Alexandre Meireles tem no sangue a persistência necessária para lutar em favor dos pescadores acrianos

alexandre-meireles-entrevista-superintendente-da-pesca-acre-02-06-14

 

A Superintendência da Pesca no Acre está sob o comando de um jovem apaixonado por pesca: Alexandre Meireles. Gestor de Políticas Públicas de carreira, o republicano de 32 anos de idade tem o desafio de dar continuidade ao trabalho que já vinha coordenando desde 2013.

Alexandre tem no sangue a persistência necessária para lutar em favor das colônias de pescadores e piscicultores e torná-las atividades geradoras de emprego e renda. Nesta entrevista, você vai conhecer um pouco mais do trabalho desse acriano.

 

ENTREVISTA

1 – O senhor está há dois meses como novo superintendente da Pesca do Estado Acre. Tem sido um desafio estar à frente de um trabalho que tem o compromisso com a sustentabilidade ambiental no uso dos recursos pesqueiros?

Alexandre Meireles – Com certeza esse é mais um dos vários desafios que temos de enfrentar, principalmente aqui no Estado do Acre, onde a carga de pesca foi muito intensa na década passada devido à falta de fiscalização efetiva, fazendo com que nossos rios já não consigam mais oferecer a quantidade de pescado que já forneceram.

2 – O senhor acredita que a piscicultura e a aquicultura do Estado serão importantes para aquecer a economia acriana?

Alexandre Meireles – Tendo em vista vários investimentos em toda a cadeia produtiva por parte do Governo Federal – através do MPA -, quanto do Governo do Estado, a piscicultura e a aquicultura, que é por sua vez mais ampla, podendo agregar valor a outros tipos de cultivos além do peixe, tendem a se tornar cada vez mais importantes na geração de emprego e renda do nosso Estado.

3 – Ao total são 16 colônias de pescadores no Acre. Quais os trabalhos voltados para os benefícios das mesmas?

Alexandre Meireles – No início da gestão anterior, as colônias se encontravam em estado de falência, tendo em vista que o principal mecanismo de atividade dessas associações era justamente a carteira de pescador, onde os processos se encontravam parados nesta Superintendência há vários anos por falta de interesse dos superintendentes anteriores. Com o retorno da emissão dessas carteiras, as colônias tiveram como se organizar e os associados voltaram a pagar suas mensalidades em dia. Hoje, esta Superintendência possui várias fábricas de gelo e caminhões frigoríficos cedidos para as colônias.

4 – O senhor vem coordenando a Superintendência da Pesca desde o ano de 2013. O que foi feito neste período?

Alexandre Meireles – Foram realizadas várias ações, mas destaco os projetos de financiamentos para pescadores e piscicultores através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura; várias carteiras de pescadores emitidas; registros de aquicultor e comerciantes de peixes ornamentais. Também firmamos parceria com o IFAC, através do PRONATEC Pesca e Aquicultura, com 680 vagas em cursos de Piscicultor, Preparador de pescado, Aquicultor e Pescador Artesanal, que serão oferecidos ao longo do ano nos 22 municípios do Acre. Iniciamos ainda uma parceria com a Caixa Econômica Federal, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), para a construção de mais de 1.390 unidades habitacionais que contemplam todas as colônias de pescadores.

5 – Foram investidos mais de 10 milhões do Governo Federal em convênios na piscicultura acriana, estaria esse voltado para garantir a qualificação técnica dos produtores e a melhoria na piscicultura?

Alexandre Meireles – Na realidade, foram firmados dois convênios com o Governo do Acre, que somados ultrapassam R$ 22 milhões. Esses convênios são específicos para a construção de tanques e açudes visando complementar o ciclo da cadeia produtiva do Estado, que se inicia com a instalação definitiva do complexo de piscicultura denominado Peixes da Amazônia.

 

Texto e foto Juliana Queiroz / Ascom – PRB Acre

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!