Alexandre Amaro quer o esporte presente nas escolas do Paraná

O deputado estadual Alexandre Amaro está no primeiro mandato no Paraná e tem defendido mais investimentos na educação e desenvolvimento do litoral do estado

Publicado em 20/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 12:04

O entrevistado desta semana é o deputado estadual Alexandre Amaro (PRB-PR). O republicano foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa com quase 50 mil votos e votação em 91% dos municípios paranaenses.Entre as bandeiras que tem se dedicado, o parlamentar trabalha para incluir as artes marciais no currículo das escolas como forma de tirar as crianças da ociosidade e contribuir com a formação dos jovens. Desenvolvimento regional, defesa da família e projetos na área de inovação fazem parte dos temas defendidos pelo deputado no Parlamento.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como tem sido a experiência de primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná?
Alexandre Amaro – Tem sido muito boa porque tenho trabalhado muito em favor da população. Tivemos uma votação expressiva no Paraná, foram quase 50 mil votos para trabalhar em prol dos mais de 11 milhões de paranaenses. Nosso trabalho tem sido feito com uma base muito sólida e temos defendido várias bandeiras, principalmente, o esporte. Apoiamos o governador Ratinho Junior para fazer o Paraná inovador, a visão do Paraná forte e que faça bem às pessoas. O Paraná foi referência em muitas áreas, então, a gente quer que o estado seja novamente referência, volte a ser destaque na geração de renda, emprego e, principalmente, em relação ao agronegócio. 

 

Agência PRB Nacional – Como tem sido sua atuação no Parlamento?
Alexandre Amaro – Tenho apresentado projetos que são relevantes, principalmente, na área do esporte para incluir as artes marciais nas escolas. Estive com o governador Ratinho Junior e estamos muito bem alinhados quanto a isso. Queremos que as crianças sejam atendidas no contraturno. Estudou pela manhã, à tarde deverá ter aula de artes marciais ou de outras modalidades. As crianças estão muito ociosas ultimamente, ficam em casa ou no celular, no computador e até mesmo horas no sofá assistindo TV. O projeto visa colocar essas crianças dentro da escola, fazendo com que elas pratiquem uma atividade e acompanhem melhor o ritmo de vida, o crescimento pessoal e para que acima de tudo tenham disciplina. Temos apresentado bons projetos, falado muito em defesa da família. Teve a discussão da escola sem partido, onde tivemos presente e discutindo a favor desse projeto. Além de outras propostas que vêm sendo colocadas em pauta, tenho combatido alguns e defendido outros para melhorar a vida da população.

 

Agência PRB Nacional – Como o senhor chegou na defesa dessa bandeira do esporte?
Alexandre Amaro – Já tinha essa mentalidade, essa visão, porque sempre gostei do esporte, do futebol e das artes marciais. Na nossa campanha, andamos em muitas academias, ouvimos as pessoas. Hoje, a principal reclamação de muitos mestres, faixas pretas, é de que eles não têm uma participação mais ativa na educação. Para você dar aula de educação física numa escola, em quatro anos a pessoa se forma, só que o mestre de artes marciais demora dez anos para chegar na formação de faixa preta. Só que este profissional não pode dar aula e para alimentar a família precisa fazer bico. Se esse professor estivesse dentro da escola, iria ganhar bem e ficaria despreocupado porque sua família estaria assistida. Sem contar que este professor iria ajudar na formação  dos estudantes que não têm condição de pagar uma mensalidade em uma academia para aulas de artes marciais. Esse profissional iria formar novos talentos, muito mais pessoas conseguiriam melhorar de vida. O Paraná é um celeiro de campeões, teremos outros Andersons Silva, Minotauros e Minotouros surgindo em todo o estado. Com esse projeto, vamos fazer muito mais e ajudaremos esses professores com a geração de emprego e melhorando a educação dos jovens. Estamos alinhando esse projeto com o secretário de Esporte para encontrar uma maneira de contratar esses professores. Também temos outros projetos que acabei tendo conhecimento em Brasília, e vamos conseguir adaptar.

