretaria de Esporte atuante?
João Luiz
O principal benefício que pude ver com uma gestão eficiente na área do Esporte foi a melhoria do convívio das famílias. Os pais sempre querem o melhor para os filhos e o esporte tira os jovens de caminhos errados. Visitando várias famílias, percebemos que o esporte mudou a vida das pessoas, temos atletas que tiramos da rua e procuramos ajudar em todas as áreas, nos reunimos com os pais, orientamos sobre a importância do esporte e da necessidade de apoiar os filhos nos projetos da secretaria. Nos projetos dos centros esportivos, por exemplo, a regra é que os pais são obrigados a participar das atividades, não basta apenas mandar o filho, é preciso ir junto.

Nós atendemos mais de 100 mil pessoas com as academias ao ar livre e outros milhares de jovens com as atividades nas escolas e centros esportivos. São números expressivos que demonstram o compromisso que tivemos com a valorização do esporte. Nós temos, por exemplo, um programa que é o Consultório na Rua, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Nas consultas, quando um problema é detectado, a equipe médica visita a pessoa na casa com vários serviços do município.

 

Agência PRB Nacional – Que frase o senhor tem utilizado para definir o esporte?
João Luiz
Eu tenho dito que o esporte une a família. O esporte e a família andam de mãos dadas e precisa ser dessa forma, o esporte é a única atividade capaz de unir até inimigos. Vários eventos que nós realizamos foram responsáveis por quebrar barreiras, se investimos no Esporte e a família estando bem, nós vamos ter uma sociedade melhor.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é pré-candidato a deputado estadual. O Esporte é uma das suas principais bandeiras?
João Luiz
Sem dúvida nenhuma, precisamos ter uma visão ampla sobre a importância do esporte na melhoria da qualidade de vida das pessoas e pretendo levar isso para todos os municípios. Embora Manaus seja uma capital, nós também podemos fazer com que os municípios tenham uma Secretaria de Esporte atuante e presente na vida das pessoas.

 

Agência PRB Nacional – Será um facilitador de parcerias para os municípios?
João Luiz
Sim, quanto menos burocracia, mais agilidade. Precisamos atender os municípios com programas, projetos e uma assistência aos secretários municipais para fazer um bom trabalho de base. Tudo começa na base, então se tiver uma boa assistência, vão alcançar excelentes resultados. O nosso objetivo é incentivar, implementar e fazer do Amazonas uma referência no Esporte em todo o Brasil. Na verdade, nós já temos diversos campeões, como o José Aldo e o Jacaré do MMA, inclusive eles, na companhia do Anderson Silva e do Alano Guedes, participaram de um projeto nosso que visa incentivar novos campeões, lançamentos esse programa em Manaus, quando eu estava como secretário municipal. Investimos em infraestrutura esportiva para incentivar o surgimento de novos campeões, temos muitos jovens com talento nas comunidades, os grandes campeões saíram das comunidades e se agente incentivar esses novos talentos, faremos com que o nome do Estado do Amazonas chegue ao mundo inteiro, como faz os atuais atletas que estão competindo.

 

Agência PRB Nacional – Além do Esporte o que mais o senhor pretende defender na Assembleia?
João Luiz
Vou priorizar as áreas bases de atendimento à sociedade, como Educação, Saúde, Infraestrutura e a questão Indígena. Nós temos andado nos hospitais, conversando com os diretores e vendo as dificuldades. Quando a pessoa chega doente, a primeira coisa que ela quer é que dor desapareça, que o problema seja resolvido de imediato, e muitas vezes, tanto os médicos quanto os diretores ficam com as mãos atadas, sem poder cuidar das pessoas por falta de estrutura e recursos. Quero ser um parceiro dos municípios para levar projetos nessas áreas, os meus olhos estão voltados para as pessoas, sem estrelismo, sem pensar em si próprio, mas nas pessoas e apoiar todas as ideias e projetos que possam melhorar a vida do povo.

 

Agência PRB Nacional – Os índios também fizeram parte dessa nova gestão do Esporte em Manaus?
João Luiz
Como secretário, implementei projetos de valorização dos índios e realizamos um campeonato estadual de jogos indígenas. Os caciques me procuraram com um projeto para realizar a Copa Estadual Indígena de Futebol e me comprometi em fazer o projeto sair do papel, tanto é que realizamos o evento, oferecendo o espaço e toda a estrutura necessária, fizemos com que a Vila Olímpica se tornasse o habitat deles. Teve uma linda abertura oficial, com entrada das bandeiras, desfiles da etnias, o hino nacional cantado na língua indígena e tudo que um grande evento tem. Esse foi a primeira copa e estamos projetando para fazer outros torneios com mais modalidades, como é o caso da flecha, natação, caiaque e outras atividades da rotina dos índios. 

 

Agência PRB Nacional – Quando você pensa no Estado do Amazonas, qual é a prioridade da população?
João Luiz
O Amazonas é continental e, por isso, enfrentamos dificuldades imensas de transporte e carência de infraestrutura. As estradas são os rios e o maior problema é a dificuldade de ir e vir. Ou as pessoas vão de lancha, avião, barco ou não conseguem chegar muito longe. Outras dificuldade é a falta de infraestrutura nos municípios, a renda municipal é formada, principalmente, pelos repasses federais e já sabemos que não existe desenvolvimento dessa forma. Entendo que precisamos aquecer a economia local, fomentar o comércio com a geração de empregos, para que os municípios venham andar com as próprias pernas. Existem muitos espaços esportivos, mas sem nenhuma atividade, sem incentivo do governo, faltam investimentos em saneamento básico e pavimentação. Quero atuar para levar mais desenvolvimento aos municípios do Amazonas. Esse é o meu compromisso.

 

Agência PRB Nacional – Como está a pré-campanha?
João Luiz
Nós temos conversado com muitas pessoas do estado inteiro, feito reuniões com várias classes e tenho sido bem recebido. Tenho conseguido mostrar para as pessoas que é possível fazer uma nova política, com foco na comunidade e no bem comum e comprometida com os assuntos de interesse social. É esse pensamento que estamos levando a todas as pessoas com quem estamos conversando.

 

Agência PRB Nacional – Já ficou claro que o senhor é um excelente gestor. Que postura pretende ter na Assembleia, se for eleito em outubro?
João Luiz
Se o povo me permitir ser eleito, quero trabalhar muito para fazer um mandato bem feito, ajudar as pessoas a terem um vida melhor. O importante é pensar nas pessoas e com isso surge as iniciativas boas. O Esporte e o cuidado com as pessoas são duas questões importantes da minha atuação como homem público, como gestor público, como representante do povo.

 

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Vereador João Luiz

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado distrital, Julio Cesar (PRB-DF):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3348-8101

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.