Antonio Vaz trabalha pela saúde e geração de emprego em Mato Grosso do Sul

Antonio Vaz trabalha pela saúde e geração de emprego em Mato Grosso do Sul

Deputado estadual está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa

Publicado em 27/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 12:02

O entrevistado desta semana é o deputado estadual Antonio Vaz (PRB-MS). O republicano foi eleito em outubro para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul com 16.224 votos.Entre as bandeiras de Antonio Vaz está a saúde, para a qual defende investimentos que possibilitem a melhoria dos atendimentos em todo o estado. Outros temas que o parlamentar defende são a defesa da família, incentivo ao esporte e projetos de interesse das pessoas mais carentes.

O deputado foi diretor-presidente da Fundação do Trabalho (Funtrab/MS) no período em que o órgão registrou o segundo maior índice de criação de postos de trabalho no Brasil. Por essa razão, defende a geração de emprego, políticas públicas e investimentos na qualificação da mão de obra.

À Agência PRB Nacional, o republicano reforçou seu compromisso com os sul-mato-grossenses e falou do seu trabalho voltado à atenção dos municípios mais carentes do estado.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quais foram as primeiras ações no Legislativo Estadual neste início de mandato?
Antonio Vaz – Essa tem sido uma boa experiência, pois estamos trabalhando por políticas públicas em favor da população e com projetos que venham beneficiar as pessoas mais carentes. Onde o poder público geralmente não consegue ir, estamos indo e promovendo audiências públicas. Apresentamos quatro projetos de lei, dentre eles, o que propõe a criação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, que tem como objetivo agilizar as denúncias e  averiguações dos crimes contra animais, como: tráfico, comércio, criadores clandestinos e abatedouros ilegais. Outro projeto visa garantir a isenção de ICMS para ONGs e associações. Com isso, essas entidades poderão investir mais em seus projetos para beneficiar as pessoas mais carentes.

Agência PRB Nacional – As causas sociais são suas principias bandeiras?
Antonio Vaz – Sempre foi, ou seja, sempre procuramos atender e alcançar aquelas pessoas que estão esquecidas. Nos bairros mais longínquos, ouvimos suas demandas, propomos requerimentos e fazemos isso em todo o estado, onde viajamos bastante, principalmente, para os municípios pequenos e esquecidos, com dificuldades de obterem emendas ou receber dinheiro para promoverem políticas públicas para resolver, por exemplo, a situação de áreas como a saúde. Inclusive, sou presidente da Comissão da Saúde e, neste colegiado, temos visitado os hospitais para fiscalizar e entender como está o andamento dos serviços. Estamos passando por grandes dificuldades em todo o país e nos estados menores essa necessidade é ainda maior, pois os prefeitos estão sofrendo por não terem repasses de dinheiro para investir na saúde e educação. São muitos problemas no interior do estado e na capital também. Nosso mandato está alcançando estas pessoas, conversando com elas e elaborando projetos que venham atendê-las.

Agência PRB Nacional – Neste período, qual ação considera a mais importante na Assembleia do Mato Grosso do Sul?
Antonio Vaz – Nosso trabalho na área da saúde, inclusive, com a promoção de audiências públicas. Em uma dessas agendas, com o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, debatemos sobre a situação das pessoas que sofrem com problemas renais crônicos. É uma área muito sofrida, com pessoas carentes que não conseguem um atendimento na rede pública. Então, neste encontro apresentamos a necessidade da prevenção e também de o poder público ajudar os hospitais.

Agência PRB Nacional – O PRB tem defendido muito a pauta dos idosos. Como tem sido sua relação com esse tema na Assembleia?
Antonio Vaz – Temos trabalhado em todas as áreas e a saúde é a principal bandeira, e é uma pauta, que sem dúvidas, contempla também as demandas dos idosos. Se leva o idoso à prevenção, a praticar o esporte, que é uma área que também atuo muito, isso beneficia o segmento. Agora mesmo vamos apresentar projetos para ajudar os idosos.

Agência PRB Nacional – Emprego e renda são outras prioridades?
Antonio Vaz – Sem dúvidas, pois temos aí quase 14 milhões de desempregados no Brasil e em nosso estado tem muita gente nesta situação. Fui diretor-presidente da Fundação do Trabalho no Mato Grosso do Sul, a Funtrab, então, vamos atuar junto ao governador para levarmos empresas para o estado e garantir emprego, além de propor ações para a qualificação profissional.

Agência PRB Nacional – O Mato Grosso do Sul tem uma agropecuária forte. Como fortalecer ainda mais essa área e aproveitar os benefícios que ela pode gerar, como os empregos?
Antonio Vaz – Temos o município de Três Lagoas, que é um polo forte de emprego. Temos duas empresas grandiosas de celulose, que é a Fibria e a Eldorado Celulose, que empregam milhares de funcionários, inclusive, de outros estados, o que acaba reduzindo as oportunidades para quem é do Mato Grosso do Sul. Em outros municípios, o predomínio é da agropecuária e o pessoal do interior sofre com o desemprego, trabalha no comércio e nas usinas de cana, mas falta emprego para todos. Há uma grande necessidade de emprego em nosso estado. Para melhorar isso, é preciso políticas públicas e divulgar mais nosso estado, pois temos um ecoturismo que pode explorar, por exemplo, a cidade de Bonito, entre outras. Mato Grosso do Sul tem 70% do Pantanal, já o estado de Mato Grosso 30%. As pessoas confundem, e ao invés de irem para o Mato Grosso do Sul vão para o outro estado.

Agência PRB Nacional – O que a população de Mato Grosso do Sul pode esperar do seu mandato?
Antonio Vaz – Com certeza muito trabalho. Estamos atuando com afinco para ajudar as pessoas com projetos e políticas públicas que venham beneficiar a população. Vamos trabalhar pesado para ajudar essas pessoas.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – deputado estadual Antonio Vaz

 

Reportar Erro
Send this to a friend