Deputado do esporte, Carlos Henrique pretende ampliar defesa dos idosos em MG

Além das bandeiras que já defende, o republicano pretende ampliar a atuação na Assembleia Legislativa por mais dignidade e qualidade de vida dos idosos e das pessoas com deficiência

Publicado em 23/7/2018 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 14:11

O entrevistado da semana é o republicano Carlos Henrique (PRB). Ele vem de cinco mandatos consecutivos, sendo três como vereador de Belo Horizonte e dois como deputado estadual por Minas Gerais.

A primeira eleição foi em 2000, quando iniciou a vida pública como vereador da capital. Nesses 18 anos de vida pública, Carlos Henrique já foi secretário estadual de Esporte e tem dedicado seus esforços para intensificar a política pública do esporte nos municípios.

Carlos Henrique é pré-candidato a reeleição à Assembleia Legislativa e conversou com a Agência PRB Nacional sobre as propostas que têm para esse novo mandato. O republicano quer continuar sendo o deputado do esporte, da família, dos idosos e também das pessoas com deficiência.

Entrevista

Agência PRB Nacional – O que podemos destacar desse período como secretário estadual de esportes?
Carlos Henrique – A gestão do PRB na Secretaria de Esporte de Minas Gerais foi muito bem avaliada e elogiada pelo governador. Mesmo com a crise econômica, trabalhamos muito a política do esporte com uma plataforma que deu uma visibilidade importante no governo de Minas. Recebemos 18 delegações estrangeiras que ficaram hospedadas em algumas cidades mineiras, entre elas a delegação britânica, durante as Olimpíadas 2016. Fora isso, conseguimos consolidar os Jogos Escolares, maior evento esportivo escolar do país. Só para ter uma ideia, são mais de 840 municípios participando do JEMG.

 

Agência PRB Nacional – Uma das suas bandeiras na Assembleia Legislativa têm sido a defesa pelo fortalecimento financeiro dos municípios. Explica isso na prática.
Carlos Henrique – Eu tenho atuado com duas bandeiras: uma focada no esporte e a outra no apoio aos municípios. Sou municipalista e eu entendo que precisamos ter municípios fortes para solucionar grande parte dos problemas sociais que o país enfrenta. Apesar de ser deputado estadual, eu defendo o municipalismo. Nesse sentido, fiz uma aproximação muito grande com diversos prefeitos e tenho, só neste ano, de investimentos nos municípios, aproximadamente R$ 6 milhões em emendas parlamentares, todas destinadas exclusivamente para a educação e saúde. Então, o resultado tem sido bem satisfatório do ponto de vista da relação com os prefeitos, tanto do PRB como de diversos outros partidos.

Agência PRB Nacional – Que caminho deve ser seguido para fortalecer os municípios?
Carlos Henrique – O Pacto Federativo se torna fundamental nesse momento. O governo federal precisa entender isso o quanto antes. O Fundo de Participação dos Municípios é insuficiente para fazer a gestão da máquina pública municipal. Os municípios vivem basicamente dos repasses governamentais do governo federal e estadual e não encontram uma forma de ter uma receita própria. É necessário inverter essa ordem, não podemos ter uma federação forte, concentradora e estados, e municípios vivendo dificuldades todos os dias para manter as contas públicas em dia. As reformas política e tributária são fundamentais e o tão famigerado Pacto Federativo que se tornou quase um beabá dos deputados federais. Por isso, é mais do que necessário apresentar uma agenda de fortalecimento dos municípios.

Agência PRB Nacional – Quais têm sido suas bandeiras defendidas na Assembleia Legislativa?
Carlos Henrique – Eu sempre fui um deputado voltado para as demandas do esporte. Isso porque eu entendo que o esporte é uma promoção social, uma oportunidade para os jovens, não só do ponto de vista de sair da marginalidade, mas de ter a oportunidade de um futuro melhor. Trabalhei muito para levar o esporte aos municípios como política pública efetiva. Quando estava como secretário estadual de Esporte, busquei fortalecer o segmento em todo o estado. Quando assumi a pasta, o futebol americano estava esquecido e trabalhamos para reverter essa situação. Só para ter uma ideia, conseguimos conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, com o Cruzeiro. O Futebol Americano no Estado por meio do nosso trabalho se profissionalizou e conta com times de grandes importância no cenário nacional. É o caso do Atlético Mineiro, Cruzeiro e o América. Todos eles têm times de futebol americano. Isso tudo teve a contribuição do nosso trabalho, investimento do estado para descobrir novos talentos.

