Com 66% dos votos, Luzia do Kim será a primeira prefeita de Santana do Paraíso (MG)

Como professora e empresária da área educacional, a republicana quer fazer da educação uma forma eficiente de prevenção à violência na cidade

Publicado em 21/11/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:36

Santana do Paraíso (MG) – A vitória de uma mulher para o cargo máximo do executivo municipal de Santana do Paraíso (MG), município com 32 mil habitantes distante 273 km de Belo Horizonte, já é, por si só, uma notícia que deve ser comemorada por todos nós. Mas, além disso, o fato ganha mais destaque ainda porque a conquista foi obtida com uma ampla maioria do eleitorado, em relação ao segundo colocado, o gestor atual que buscava a reeleição. Foi assim que a republicana Luzia do Kim (PRB-MG) venceu as eleições municipais com 66% dos votos válidos (10.283 votos), e será a primeira mulher como prefeita do município mineiro.

Professora dedicada e empresária da área educacional, Luzia está empenhada em resolver os problemas da saúde municipal e fazer da educação uma forma eficiente de prevenção à violência na cidade. Para conhecer mais sobre essa república que vai quer entrar para história de Santana do Paraíso, confira a entrevista que fizemos com ela. 

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – A que podemos atribuir essa vitória tão expressiva nas urnas?
Luzia do Kim – O resultado demonstrou que a população deseja, realmente, uma mudança na situação que o município tem passado e, atrelado a isso, entra na conta o trabalho que foi desenvolvido pelo meu esposo, Joaquim Correia (Kim), nos dois mandatos dele de prefeito e também a verdade que tenho no meu coração de fazer um governo voltado para melhorar a vida de nossa gente. O povo me escolheu para ser a prefeita que dará continuidade ao governo que levou muitos benefícios para Santana do Paraíso entre 2004 e 2012.

 

Agência PRB Nacional – Tem também um sentimento que o atual governo não correspondeu as expectativas da população?
Luzia do Kim – 
Com certeza isso foi um fator relevante para todo o processo eleitoral, tanto é que o atual prefeito teve pouco mais de 3 mil votos e uma representatividade de apenas 24%. E olha que ele está no primeiro mandato e se tivesse trabalhado da forma correta teria sido reeleito para mais quatro anos. O atual prefeito deixou a desejar muito em todas as áreas e o povo não perdoa quem não trabalha.

 

Agência PRB Nacional – E também tem uma participação sua nesse processo todo, não é verdade?
Luzia do Kim – 
Eu acredito que sim. Diante do quadro político nacional é natural que as pessoas tenham uma rejeição por pessoas ligadas a ex-prefeitos e políticos mais antigos. Mas isso não aconteceu comigo. O povo viu o quanto o meu esposo fez por Santana do Paraíso e me escolheu para representar esse novo tempo de mudanças em nossa cidade. Eu poderia ter tido uma rejeição grande, mas pelo contrário, fui eleita com 66% dos votos, o que confirma a confiança que as pessoas depositaram em mim e aprovaram meu jeito de tratar todo mundo na cidade.

 

Agência PRB Nacional – O seu governo dará mais espaço para as mulheres?
Luzia do Kim – 
Não sei se a palavra certa seria essa, mas eu tenho buscado algumas mulheres para me ajudar, inclusive, a secretária de Educação será uma mulher e estou analisando se coloco ou não uma mulher na Saúde. A questão que vou considerar em primeiro lugar será a competência técnica e política para o cargo e também se mora aqui na cidade. Durante a campanha, eu assumi o compromisso de valorizar os profissionais que moram aqui. Com isso, pretendo absorver os talentos da cidade e cobrar compromisso dos secretários com os interesses sociais. Mas falando sobre a presença feminina, já tenho certo que a secretária de Educação será uma mulher e a da saúde também pode ser. Eu preciso de pessoas, principalmente, no momento que estamos vivendo agora, que vão ajudar a melhorar a vida do povo mesmo com tanta dificuldade, principalmente com a falta de recursos.

 

Agência PRB Nacional – Quais serão as suas primeiras ações quando assumir a prefeitura?
Luzia do Kim – 
A primeira coisa que vou fazer quando sentar na cadeira de prefeita é reunir todas as informações sobre a real situação da prefeitura por meio de uma auditoria interna. Depois disso, vou focar nos assuntos essenciais à população como é o caso dos serviços de saúde. Estou pronta para enfrentar os desafios de melhorar o atendimento à saúde da população. As demandas estão acumuladas sem solução porque o atual prefeito deixou muito a desejar na área. A saúde não foi prioridade e as pessoas estão reclamando muito das filas e falta de serviços básicos e eu tenho que investir e trabalhar muito para mudar esse quadro.

 

Agência PRB Nacional – Quais são os principais problemas que a saúde enfrenta? Pode citar alguns?
Luzia do Kim –
O povo não tem acesso a pequenas cirurgias, exames e até mesmo a consultas simples. O primeiro compromisso do governo será fazer o levantamento de todos os pedidos pendentes para agilizar tudo que for necessário para fazer a fila andar. Nós temos outra demanda urgente que é a questão do atendimento básico. As pessoas estão reclamando que os pedidos estão agarrados na secretaria e não desenrola de jeito nenhum. A gente vai pegar, como eu falei, o essencial e dar conta do serviço no curto prato para depois avançarmos em outras áreas mais complexas da secretaria. Digo que o povo de Santana do Paraíso terá uma saúde de qualidade.

