Futebol americano no Brasil tem apoio de deputado do PRB

Julio Cesar Ribeiro, deputado federal pelo PRB-DF, reforçou seu compromisso em lutar por mais investimentos para o esporte

Publicado em 1/7/2019 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 11:59

O futebol americano é uma modalidade esportiva com crescimento expressivo no Brasil e tem atraído muitos seguidores. Pesquisa feita pela Global Web Index e Statista, publicada pelo jornal inglês “The Independent”, revelou que o Brasil só fica atrás do México em número de fãs da NFL, a liga profissional de futebol americano, fora dos Estados Unidos. Segundo o levantamento, 23,3 milhões de mexicanos se declararam admiradores da modalidade. No Brasil, são mais de 19,7 milhões. Na liderança, os norte-americanos chegam a 115 milhões.No entanto, a expansão traz consigo inúmeros desafios para os atletas e gestores como a falta de infraestrutura nas arenas, de apoiadores, além dos custos elevados. Devido à falta de incentivo, profissionalização e reconhecimento, muitos atletas aderem ao esporte somente como hobbie. Outro entrave passa pela falta de divulgação e aceitação do público pela modalidade em relação aos demais esportes tradicionais como o futebol, natação, vôlei, e outros. A cultura de que os jogadores de futebol americano “danificam os gramados das arenas” também é outro problema esbarrado pelos atletas, que não conseguem a liberação para competição nos estádios.

Para conhecer melhor a situação dos atletas, que já são mais de 17 mil registrados no Brasil, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) promoveu, na última quarta-feira (26), uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater ações que podem melhorar o futebol americano no Brasil. O republicano também defende a criação de uma data comemorativa em alusão ao esporte. Reivindicações como a desburocratização da lei de incentivo ao esporte para esportes amadores, diminuição de impostos para a importação para equipamentos de futebol americano, desenvolvimento de uma política que facilite a liberação de estádios para o futebol americano ou até mesmo construção de espaço específico para a modalidade também foram discutidos na audiência. 

Em entrevista à Agência PRB Nacional, o deputado do PRB falou sobre a iniciativa e como pretende contribuir para alavancar o esporte no país.

ENTREVISTA

Futebol americano no Brasil tem apoio de deputado do PRB

Agência PRB Nacional – O que lhe motivou a promover um debate sobre o futebol americano no Brasil?
Julio Cesar Ribeiro- O meu contato com o futebol americano começou quando eu estava à frente da Secretaria de Esporte do Distrito Federal. Há sete anos, eu posso dizer que o futebol americano foi uma modalidade muito rejeitada aqui na cidade. Desde então, a gente vem quebrando muitos preconceitos e paradigmas. E, nisso, veio surgindo algumas demandas, como por exemplo a falta de divulgação, investimento e de apoio para a modalidade. Então, são questões como essas, que além de merecer uma atenção especial, devem ser debatidas com cuidado, já que a prática da modalidade vem se desenvolvendo a cada dia.

Agência PRB Nacional – Como vê o desenvolvimento do futebol americano no Brasil?
Julio Cesar Ribeiro – Vem crescendo. O futebol americano aceita qualquer pessoa que estiver interessada em praticar. É uma modalidade bastante inclusiva. Só aqui em Brasília temos seis equipes. Só de atletas federados são mais de 1,2 mil e mais de 70 equipes em todos Brasil.

Futebol americano no Brasil tem apoio de deputado do PRBAgência PRB Nacional – Muitos atletas se esbarram em várias dificuldades para a prática desse esporte no país. Como pretende contribuir para mudar esse cenário?
Julio Cesar Ribeiro –
 Infelizmente, isso ainda é uma realidade, principalmente pela falta de patrocínio e pela modalidade não fazer parte do quadro olímpico. Muitos bancam do próprio bolso os custos com equipamentos e suplementação alimentar, duas questões essenciais para a prática da modalidade. Vamos criar a Frente Parlamentar do Futebol Americano e queremos fazer o papel de interlocutor junto à iniciativa privada e até mesmo ao governo federal para mudar essa realidade no Brasil.

Agência PRB Nacional – O esporte é uma das áreas de investimentos do governo, sendo que recursos são destinados para fomentar o setor nas esferas municipais, estaduais e DF. No entanto, o futebol americano ainda é uma modalidade que não integra as políticas públicas. Como pretende trabalhar essa temática?
Julio Cesar Ribeiro – 
Vamos criar a Frente Parlamentar do Futebol Americano justamente para tratar também dessas questões. Queremos ouvir todos os envolvidos, desde atletas até à confederação para buscar mecanismos de incentivo e apoio para não deixar a prática da modalidade morrer no Brasil.

Futebol americano no Brasil tem apoio de deputado do PRB

Agência PRB Nacional – Os Estados Unidos ainda domina nas competições internacionais. O que precisa ser feito para incentivar a participação dos atletas brasileiros nas competições internacionais?
Julio Cesar Ribeiro – 
Acredito que a maior problemática é a falta de incentivo. A iniciativa privada e até mesmo o poder público precisam acreditar que o que mantém o atleta fiel ao futebol americano é o amor pela modalidade. Promover mais eventos, campeonatos ou até mesmo clínicas de treinamentos e aperfeiçoamentos seriam algumas alternativas.

Agência PRB Nacional – O Brasil é o segundo maior mercado da NFL fora dos EUA. Diante desse cenário, acredita que temos potencial para sediar algum jogo da Liga Americana, já que há o costume da realização de jogos em outros países? 
Julio Cesar Ribeiro – Com certeza. O Brasil tem umas das melhores estruturas no que diz respeito a qualidade das arenas que foram construídas para a receber a Copa do Mundo. Por que não receber jogos dessa magnitude? Estaríamos utilizando os estádios, fomentando a economia e gerando emprego e renda. Temos no Brasil milhões de pessoas apaixonadas pelo futebol americano. É preciso olhar com carinho essas questões. São iniciativas que podem elevar o Brasil a um outro patamar esportivo.

Por Laíze Andrade / Ascom – Liderança do PRB na Câmara, especial para a Agência PRB Nacional
Colaborou: Isabella Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar Ribeiro
Fotos: Douglas Gomes e Regina Duvirgem

 

Reportar Erro
Send this to a friend