Benes Leocádio intensificará luta por pautas municipalistas na Câmara dos Deputados

Benes Leocádio intensificará luta por pautas municipalistas na Câmara dos Deputados

Republicano foi prefeito de Lajes (RN) por cinco mandatos e nas Eleições 2018 foi o deputado federal campeão de votos no Estado do Rio Grande do Norte

Cinco mandatos de sucesso como prefeito na cidade de Lajes fizeram de Benes Leocádio (PRB-RN) o recordista de votos no Rio Grande do Norte nas Eleições 2018 para deputado federal. Ele recebeu a confiança de 125.841 eleitores, o que corresponde a 7,82% dos votos válidos no estado, e agora tem a missão de ecoar a voz dos potiguares e do povo brasileiro no Congresso Nacional.

Com a experiência de 20 anos no Executivo Municipal, o republicano conhece bem os problemas da população e é com essa sensibilidade que pretende defender veementemente pautas municipalistas e o fortalecimento do pacto federativo. Além disso, a reformulação das leis penais, mais investimentos em segurança pública e fomento da educação também estão entre suas prioridades ao longo do mandato na Câmara dos Deputados.

Em um bate-papo, Benes Leocádio falou sobre sua trajetória política, as perspectivas do mandato e o motivo que o levou a escolher o PRB para lutar pelo Brasil.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quem é Benes Leocádio?
Benes Leocádio – Sou um homem que tem força, fé em Deus e que tenta cumprir a missão frente à atividade política e parlamentar na qual milito há mais de 30 anos. Chego aqui em Brasília com a vontade enorme de fazer as coisas mudarem e dar a melhor resposta a quem nos enviou para cá. Tenho consciência da insatisfação do povo brasileiro com os membros do parlamento, mas desejo e acredito que ao final eu possa corresponder a essa expectativa de mudanças.

 

Agência PRB Nacional – Por que decidiu candidatar-se a deputado federal?
Benes Leocádio – Não foi uma decisão de iniciativa pessoal. Eu estava em um projeto de candidatura majoritária e o partido na qual eu estava filiado na época, o PTC, apostava em meu nome para alcançar a cláusula de barreira, que seria eleger, no mínimo, nove deputados federais pelo Brasil. E para surpresa nossa, na véspera da convenção em que o meu nome seria homologado para a disputa como vice-governador no Rio Grande do Norte, o presidente da sigla me telefonou e pediu que reavaliássemos o projeto de candidatura proporcional. Disputei as eleições ao cargo de deputado federal, e não alcançamos a cláusula de barreira e aqui estou eu hoje, na família PRB.

 

Agência PRB Nacional – O senhor foi o campeão de votos no Rio Grande do Norte, com mais de 125 mil votos. A que atribui tamanha confiança dos eleitores?
Benes Leocádio – Reconheço que havia uma certa insatisfação e as pessoas estavam com o propósito de renovar as cadeiras no Legislativo. O nosso trabalho em defesa das pautas municipalistas, meu mandato na cidade de Lajes como prefeito por cinco oportunidades e a atuação como presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) consagraram esse feito. De certa forma, sou uma pessoa conhecida, são 30 anos de vida pública, mas jamais esperei chegar ao primeiro colocado. Apesar da caminhada nas Eleições 2018 ter sido curta, minha expectativa era estar entre os oito vitoriosos, mas isso não altera em nada, o mandato é o mesmo e a duração também. Isso aumenta ainda mais a responsabilidade de saber que a confiança dos potiguares foi depositada em mim e com maior representatividade em relação aos demais. Estou consciente disso e vou retribuir.

 

Agência PRB Nacional – Quais bandeiras pautará seu mandato e como está sendo a experiência dos primeiros meses na Câmara dos Deputados?
Benes Leocádio – Torço muito para que possamos ver o movimento municipalista fortalecido, até porque é dessa bandeira que eu venho e aqui cheguei. Fala-se muito em pacto federativo, novo pacto, reforma tributária e melhorias na relação federativa, prestigiando aquele ente que está mais próximo ao cidadão, no caso os municípios, mas não é isso que temos visto nos últimos tempos. Sabemos que em países mais desenvolvidos a relação é dessa forma: onde acontece o fato gerador para a arrecadação tributária, ele também tem na mesma proporção a volta desses recursos para os municípios. Aqui no Brasil é o contrário: o fato gerador acontece no município e a arrecadação vai para a União, que concentra mais de 60% e devolve, em média, 15% para os municípios.