 

Agência PRB Nacional – Como professora há muitos anos, o que pretende fazer para melhorar a educação?
Luzia do Kim – 
Eu já conversei com a futura secretária de Educação, que vai assumir no dia 1º de janeiro, sobre este assunto. Falei para ela que vou acompanhar bem de perto os projetos educacionais e toda a rotina da pasta. Entendo que precisamos trabalhar muito para fazer da educação uma ferramenta de prevenção à violência. A educação é base de tudo na nossa vida, desde a formação pessoal até a preparação para o mercado de trabalho. Vamos nos empenhar para implementar a escola em tempo integral e construiremos mais creches na cidade para as crianças. Além disso, temos o compromisso de melhorar as condições trabalho dos professores e funcionários. Vejo na educação uma oportunidade de ampliar a segurança pública, pois sei que a violência tem relação direta com a oportunidade de educação de qualidade aos jovens. Se fosse trabalhado isso antes, a situação seria bem melhor. Vou ser como um beija-flor, fazendo a minha parte para ajudar os jovens da cidade a ter uma vida melhor e próspera. E esse trabalho envolve várias áreas desde os serviços prestados pela Assistência Social até o Esporte.

 

Agência PRB Nacional – Já parou para pensar nos desafios que terá pela frente? Está pronta?
Luzia do Kim – Quando a gente tem compromisso e responsabilidade não há como deixar de pensar nas dificuldades. Os desafios são muitos e eles estão presentes em todas as áreas do governo. Mas, em cada um, vamos buscar soluções. Entre os vários problemas, um dele é a falta de emprego e renda. Sobre esse assunto, vamos buscar parcerias para trazer mais empresas para cá. Já temos, inclusive, empresários com o desejo de instalar suas empresas aqui. A cidade tem uma área enorme, mas atualmente está ocupada pela empresa Cenibra – produtora de celulose – que ocupa boa parte da área com a plantação de eucalipto e vamos batalhar para construir um parque industrial na cidade. Tem empresas querendo vir para a cidade e esse é um desafio nosso, já estamos buscando parcerias para implementar. Fora os demais desafios que já falei aqui como são os casos da educação, saúde e infraestrutura.

 

Agência PRB Nacional – Na área de infraestrutura, o que planeja fazer para resolver os problemas da cidade?
Luzia do Kim – 
Temos muito trabalho pela frente nesta área. Existem locais que o asfalto não chegou ainda e as pessoas não têm sequer como chegar na porta das casas de carro ou moto, tem de ser tudo a pé por causa das crateras enormes. Andei por toda a cidade durante a campanha e conversei muito com os moradores. Tem um bairro aqui, por exemplo, que as pessoas precisam andar muito para passar por outro lado da rua porque no meio tem uma buraco enorme. Precisamos entrar nos bairros com infraestrutura para melhorar a qualidade de vida das famílias. A prefeitura chegou a colocar cascalho lá, mas foi um serviço muito mal feito. Eles deixaram pedras enormes nas ruas e, por isso, não passa carro lá de jeito nenhum. Tenho uma responsabilidade muito grande em mudar essa triste realidade. Eu tenho o compromisso de levar asfalto e dignidade às pessoas. O povo precisa ter a dignidade de chegar na porta de casa com segurança e isso não é possível atualmente. 

 

luzia-de-kim-prefeita-eleita-santana-do-paraiso-foto2-ascom-18-11-2016
O carisma de Luzia foi determinante para a expressiva vitória nas urnas. Por onde passava era bem recebida pelo povo.

Agência PRB Nacional – Além dessa responsabilidade de gerir o município pelos próximos quatro anos, qual é o sentimento de ser a primeira mulher eleita prefeita da cidade?
Luzia do Kim – 
Tenho no meu coração um sentimento de alegria e enorme gratidão à população de Santana do Paraíso por me conceder essa oportunidade. Tenho muito alegria por ser mulher e ter conquistado a confiança das pessoas que votaram no nosso projeto político. Para mim é uma felicidade enorme de representar a população. Ao mesmo tempo tenho uma preocupação muito grande com a responsabilidade que tenho pela frente. Fico até imaginando: meu Deus, é verdade que fui eleita prefeita da minha cidade? É uma felicidade muito grande, não dá nem para descrever com palavras. Ter sido escolhida pelo povo para esse cargo e eu nunca tive essa intenção, nas conversas com meu esposo nunca chegamos a cogitar essa possibilidade. Mas, com o tempo, meu nome surgiu e eu aceitei o desafio. Eu não consegui ainda soltar essa alegria dentro de mim, digo a felicidade por essa vitória tão expressiva nas urnas. Vou batalhar como eu sempre falei, na campanha eu nunca prometi nada, só falei que iria batalhar muito para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Quero fazer muito pela saúde, educação e outras áreas. Falo que somente vou conseguir demonstrar a minha alegria de ter ganhado essa eleição com o meu trabalho, com os resultados positivos que nossa equipe em cada uma das áreas. Quero mostrar serviço para terminar o meu mandato com a consciência tranquila e a felicidade de ter feito muito pela nossa cidade. Santana do Paraíso é um município muito carente e as pessoas merecem o melhor sempre.

 

Agência PRB Nacional – O que as pessoas podem esperar da sua gestão?
Luzia do Kim – 
Com certeza muito trabalho e dedicação da minha parte e de todos que estiverem ao meu lado na administração municipal. O povo pode esperar que o nosso governo vai lutar para fazer o melhor. Tudo aquilo que falei durante a campanha não foi só promessa, vamos fazer de verdade. As pessoas podem esperar o nosso esforço, a nossa luta para levar mais dignidade, emprego, saúde de qualidade, educação de oportunidade e uma cidade bem cuidada. Conte comigo na prefeitura e peço que me ajude a governar com responsabilidade e eficiência. Foi aqui que eu casei, constituí família, criei meu filhos e quero contribuir com a cidade que me acolheu tão bem quando chequei aos 13 anos de idade. 

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend