Eliana Morais garante melhorias na saúde e educação de Conselheiro Pena (MG)

Prefeita republicana já está colocando seu plano de governo em prática, priorizando setores essenciais do município e promovendo mudanças

Publicado em 13/3/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:17

Trabalhar pelo desenvolvimento regional e pela eficiência na saúde e educação são prioridades que a prefeita de Conselheiro Pena (MG), Eliana Morais, já está colocando em prática, em seus primeiros meses de mandato à frente do município, distante 400 km de Belo Horizonte. Cumprindo seu programa de governo, a republicana já disponibilizou transporte para os estudantes das redes municipal e estadual, contratou médicos e colocou o hospital da cidade para funcionar.

Publicitária, Eliana tem 40 anos, é esposa do ex-prefeito Neyval José (2005-2008) e foi eleita no último pleito com 6.471 votos (51,53%). Ela venceu a disputa com o então prefeito, que contava com o apoio das maiores forças políticas regionais, entre elas siglas históricas como PMDB e DEM.

A republicana está confiante e determinada a implantar um novo ciclo de desenvolvimento em Conselheiro Pena. Como chefe do executivo municipal, Eliana ocupa seu primeiro cargo público com o compromisso de dar uma nova cara à cidade e ao seu cenário político local. Apoiada por um projeto de gestão objetivo e pensado para atender à população, a republicana diz que seu trabalho dará as devidas respostas aos anseios dos conselheiro-penenses.

Em Minas Gerais, houve renovação de 88% no comando das prefeituras, ou seja, dos 853 municípios mineiros, em 659 houve mudança de gestão e Eliana Morais faz parte desta renovação.

Confira a entrevista concedida à Agência PRB Nacional

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Saúde e educação foram apontadas em sua campanha como prioridades e permanecem assim em seu plano de governo. Como será possível executar as ações propostas?
Eliana Morais – A prefeitura estava cheia de dívidas que já conseguimos pagar, por isso, já começamos a executar o plano de trabalho. Na saúde, por exemplo, já estamos melhorando o hospital, contratamos médicos especialistas, que não havia na cidade. Contamos agora com pediatra, ortopedista e ginecologista, todos morando na cidade. Aumentamos a internação do hospital, adquirimos remédios que não tinham, começamos a fazer algumas cirurgias e retornamos alguns programas básicos da área. Na educação, também era meta no plano de governo realizar o transporte escolar das crianças da rede estadual já no primeiro dia de aula e assim fizemos. Equiparamos o salário dos professores, estamos indo muito bem para este início de mandato. Ainda estamos arrumando a casa, mas já temos conseguido cumprir com o planejado.

 

Agência PRB Nacional – Qual o balanço a senhora faz destes primeiros meses de mandato?
Eliana Morais – Estes primeiros meses foram positivos. Além das conquistas na saúde e educação, conseguimos arrumar quase 80% das estradas do município. Realizamos agora o carnaval, uma festa à altura da cidade e que na maioria dos municípios vizinhos foi cancelado. Agora, já estamos organizando para fazermos a festa do padroeiro. A parte que toca à prefeitura está garantida.

 

Eliana Morais com o vice-prefeito Ozias Andrade
Eliana Morais com o vice-prefeito Ozias Andrade

Agência PRB Nacional – Quais as próximas prioridades para a educação do município?
Eliana Morais – Temos como meta ampliar as creches, pois muitas crianças não contam com esse espaço. Vamos também reformar as escolas e equipá-las, substituindo, por exemplo, os quadros de giz para lousas. Iremos implantar gradativamente o ensino integral nas escolas. O objetivo é terminar o mandato com todas as escolas oferecendo o horário integral.

 

Agência PRB Nacional – O que os moradores do campo podem esperar da sua gestão?
Eliana Morais – Estamos implantando programas que beneficiam a agricultura, que esteve esquecida nos anos anteriores. Contratamos um engenheiro agrônomo e ambiental e ele já está trabalhando. Nossa ideia é organizar a estrutura da agricultura. Queremos desenvolver a agricultura familiar e adquirir a merenda escolar proveniente destes trabalhadores rurais do nosso próprio município. Nossa pecuária é bem desenvolvida, temos boa produção de leite, mas não temos cooperativa para organizar. Queremos fazer um acompanhamento para que os produtores melhorem a produção.

 

Agência PRB Nacional – Quais os projetos e ações para beneficiar as mulheres de Conselheiro Pena?
Eliana Morais – Temos um diferencial na cidade, com a presença das mulheres em importantes espaços. Além da prefeita, o município conta com a comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar, uma juíza e uma promotora. Vamos então priorizar programas sociais de proteção às mulheres. Queremos desenvolver um projeto para que as mulheres participem mais da vida pública, da política.

 

Agência PRB Nacional – Como sua gestão pretende gerar oportunidades para a juventude?
Eliana Morais – Nosso maior problema é o desemprego. Então, pensamos em desenvolver meios para que nossos produtores consigam vender seus produtos, artesanatos, etc. Também na agricultura é possível fazer isso com a venda de verduras e frutas. Vamos dialogar com as empresas para que possam investir e comprar os produtos da nossa agricultura e pecuária, e dar oportunidades aos nossos jovens.

 

Agência PRB Nacional – Diante da atual crise em todo o país, como é possível fazer uma administração comprometida com os anseios da população?
Eliana Morais – Se vence a crise com muito trabalho e criatividade. Neste pouco tempo de gestão, posso afirmar que será possível implantar todo o nosso programa de governo, temos condições para isso. É trabalhar e ter muito controle com as contas, administrar sem descuidar. Já estamos fazendo um bom trabalho e acredito que vamos realizar tudo aquilo que a gente se propôs.

 

Agência PRB Nacional – O que será feito para aproximar a prefeitura da população de Conselheiro Pena?
Eliana Morais – Já temos um diferencial por sermos uma administração popular. Temos contato direto com o povo, não sou prefeita de gabinete, eu visito as escolas, os postos de saúde, as estradas do município. Entendo que temos que estar sempre junto da população. Se ficarmos só dentro do gabinete, não saberemos a realidade e o que a população está precisando. Nosso programa de governo já previa essa proximidade com a população.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para a senhora.
Eliana Morais – O partido me deu oportunidades incríveis na campanha. Desde quando entrei, tive atenção do partido. Logo após minha filiação, o PRB me deu espaço para gravar um comercial e isso me proporcionou uma boa visibilidade. O partido tem sempre nos apoiado e ficado próximo da população. Somos muito gratos pelo carinho que temos recebido.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Reportar Erro
Send this to a friend