Agência PRB Nacional – Fica claro que seu perfil é de uma liderança conciliadora. Essa postura vem desde o primeiro mandato de vereador?
Carlos Henrique –
Sim, sempre. Eu tenho relacionamento muito próximo com todos os partidos e com todos os governos que passaram. Eu penso que o diálogo se faz necessário em todo momento na política e principalmente nesse momento de crise. Talvez, esse perfil que me permite ajudar os municípios com essas emendas parlamentares e convênios estaduais. É obrigação do deputado estadual produzir leis e fiscalizar, mas sobretudo tenho sido um pacificador, um encontrador de soluções para os problemas de crise que temos enfrentado. Tenho um relacionamento muito bom com os colegas deputados, com secretários de governo, e isso traz uma facilidade muito grande para a implementação de políticas públicas nos municípios. A política precisa mais de equilíbrio e menos de extremos.

 

Agência PRB Nacional – Os municípios têm deixado o esporte para segunda plano? Se sim, como reverter isso?
Carlos Henrique – O esporte é a política pública mais barata e com o melhor resultado social. Infelizmente, nossos governantes ainda não têm uma visão sobre a importância do esporte para as famílias e toda sociedade. Claro que por conta da crise, a prioridade tem sido a educação, saúde, folha de pagamento e não sobra absolutamente nada para o esporte. Mas quem sofre na ponta é o esporte porque tem um papel de socialização das pessoas, ajuda na vida como um todo. As escolas que têm uma estrutura de esporte, a evasão escolar é bem menor, o rendimento do aluno é ampliado, a saúde passa a ser muito melhor porque está em atividade física e oportuniza a descobrir novos talentos. Podemos trabalhar com muita criatividade e com pouco dinheiro, basta ir atrás de parcerias e apoio dos governos federal e estadual.

 

Agência PRB Nacional – Se reeleito, o que podemos esperar do terceiro mandato na Assembleia Legislativa?
Carlos Henrique – Eu vou atuar com muito foco nas garantias dos direitos dos servidores públicos, intensificar a política pública do esporte nos municípios, não vou abandonar minha política em defesa do municipalismo e quero atuar na defesa dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência. Até mesmo porque a associação de surdos aqui do estado está me apoiado e existe uma política de defesa dos direitos, a qual eu quero defender na Assembleia Legislativa. Os direitos da família eu não abro mão de jeito nenhum. A família conservadora é uma bandeira minha, a defendo com todo rigor do meu trabalho. Os idosos, as pessoas com deficiência e as garantias dos direitos da famílias tradicionais representam minhas bandeiras de mandato.

Agência PRB Nacional –  Na condição de liderança importante do partido, como o PRB vem para as eleições?
Carlos Henrique – As expectativas são muito boas. O partido está envolvido para acumular importantes vitórias nas urnas. Estamos trabalhando para dobrar a bancada do PRB na Assembleia Legislativa, passando de dois para quatro parlamentares. Já para a Câmara dos Deputados, temos a meta de eleger três deputados federais. Temos bons nomes e estamos trabalhando muito para fazer que esse planejamento seja alcançado nas eleições deste ano. Temos o deputado estadual Gilberto Abramo, que é presidente do PRB Minas Gerais e é pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Na lista, estão também o nome do também colega deputado estadual Lafayette Andrada, que é da tradicional família mineira e migrou para o PRB com foco em Brasília. Outro nome forte é da republicana Angela Adauto. E o ex-secretário estadual de esporte que me sucedeu, o Arnaldo Gontijo que faz parte do nosso time de pré-candidatos a deputado federal. Para a Assembleia Legislativa, temos o nome, um outro companheiro que vai suceder o deputado Gilberto Abramo, o Mauro Tramonte que é apresentador do Balanço Geral e vai disputar uma vaga a deputado estadual. Além de outras lideranças que estão prontas para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.

Agência PRB Nacional – Deputado, obrigado pela atenção e sucesso nas eleições que se aproximam.
Carlos Henrique – Eu que agradeço pela oportunidade de falar nesse canal tão importante que é o portal nacional do PRB, um partido que tem crescido como nunca em todo o país sob a liderança do presidente Marcos Pereira. Ele tem feito um trabalho belíssimo à frente do partido e como ministro deixou marcas históricas na gestão feita no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Me coloco também à disposição da comunicação do PRB para prestar contas do meu trabalho político.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – deputado estadual Carlos Henrique

 

Reportar Erro
Send this to a friend