Aroldo Martins reforça compromisso com o povo paranaense e com o Brasil

Em seu primeiro mandato como deputado federal, republicano leva à Câmara sua experiência de ter vivido em 11 países, sempre trabalhando na área social

Publicado em 22/4/2019 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 12:05

Já em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, o republicano é membro titular em três comissões temáticas da Câmara: Direitos Humanos e Minorias; Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. 

À Agência PRB Nacional, o parlamentar reforçou seu compromisso com os paranaenses e falou um pouco sobre suas bandeiras de atuação em prol do Estado do Paraná e do Brasil.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quem é Aroldo Martins e por que entrou para a política?
Aroldo Martins – Sou deputado federal de primeiro mandato, mas antes de assumir este cargo eletivo fui presidente do PRB no Mato Grosso em 2013; em Alagoas em 2015, e depois no Paraná em 2017. Deixei a presidência quando me propus a ser candidato à Câmara Federal. Vivi fora do Brasil 25 anos e morei em 11 países diferentes: Brasil, Estados Unidos, Honduras, África do Sul, Zimbábue, Rússia, Finlândia, Irlanda, Inglaterra, Portugal e Israel. Entrei na vida política motivado a levar adiante um trabalho de políticas sociais que desempenho praticamente a mais da metade da minha vida. O intuito é fazer justiça social, ser voz para os mais desfavorecidos da sociedade e lutar por valores tradicionais da família.

 

Agência PRB Nacional – Quais bandeiras defenderá ao longo dos quatro anos como deputado federal?
Aroldo Martins – As principais são lutar pelo conceito da família tradicional e contra a ideologia de gênero, a favor da proteção à educação tradicional por parte dos pais, a não interferência do Estado na formação moral dos filhos. O Estado não tem papel de educar, mas a obrigação de prover escolas para ensinar, não na formação moral. Defendo a educação, a saúde, o agronegócio, as relações exteriores. Nessa defesa pelas famílias estão os direitos humanos, que deve defender os mais fracos, as minorias, o que inclui crianças e mulheres. Com a minha participação nas comissões temáticas da Câmara, que tratam desses temas, estamos com a oportunidade de levar adiante esse trabalho que foi um compromisso de campanha. Temos também um trabalho voltado para a proteção dos animais, contra os maus-tratos, com a participação em uma frente parlamentar.

 

Agência PRB Nacional – Uma das comissões em que atua como titular é a de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Como será sua atuação nesse colegiado?
Aroldo Martins – Nas Relações Exteriores temos muito que aprender com os países de primeiro mundo. O Brasil é vanguarda e muito rápido em assimilar tudo aquilo que é contemporâneo em tecnologia, conceito de gestão e desenvolvimento científico de outros países. Porém, o Brasil tem um problema que é cultural. Temos leis, mas não há cumprimento. O Executivo, por exemplo, planeja, mas não permanece firme naquilo, é muito volúvel por razões políticas e culturais, é o ‘jeitinho’ brasileiro. Nas Relações Exteriores vamos trabalhar muito para tentar ajudar nos intercâmbios, sejam eles industriais ou tecnológicos, na aproximação com países em que tenho bom conhecimento cultural. Precisamos melhorar a imagem institucional do Brasil lá fora, isso ajuda a atrair o investimento estrangeiro. Precisamos pensar nossa Defesa Nacional, é muito importante cuidarmos das nossas fronteiras e do diálogo com países vizinhos, em especial ter um olhar de atenção com a Venezuela para que aquele povo possa passar por uma transição e virar a página dessas últimas décadas de tantos problemas. Assim também uma atenção em relação à fronteira com o Paraguai, que é muito delicada com contrabandos de armas, drogas, cigarros. Precisamos melhorar a fiscalização e a comissão tem o papel de cobrar isso e apresentar saídas. O número de armas no Paraguai é assustador e o maior comprador é o Brasil.

 

Agência PRB Nacional – O senhor tem defendido muito a eficiência na gestão. O que precisa mudar?
Aroldo Martins – Sou a favor da gestão transparente, da gestão aberta e participativa, com menos intervenção política e mais técnica. Isso é muito importante. Sou a favor da transparência, sou membro da Frente Parlamentar Mista da Saúde, pois no Brasil temos um problema muito sério e vamos dar nossa contribuição no sentido de melhorar a condição do povo brasileiro em atenção à saúde, principalmente tentando melhorar a assistência prestada pelo SUS.

 

Agência PRB Nacional – De que forma pretende ajudar no desenvolvimento econômico do Paraná?
Aroldo Martins – A bancada federal do Paraná é muito unida e trabalha acima de ideologias política. Participamos de um almoço com o governador Ratinho Júnior e nos foi apresentado o plano de governo com a injeção de R$ 40 bilhões e a criação de 40 mil empregos na administração. Me alegra muito ver que os governos dos estados têm se afastado de um modelo antigo de política dominadora de oligarquias, de coronelismo, para um modelo de governadores gestores e menos coronéis políticos. Isso é muito bom para o Brasil e precisamos acreditar em um novo tempo, em um novo modelo de gestão desta grande empresa, esta grande instituição chamada Brasil. Com menos apadrinhamento e mais trabalho, seriedade, transparência e honestidade, nós podemos melhorar o país e tirar ele do vermelho no médio espaço de tempo.

 

Agência PRB Nacional – O que os paranaenses podem esperar do seu mandato?
Aroldo Martins – Muito trabalho, transparência e comprometimento. Ter o mandato legislativo como uma missão e não como uma maneira de se buscar bem próprio, mas o bem comum do povo do estado que me elegeu e do povo brasileiro.

 

10 perguntas para Aroldo Martins

Um hábito: Leitura
Um esporte: Taekwondo
Uma conquista: Família
Um objetivo: a salvação da alma
Uma viagem marcante: Aniversário de casamento nas Ilhas Gregas
Sua comida preferida: Baião de dois
Um livro: Bíblia
Um filme: Cães de Guerra
O Brasil precisa de: Seriedade
A política é: a essência da administração

Por Agência PRB Nacional
Fotos: 1 e 2 – Douglas Gomes
Fotos: 3 e 4 – Cedidas 

 

Reportar Erro
Send this to a friend