Edna Macedo retorna à política para defender a saúde, segurança pública e família

Edna Macedo retorna à política para defender a saúde, segurança pública e família

Após mais de uma década de pausa na carreira política, a republicana fala sobre seu retorno a uma das 94 cadeiras na Alesp

Edna Macedo retorna à Assembleia Legislativa de São Paulo após receber a confiança de mais de 84 mil eleitores nas urnas no pleito eleitoral de 2018. Há dois anos, a republicana decidiu voltar à vida política, após 12 anos de intervalo, e o PRB foi sua aposta para ajudar o povo.

Com um mandato de deputada federal e outro de deputada estadual, a republicana tem orgulho de fazer parte dos 19% de representação feminina na Alesp. Para ela, os valores da família, saúde e segurança pública são os pontos críticos da sociedade e serão defendidos por ela no Parlamento.

Em um bate-papo, Edna Macedo conta o motivo sobre seu retorno à política e suas prioridades ao longo do mandato.

ENTREVISTA

PRB São Paulo – Por que retornar para a política, depois de 12 anos de intervalo?
Edna Macedo – É uma das formas de ter condições para ajudar o povo.

PRB São Paulo – Como foram suas experiências como deputada estadual e deputada federal? Conte-nos um pouco sobre sua trajetória política.
Edna Macedo – Estou há dois anos no PRB. Já na política, desde 1994. Meu primeiro mandato foi em 1995, como deputada estadual pelo estado de São Paulo. Eu diria que foi um momento para engatinhar e aprender. Já em minha reeleição, eu havia provado ser realmente capaz. Adquiri credibilidade, me estabeleci e consegui aprovar importantes leis. Dentre elas, a Lei nº 10.380/1999 que dispõe sobre o direito do transporte gratuito para o Policial Militar. Outro exemplo de lei é em defesa do consumidor, que obriga os estabelecimentos comerciais a fixarem cartazes alertando sobre os malefícios da sonegação fiscal e incentivando os consumidores a pedirem sua nota fiscal (Lei 9.990 de 28 de maio de 1998).

Em 2003, fui para Brasília como deputada federal. Foi uma época difícil porque fiquei longe do meu povo, embora o meu escritório continuasse firme e forte em Guarulhos. Na Câmara, fui relatora da lei que permitiu os avós a visitarem seus netos após a separação dos pais. Foi uma medida de extrema importância para evitar problemas emocionais tanto às crianças quanto aos idosos. Também fui uma das poucas pessoas que votou contra o desconto de 11% no salário dos aposentados. Eu não voto em nada que possa prejudicá-los.

PRB São Paulo – Qual o principal problema de São Paulo hoje? E do Brasil?
Edna Macedo – Em São Paulo, com certeza, é a saúde pública. Em seguida, as enchentes, que englobam ações efetivas sobre educação, meio ambiente, urbanização e fiscalização. No Brasil, é a “roubalheira”. Com uma canetada você mata mais gente do que em um tiroteio. Um desvio de verba causa caos no sistema de saúde e em diversas áreas públicas. Deixa hospitais à míngua, sem leito, sem medicamentos, sem material de trabalho e, inclusive, sem material humano. Pela má gestão, o desvio de verbas se estabelece em áreas prioritárias como educação e saneamento básico. Em consequência, o povo sofre. Temos de combater esse tipo de crime e priorizar a aplicação correta dos recursos. Só assim teremos uma sociedade mais justa.

PRB São Paulo – Como a senhora acredita ser a melhor maneira de combater esses males?
Edna Macedo – Cobrando ações efetivas do governo em todas as áreas. Nós somos a voz do povo e temos de cobrar pelo povo.

Edna Macedo retorna à política para defender a saúde, segurança pública e família PRB São Paulo – O que seus eleitores e a população do estado de São Paulo podem esperar do seu mandato? Quais suas principais propostas e bandeiras de defesa?
Edna Macedo – A área da saúde está entre as minhas prioridades. Sem saúde não há como trabalhar, não há como estudar, não se diverte, não se faz coisa alguma. Também me preocupa a questão da segurança nas escolas e, principalmente, o retorno do diálogo entre pais e filhos. Presenciamos, recentemente, o caso do massacre em uma escola em Suzano. Eu defendo que todas as escolas contem com a presença de um policial. Também deixo meu apelo aos pais. É comum, nos dias de hoje, que não se dê atenção aos filhos. Os pequenos ficam à mercê da babá eletrônica, jogos, celulares… Admito que não podemos generalizar, mas os filhos acabam por se sentirem desprezados. Consequentemente, o alicerce que a estrutura familiar proporciona, tanto para o indivíduo quanto para o coletivo, acaba sucumbindo. Valores que formam o bom caráter, como o respeito, acabam sendo deixados de lado.

PRB São Paulo – A senhora tem demonstrado apoio ao PRB Mulher SP, movimento social que promove e incentiva a maior participação das mulheres na política. Qual a importância dessa questão para senhora?
Edna Macedo – Tem uma importância extrema, obviamente! Porque, creio eu, as mulheres são mais verdadeiras, têm mais pudor de fazer qualquer coisa errada. As mulheres têm receio de como os filhos, a família e pais reagiriam com o seu papel desempenhado na política. O PRB Mulher é uma frente que tem muito a crescer. Ela existe justamente para dar oportunidades às mulheres que, como eu, buscam uma sociedade mais transparente e justa. Acima de tudo, mostra que o importante não é a vaidade em ter esse ou aquele cargo, mas, sim, a nossa união.

Saiba mais sobre Edna Macedo

Quem é Edna Macedo: uma pessoa pura, sincera e amiga verdadeira
O que te inspira: minha família
Uma música: como é grande meu amor por você de Roberto Carlos
Um filme: A Noviça Rebelde
Um arrependimento: de não ter vindo para a política mais cedo
O PRB é uma família
O Brasil é meu país maravilhoso, país que eu amo

Por Fábia Zuanetti / Ascom – PRB São Paulo, especial para a Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.