Jhonatan de Jesus fala sobre os desafios da Bancada do PRB na Câmara em 2019

Líder destacou que a reforma Tributária é necessária e urgente

Aos 36 anos, o médico Jhonatan de Jesus (PRB-RR) tomou posse na última sexta (1º) para o seu terceiro mandato de deputado federal. O republicano tem o anseio natural de desenvolver trabalhos direcionados as áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e infraestrutura. Por seis anos, Jhonatan foi membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e, em 2017, assumiu a presidência da Comissão de Minas e Energia. Sob sua condução, o número de projetos analisados pelo colegiado cresceu em 137,50%. Em 2019, o parlamentar assume a Liderança do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na Casa. Ele é o líder mais jovem do PRB na Câmara dos Deputados e foi eleito pela bancada, por unanimidade, para solidificar e engrandecer a atuação do partido no Parlamento.

ENTREVISTA

Liderança do PRB – O senhor será líder de uma bancada de 30 deputados federais. Maior número de parlamentares que o Partido Republicano Brasileiro já atingiu na Câmara dos Deputados. Como encara o desafio?
Jhonatan de Jesus – Sem dúvidas é um grande desafio. Elegemos parlamentares do Norte ao Sul do país e aumentamos a nossa bancada feminina, que agora conta com três deputadas federais. Acredito na unidade do nosso partido que vem mostrando um crescimento constante. Saímos de uma bancada de oito deputados, em 2010, para 30 em 2018. Esse número aumenta nossa diversidade e também nossa importância nas votações decisivas da Câmara. Estamos vivendo um momento diferente da política brasileira, no qual houve uma diminuição no número de deputados das bancadas partidárias. Isso torna o processo político mais equilibrado e há um nivelamento nas discussões. Dessa forma, nenhum partido vai se sobressair, todos estarão com o mesmo peso nas votações. Estou muito animado e muito orgulhoso em representar uma bancada tão qualificada que vem solidificar e engrandecer a atuação do PRB no Parlamento brasileiro.

 

Liderança do PRB – O PRB indicou, por unanimidade, o deputado Marcos Pereira (PRB-SP) para concorrer ao cargo de 1º vice-presidente da Casa. Ele foi eleito com 398 votos. Qual é a sua expectativa para a gestão do republicano em um cargo tão importante no Parlamento brasileiro.
Jhonatan de Jesus – A experiência do republicano como advogado, presidente do PRB e ministro o credenciam para o cargo. Marcos Pereira é o nosso maior líder dentro do partido. Ele é capacitado e está preparado para exercer o cargo de vice-presidente da Câmara. Tenho certeza de que ele dará uma grande contribuição ao nosso Parlamento.

 

Liderança do PRB – Sabemos que 2019 é um ano decisivo para a política brasileira. O PRB cresceu e pode fazer a diferença nas votações. A bancada nunca esteve tão forte e unida. Qual a principal característica que o líder Jhonatan de Jesus imprimirá em seu mandato?
Jhonatan de Jesus – Temos que focar na gestão dos recursos. Como o próprio presidente Jair Bolsonaro tem dito, é um novo momento que pede uma postura mais assertiva na administração dos recursos públicos. Vamos trabalhar pela consolidação de políticas públicas que venham, de fato, melhorar a vida das pessoas. Quero ouvir todos os nossos parlamentares para conhecer, de perto, as necessidades de cada estado.

 

Liderança do PRB – A sigla se alinhará às propostas do novo governo?
Jhonatan de Jesus – O nosso entendimento no momento é de não declarar nem apoio nem oposição. Vamos avaliar e debater cada matéria com a bancada e apoiar tudo o que possa fazer o país voltar a crescer.

 

Liderança do PRB – A reforma da Previdência é uma das prioridades do Executivo. O PRB já tem uma posição sobre o tema?
Jhonatan de Jesus O PRB ainda não tem uma definição sobre o tema porque ainda não conhecemos o texto do novo governo e não sabemos a idade mínima que será proposta, entre outros pontos. Defendemos uma reforma que seja boa para todos e que possa atingir todas as classes.

 

Liderança do PRB – Como o senhor vê a possibilidade de o Congresso votar, ainda neste ano, a Reforma Tributária?
Jhonatan de Jesus – A Reforma Tributária é necessária e urgente. Diminuindo a alta carga de impostos para os empresários, vamos gerar mais empregos e facilitar a exportação e importação para nosso país – é um processo de fortalecimento da economia através do mercado consumidor.

 

Liderança do PRB – A crise econômica na Venezuela teve reflexos diretos no Brasil. Exemplo disso é o impacto de refugiados em Roraima, seu estado de origem. O senhor foi relator da Medida Provisória 820/2018, que trata do acolhimento dessas pessoas. Como está a situação no momento?
Jhonatan de Jesus – Nós criamos diretrizes por meio da Medida Provisória que ajudou, mas não resolveu o problema porque o Governo Federal não executou 100% do que tinha sido proposto e aprovado. Não há dúvidas de que a iniciativa do governo representa um avanço na recepção desses venezuelanos. Todavia, é preciso que se faça investimentos para gerar empregos e melhorar a qualidade de vida também dos roraimenses.

 

Liderança do PRB – Uma pauta prevista para o Congresso em 2019 é a fiscalização das mineradoras em todo o país para evitar novos desastres como os que aconteceram em Mariana-MG (2015) e Brumadinho-MG (2019). Como o PRB pretende contribuir?
Jhonatan de Jesus – Já conversei com os deputados Lafayette Andrada e Gilberto Abramo que são de Minas Gerais e juntos vamos propor ao presidente Rodrigo Maia a criação de uma comissão externa para avaliar, in loco, o que aconteceu em Brumadinho. Eu não chamo isso de tragédia, porque tragédias são fenômenos inesperados. É bom lembrar que, há três anos, quando a barragem de Mariana foi rompida, a Vale havia sido alertada com a devida antecedência sobre a possibilidade de rompimento. Por isso, entendo que eles são culpados e têm que ser responsabilizados pelos danos. Outro ponto importante é a votação, com urgência, do Código da Mineração que prevê regras mais duras para esse tipo de crime.

 

Liderança do PRB – Como o senhor se vê essa situação: o líder mais jovem do PRB na Câmara, que foi eleito por uma Bancada de 30 deputados?
Jhonatan de Jesus – É uma satisfação enorme ser o líder mais jovem do meu partido. Agradeço aos roraimenses, que me deram a oportunidade de estar pela terceira vez consecutiva na Câmara, e aos republicanos, pela confiança para dar segmento a este trabalho tão sério que vem sendo desenvolvido em prol dos brasileiros. Da minha parte, não medirei esforços parar retribuir a confiança e fazer o melhor possível frente a Liderança do PRB.

Por Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.