 

Agência PRB Nacional – Como as empresas podem ajudar nesse fortalecimento do esporte no Paraná?
Alexandre Amaro – Precisamos de mais empresas investindo no esporte, mas elas não fazem porque não tem incentivo. A realidade de hoje é que temos muitos campeões tendo de fazer vaquinha eletrônica, vendendo bala no farol para ter dinheiro para viajar e participar de competições. Isso não pega bem para o estado, para o esporte, porque se a gente tivesse o patrocínio melhor para esses jovens, a gente estaria se destacando e muito nas Olimpíadas e em outras competições. Aí você pode ter certeza que o Brasil teria um destaque grande no quadro de medalhas. O pessoal da área da cultura faz muito bem isso e por que não podemos fazer o mesmo com o esporte? Tem Lei Rouanet que libera milhões para artistas que nem precisavam. Então, por que não pegar essa verba e usar no esporte? Eu acredito que se investir no esporte vamos conseguir tirar jovens da rua, do tráfico e fazer muita coisa boa.

 

Agência PRB Nacional – Como está essa discussão para implementar esse projeto do esporte nas escolas?
Alexandre Amaro – É uma proposta que precisa sair do Executivo, mas estamos bem alinhados com o governador e estamos criando um método para implementar o projeto. O governador, por exemplo, conseguiu trazer os policiais da reserva para as escolas com contratos de trabalho. É dessa forma que queremos fazer com os professores de artes marciais e esporte de uma forma em geral. É dessa forma que queremos fazer também, por meio de hora-aula, de alguma situação que ainda vamos nos adequar porque esbarramos em muitos desafios impostos pela legislação. Mas a gente tem que começar a desburocratizar as coisas, esse negócio que não dá para isso e aquilo tem de acabar. O projeto é para o bem de todos e vamos criar uma forma de fazer acontecer e não encerrar a proposta na primeira dificuldade burocrática encontrada.

 

Agência PRB Nacional – O que a população do Paraná pode esperar do mandato do deputado estadual Alexandre Amaro?
Alexandre Amaro – Muito trabalho, isso já é de praxe. Muita gente costuma brincar que o deputado não trabalha e eu digo que não trabalha se não quiser porque serviço tem e muito. Eu trabalho de segunda a segunda e a minha esposa até me alerta para eu ir mais devagar, mas a responsabilidade é enorme e temos que dar o melhor pelo povo. A gente precisa viajar muito, são 399 municípios no Paraná e eu fui votado em 367 deles. Tenho trabalhado muito e espero lograr êxito em tudo que eu fizer para ajudar o nosso Partido Republicano Brasileiro a crescer sempre mais. Queremos vir com tudo em 2020 porque quanto mais prefeitos e vereadores eleitos, mais condições teremos de fazer diferente e melhor. Estou comprometido com esse projeto, com o nosso partido. Temos os nossos deputados federais Aroldo Martins e Luizão Goulart, e também o nosso vereador Osias Moraes na capital. Quando a demanda é para o município, encaminhamos para o vereador, quando é federal, a gente manda para Brasília e quando o assunto é de competência estadual, a gente mata no peito e resolve o problema.

 

Agência PRB Nacional – Além dessa bandeira do esporte, quais outras bandeiras fazem parte do seu mandato?
Alexandre Amaro – A família é muito importante e a gente defende com toda força, e estou na Comissão de Educação como vice-presidente. Tenho levado muito a sério esse assunto, tenho visitado muitas escolas e buscado melhorias para a educação no estado. Infraestrutura é a nossa maior demanda. Temos cerca de 200 salas de aulas que precisam ser mudadas, que são feitas de madeira ou funcionam em situações precárias. Para se ter uma ideia, fui visitar uma escola numa ilha. Lá, nós temos 30 ilhas no município de Paranaguá, sendo que em cada uma delas tem uma escola e o transporte dos estudantes precisa ser de barco, uma situação bem complicada. Adotamos a Ilha de São Miguel, que tem 400 moradores, para melhorar toda infraestrutura da comunidade. O trabalho é muito grande e estamos fazendo o nosso melhor, colocando a nossa marca e melhorando a vida do povo. Os secretários estaduais estão bem alinhados com os projetos essenciais. Temos o nosso secretário de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge (PRB), que tem nos ajudado muito. Estamos vendo o plano de desenvolvimento do Litoral. Como já trabalhei no litoral por um tempo, eu vejo a necessidade de mais investimentos e geração de emprego e renda nessa região. Muitas pessoas vão curtir as praias de Santa Catarina e deixam o Paraná. São três horas para Santa Catarina e uma e pouquinho para o nosso litoral. Só que a estrutura de Santa Catarina é bem melhor e não temos como competir. Por isso, estamos elaborando esse projeto para levar desenvolvimento para o litoral do Paraná.

 

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – deputado estadual Alexandre Amaro

 

Reportar Erro
Send this to a friend