Célio Pinicapau pretende transformar Venha Ver num canteiro de obras

Republicano revela os desafios que encontrou ao assumir o governo municipal e como iniciou sua vida pública

Publicado em 15/5/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:12

Venha Ver (RN) – Foi como motorista de transporte escolar em Venha Ver, município de pouco mais de 4 mil habitantes e distante 470 km da capital do Rio Grande do Norte, que o republicano José Célio Chaves de Lima, conhecido como Célio Pinicapau, viu na política uma maneira mais eficiente de ajudar o povo.

Em 1998, o jovem Célio, então com 18 anos, passou no concurso e começou a trabalhar transportando alunos. Dois anos depois, nas eleições municipais de 2000, ele foi eleito o vereador mais jovem da cidade, sendo reeleito em 2004. 

celio-pinicapau-prb-entrevista-foto-ascom-12-05-2017 (3)
Célio com a esposa Leda

Casado e pai de três filho, Célio sempre foi muito próximo do povo. Em 2008, candidatou-se a vice-prefeito, mas não foi eleito. Já em 2012 voltou para disputar o cargo de prefeito, perdendo eleição por apenas 287 votos. Mas foi em 2016, que conseguiu vencer as eleições e atualmente tem dedicado o mandato de prefeito para organizar as finanças municipais e transformar a cidade num canteiro de obras.

Com sotaque típico do Rio Grande do Norte, o nosso entrevistado da semana não escondeu a satisfação que tem em ser prefeito. Confira a entrevista.
Entrevista

Agência PRB Nacional – Que desafios encontrou ao assumir o governo?
Célio Pinicapau Um dos grandes problemas que eu achei foi o estrago nas contas da prefeitura causado pela irresponsabilidade da gestão anterior. Só para ter uma ideia, o município vinha sendo administrado pelo mesmo grupo político há 20 anos. Foram passando a prefeitura de um para o outro e deixando a casa desorganizada demais. Quando assumi, encontrei folha de pagamento atrasada, transporte escolar sem funcionar, saúde sem atendimento médico e sem falar de outras áreas. Estava tudo uma bagunça só, somente a educação que estava mais ou menos.

 

Agência PRB Nacional – Com relação aos salários atrasados, o que já possível fazer?
Célio Pinicapau Esse foi um dos meus compromissos e logo no primeiro dia de mandato comecei a buscar saídas para resolver esse problema. Tanto que já conseguimos pagar 70% da dívida deixada pelo ex-prefeito. Nessa conta está junto os fornecedores e também os atrasados do funcionalismo público.

 

Ao lado do vice, o também republicano Sandro Cabeção
Ao lado do vice, o também republicano Sandro Cabeção

Agência PRB Nacional – Mesmo enfrentando essa crise nas finanças, o que foi feito nesses quatro meses de mandato?
Célio Pinicapau Primeiro eu tomei o cuidado de organizar as finanças para colocar as contas em dia. Os salários deste ano estão sendo pagos em dia, sem atraso nenhum. Todo dia 30, o dinheiro vai para a conta do servidor, sem falta. Quando assumi, tinha muitas obras paradas e eu já desenrolei todas elas, não tem nenhuma construção parada no município. Fui atrás e consegui, com ajuda dos deputados estaduais e federais, a liberação de recursos necessários. Dessa forma, estamos tocando o barco com muita força de vontade e trabalho. Essa é a nossa marca.

 

Agência PRB Nacional – Que obras são essas?
Célio Pinicapau Temos vários obras que estão a todo vapor. A população contará em breve com o calçamento de uma grande rua, estamos finalizando um abatedouro, um ginásio de esportes, uma quadra poliesportiva, o Santuário de Frei Damião, a reforma da Maternidade Municipal e o calçadão que liga a sede ao sítio Bartolomeu. Todas elas eu achei paradas e agora estão em andamento.

 

Agência PRB Nacional – É que verdade que o município não tinha médico para atender o povo?
Célio Pinicapau Quando eu assumi, só tinha médico atendendo três dias por semana – segunda, terça e quarta até o meio dia. O médico saia na quarta-feira depois do almoço e só voltava na segunda-feira pela manhã. Mas agora a situação é outra, temos médicos 24h, todos os setes dias da semana para atender à população. São quatro profissionais, uma médica cubana do Programa Mais Médicos e três contratados pela nossa gestão. Essa é uma coisa que nunca teve aqui. A gente colocou e vamos trabalhar para segurar. A Secretária de Saúde é uma das mais atuantes e eficientes na região. São poucas as cidades por aqui que tem médico atendendo todos os dias e nós temos esse serviço disponível 24 horas.

 

Agência PRB Nacional – Prefeito, qual é estrutura dos serviços de saúde no município?
Célio Pinicapau A rede conta com posto de saúde na cidade e uma maternidade. Já na zona rural, temos um unidade de saúde em Riachão e vamos inaugurar, no próximo mês, três novas Unidades Básicas de Saúde para atender o povo do interior. As obras estão concluídas e já fizemos a licitação para compra dos equipamentos e móveis em geral para iniciar o atendimento ao público.