No entanto, são os municípios que cuidam das políticas públicas de saúde, Educação, assistência social, geração de emprego e outros. Estou animado porque estou vendo nessa legislatura muitos com a mesma pauta, discutindo, debatendo e defendendo essa temática do municipalismo, inclusive os membros do Executivo. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, por exemplo, têm falado muito em mais Brasil e menos Brasília. Se isso for posto em prática com a intenção de fortalecer os rincões do nosso país, acredito que possamos ter essa pirâmide invertida, ou seja, mais condições com aqueles que cuidam das pessoas. O cidadão nunca vem ao governo federal pedir atendimento médico, educação e segurança, sendo que essa última está preceituada na Constituição Federal como de responsabilidade direta dos estados. Vemos esse quadro desastroso de uma calamidade na segurança pública, onde o cidadão está perdendo e feio para a bandidagem e o crime organizado. Inclusive, o poder público não tendo mais controle, acredito que só vamos ter uma melhora nisso quando também enxergarem que é nos municípios que essas políticas possam acontecer com melhor eficácia, juntamente com outras políticas públicas como geração de emprego, educação, estrutura familiar e outros.

 

Agência PRB Nacional – O que precisa ser feito para mudar a sensação de insegurança no Brasil?
Benes Leocádio – Hoje, os estados estão praticamente engessados por questões do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Seus efetivos têm diminuído e não há reposição dos seus quadros, sempre com essa alegação de que estão com esse limite prudencial estourado. Eu vejo também que está que na hora de integramos os municípios no sistema de segurança, implementando as guardas municipais e as condições de termos equipamento de monitoramento em todas as áreas urbanas.

 

Agência PRB Nacional – Quais motivos o levaram a escolher o PRB?
Benes Leocádio – Após a finalização da eleição e o não alcance da cláusula de barreira, recebemos o convite de várias agremiações. Nos meus primeiros dias aqui em Brasília me dediquei a observar e ouvir essas legendas. Vi no PRB um partido muito comprometido, não só com essas causas, mas com o fortalecimento da família, seu histórico de crescimento nas últimas eleições, e resolvi me integrar e somar com essa família tão unida e tão comprometida com as causas que o nosso país almeja e deseja hoje no parlamento.

 

Agência PRB Nacional – O senhor assumiu recentemente a presidência do PRB Rio Grande do Norte. Como vê esse novo desafio e quais as expectativas?
Benes Leocádio – Esse é mais um desafio que não estava nos meus planos, nunca fui dirigente de partido em nível de circunscrição estadual e agora me vem também essa missão. Sei que um lado me aproxima e me identifica muito com isso em função dessa vivência com os municípios. Tenho relações de amizade com todos os municípios do Rio Grande do Norte em função desse trabalho com o municipalismo e, de certa forma, me ajuda e me fortalece muito saber que estaremos fazendo um trabalho com um partido que o seu desejo é estar mais próximo das comunidades. 

 

Agência PRB Nacional – O que a população do Rio Grande do Norte pode esperar do seu mandato como deputado federal?
Benes Leocádio – De tentar contribuir e trazer proposições que possam realmente fortalecer a vida de quem está lá na ponta, que na maioria das vezes os grandes investimentos ficam concentrados nas capitais dos estados, nas áreas metropolitanas, e dificilmente chega nos pequenos municípios, nos rincões do Brasil. A ideia é sensibilizar os meus pares para priorizar pautas como o novo pacto federativo, reforma tributária, reforma política, e quem sabe, amadurecermos para termos a coincidência de eleições em nosso país. Vejo um prejuízo muito grande de, a cada dois anos, realizarmos eleições. Embora já sendo reeleito em eleições para o Executivo, defendo eleições gerais de cinco em cinco anos, sem reeleição para o Executivo, e acredito que isso será um avanço muito grande e um amadurecimento a partir não só da classe política, mas também dos nossos cidadãos que desejam o crescimento do nosso Brasil.

 

Saiba mais sobre Benes Leocádio

Um hábito: ouvir as pessoas, pois me faz bem contribuir com o próximo
Um esporte: futebol
Uma conquista: servir às pessoas 
Um objetivo: Ao final do meu mandato olhar para trás e as pessoas que confiaram em mim mensurarem que valeu a pena fazer com que o Benes chegasse à Câmara dos Deputados
Uma viagem marcante: vivenciar minhas origens no interior em família
Sua comida preferida: camarão
Um livro: Nunca desista dos seus sonhos, de Augusto Cury
Um filme: Paixão de Cristo
O Brasil precisa de… melhoras, mudanças e avanços, e que a classe política possa de fato cumprir o seu papel 
A política é… a arte de interagir e dialogar e de fazer com que as coisas possam acontecer

Por Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.