Deputada Tia Ju dará continuidade ao intenso trabalho em prol das causas sociais no RJ

Deputada Tia Ju dará continuidade ao intenso trabalho em prol das causas sociais no RJ

Na Assembleia Legislativa do Rio, republicana se destaca na defesa de mulheres, idosos, crianças e negros

Ela tem sido uma das principais militantes dos direitos de crianças, adolescentes e idosos no Estado do Rio de Janeiro e, em breve, assumirá em breve seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Em entrevista à Agência PRB Nacional, Jucelia Freitas ou Tia Ju, como é conhecida, reforça seu compromisso com as bandeiras que tem defendido historicamente. Questões ligadas a dependentes químicos e menores infratores, assim como os desafios enfrentados por mulheres e negros também fazem parte da luta constante da deputada estadual do PRB Rio de Janeiro.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Qual foi a base de atuação do seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro?
Tia Ju – Tivemos um trabalho intenso durante os quatros anos de mandato com as questões relacionadas aos adolescentes, idosos, mulheres e negros. Fui presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa, as audiências do colegiado resultaram em um importante projeto de lei e conseguimos, em 2016, R$ 2 milhões para o Fundo da Infância para melhorar o atendimento a esse público. Intercedi junto ao Ministério Público e conseguimos que o estado olhasse para os idosos. Já por meio da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa da Criança e Adolescente, conseguimos avanços na área protetiva. As pessoas reconheceram esse trabalho e tive mais de 57 mil votos nas eleições de outubro, que é uma votação expressiva para o momento político do país.

 

Agência PRB Nacional – As mulheres receberam atenção total em seu mandato. O que foi possível fazer?
Tia Ju – Foi um trabalho árduo. Na assembleia, instituímos o prêmio Dandara para homenagear as mulheres negras, uma grande contribuição social. O objetivo é dar visibilidade a pessoas ou entidades que tenham contribuído para a valorização da mulher afrodescendente, latino-americana e caribenha no Estado do Rio de Janeiro. Participamos do ONU Mulheres em 2016 e isso nos trouxe um resultado muito bom, o projeto de lei do Estatuto da Mulher Parlamentar, que cria mecanismos de prevenção, cuidado e responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assédio e qualquer outra forma de violência política contra as mulheres, para assegurar o pleno exercício dos seus direitos.

 

Agência PRB Nacional – Além da vitória nas urnas, esse trabalho já tem sido reconhecido de outras formas?
Tia Ju – Fui premiada junto com a deputada federal Tia Eron (PRB-BA), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com pessoas afrodescendentes, no Prêmio Internacional Mulher Negra Destaque na América Latina, na Colômbia. Trabalhamos muito e recebemos ainda o reconhecimento, pelo Ministério Público, por trabalhos em parceria com o Tribunal de Justiça, acompanhando a questão da adoção, que é outra bandeira minha.

 

Agência PRB Nacional – A infância, de modo geral, foi muito beneficiada por suas ações. De que forma se deu o trabalho em relação às crianças órfãs?
Tia Ju – Fui convidada para ser madrinha da adoção e tivemos a oportunidade de encabeçar a Caminhada da Adoção, feita todos os anos na Praia de Copacabana, levando conscientização à população e tirando da invisibilidade as crianças que precisam de uma família. Atuamos na inserção das crianças abandonadas para que elas possam ter uma família. Há hoje no Brasil cerca de 47 mil crianças esperando um lar, trabalhamos com o programa Quero uma Família, do Ministério Público, dando oportunidade de acompanhar estas crianças. Temos também atuado com a adoção tardia, que são aquelas crianças maiores de três anos de idade, adolescentes, crianças com problemas de saúde e grupos de irmãos.

 

Agência PRB Nacional – Adolescentes e jovens carecem de políticas públicas eficazes contra a criminalidade e na sua proteção em geral. Como tem sido o trabalho nessa área e quais são os desafios?
Tia Ju – De fato, a nossa juventude precisa de muita atenção. O Rio de Janeiro está entre os estados onde os adolescentes negros mais morrem prematuramente e isso precisa mudar. Quero atuar de forma incisiva contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, os números mostram que, dos estupros que ocorrem no país, 70% são cometidos com crianças e adolescentes. É algo que quero ter um olhar e uma atenção assertiva. Acredito no nosso governo estadual, estou esperançosa, já estive com o governador Wilson Witzel e em algumas conversas pontuei estas situações, onde temos que dar uma atenção maior para a área. Isso precisa começar da base, não teremos progresso no Brasil se não olharmos para a infância. Será algo prioritário em nosso segundo mandato: cobrar e buscar caminhos para a primeira infância.

 

Agência PRB Nacional – A violência de gênero é uma realidade. Pretende intensificar o trabalho de proteção e de amparo às mulheres?
Tia Ju – Já começamos nosso ano com notícias tristes de crimes de feminicídio, isso sinaliza que os agressores continuam matando. É preciso um olhar e um tratamento desse agressor, mas muito mais na proteção da mulher. Mesmo com o avanço da Lei Maria da Penha, precisamos rever algumas questões da lei para que as mulheres sejam mais protegidas, elas continuam sendo assassinadas, agredidas e mortas. É lamentável começarmos o ano com crimes assim, é algo que precisamos intensificar e trabalhar fortemente para garantir a proteção da mulher e o tratamento dos agressores. Não só nesse sentido, mas em tudo que diz respeito às mulheres continuarem a atuar. Tenho diversos projetos protocolados e vou trabalhar para trazê-los à pauta de votação. Por exemplo, a situação das mulheres vítimas do alcoolismo, identificamos que o estado não tem tratamento especializado para as vítimas de alcoolismo e precisamos mudar isso.

 

Agência PRB Nacional – Acredita que esse novo momento político facilitará esse trabalho social?
Tia Ju – Estamos otimistas com os novos governos e acreditando que as demandas que não foram atendidas antes poderão ser agora. No novo mandato iremos dar continuidade aos trabalhos começados anteriormente, intensificando ações nas áreas da infância, adolescência, idosos, mulheres e negros. Tanto o presidente da República quanto o governador do estado já sinalizaram positivamente em relação a essas causas e acredito que nossa voz vai conseguir ecoar mais forte. Sabemos que o país enfrenta uma crise, mas pretendo não deixar que os problemas de ordem social, que atingem esses grupos, sejam desassistidos. Está na hora de cuidarmos de nossa infância, nossos idosos e daqueles que mais precisam.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Tia Ju

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.