 

Agência PRB Nacional – E sobre a educação quais foram os problemas encontrados?
Célio Pinicapau A educação é uma das poucas áreas que vinha bem administrada, tinha uma secretaria bem atuante e comprometida. Uma das coisas que fizemos foi melhorar a qualidade da merenda escolar. As aulas começaram num dia e no outro já tinha merenda em todas as escolas e não deixamos faltar nenhum dia até o momento. Outra coisa importante é que compramos 40% dos alimentos da agricultura familiar. Na lista, estão abóbora jerimum, feijão, batata doce, macaxeira, cheiro verde e outras coisas. Nosso transporte escolar conta com sete ônibus do programa Caminhos da Escola e já estamos buscando a liberação de recursos para comprar mais dois.

 

Agência PRB Nacional – Qual são as prioridades da sua gestão?
Célio Pinicapau A minha prioridade, que eu sempre dizia nos palanques da campanha, era cuidar bem da saúde e educação. Cerca de 80% da população vive na zona rural. Nosso município é pequeno e carente de recursos, e por isso acredito que investir nessas duas áreas representa o caminho mais correto para melhorar a vida do povo.

 

Agência PRB Nacional – De onde vem o nome Célio Pinicapau?
Célio Pinicapau Teve até um evento aqui no município com a participação de deputados e ministros e muita gente me perguntou se o Pinicapau era apelido ou sobrenome. Eu respondi que era o meu forte (risos). Todo mundo conhece o prefeito Pinicapau, pouca gente sabe que é José Célio Chaves de Lima.

 

Agência PRB Nacional – Mas, de onde ele vem mesmo?
Célio Pinicapau Rapaz não dá nem para dizer de onde começou. Só sei dizer que eu quando percebi todo mundo já estava me chamando de Pinicapau. Ninguém da minha família, tanto da parte de mãe como de pai, é conhecido por esse apelido. Só eu que tenho esse privilégio. O Pinicapau pegou e foi embora. Não teve assim nada marcante não, alguém começou a me chamar assim, eu gostei e o apelido pegou e segue até hoje.

 

Agência PRB Nacional – Depois de ter sido vereador por duas vezes, como está sendo a experiência de ser prefeito?celio-pinicapau-prb-entrevista-foto-ascom-12-05-2017 (1)
Célio Pinicapau Boa demais, porque eu gosto de servir o povo. Toda hora tem gente na minha casa precisando de alguma coisa. Naquilo que eu posso ajudar, faço com o coração. Até porque mesmo sem ser prefeito, eu sempre me dediquei ao pessoal do Venha Ver, fui vereador assim e sempre gostei de estar no meio do povo. Se tinha uma missa, eu estava rezando com o povo, sem tinha um velório eu estava lá com a família e se tinha um torneio de futebol eu estava lá chutando bola com o pessoal. Eu nunca fui cabra recuado não. Mas, agora como prefeito a procura é maior. A diferença de prefeito para vereador é grande, mas não me assustou e nem fez medo não. Muita gente fala que vida prefeito não presta porque não tem sossego. Eu acho bom é quando o pessoal me procura, eu sei que as coisas estão boas para o político se a casa estive cheia de gente todo dia. A minha tem gente toda hora.

 

Agência PRB Nacional – Que realizações importantes sua gestão deixará para o povo de Venha Ver?
Célio Pinicapau Eu costumo dizer que até 2020, vamos transformar o município num canteiro de obras. Vou buscar recursos e apoio com o governo estadual, na Assembleia Legislativa, em Brasília e vou rodar para todo lado para trazer desenvolvimento para cá. Venha Ver é uma cidade pequena, muita bonita e bastante conhecida até mesmo pelo nome. As pessoas perguntam porque Venha Ver? E eu respondo assim: Vai lá para você ver (risos). É uma cidade de um povo simples e acolhedor. Estamos no ponto mais alto do Rio Grande do Norte, que fica na Serra de São José. Com base nisso tudo, eu tenho o sonho de transformar Venha Ver numa cidade turística. Estamos reformando o Santuário de Frei Damião e investindo na melhoria da infraestrutura do município.

 


Agência PRB Nacional – O que você tem feito para deixar a cidade mais bonita?
Célio Pinicapau Começamos pela limpeza das praças e ruas. Nossa equipe começa numa ponta e sai na outra limpando tudo e deixando as ruas mais bonitas. A equipe faz a pintura dos meios-fios, canteiros, acostamentos e poda as árvores direitinho. Digo com segurança, que nossa cidade está bem organizada.

 


Agência PRB Nacional – Prefeito, quais têm sido os diferenciais da sua gestão?
Célio Pinicapau Um dos pontos fortes da minha gestão é que eu não me escondo do povo. Se eu não estiver viajando, todo dia estou na prefeitura atendendo. Enquanto tem gente querendo falar comigo eu estou lá para atender, não importa se tem 10, 30 ou 50 pessoas. Outro diferencial é que costumo cobrar resultado positivos do secretariado e faço uma gestão de diálogo e entendimento, buscando sempre fazer o melhor. Eu exijo que as pessoas sejam bem tratadas pelos secretários e servidores da prefeitura. Não tem coisa melhor do que chegar numa secretaria e ser bem atendido.

 

Agência PRB Nacional – O que dizer ao povo de Venha Ver?
Célio Pinicapau Rapaz, digo ao povo que pode confiar no prefeito Célio Pinicapau. Estou na prefeitura para servir o povo e fazer o melhor para ajudar as pessoas com meu tempo, dedicação e trabalho. Essa é a minha missão, esse é o meu dever como um bom prefeito. 

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom/Prefeitura de Venha Ver (RN)

 

Reportar Erro
Send this to a friend