Aildo Rodrigues faz balanço das atividades realizadas pela Subseção da FRB em São Paulo

À frente da FRB/SP desde a inauguração, em 2014, o coordenador fala sobre a atuação recente e o planejamento para 2016.

Publicado em 28/12/2015 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 18:00

Aildo Rodrigues Ferreira nasceu no dia 13 de dezembro de 1961, na cidade de Quirinópolis, Goiás. É casado e tem uma filha. Sua formação acadêmica abrange diferentes áreas do conhecimento. Ferreira se graduou em Direito pela Universidade Ibirapuera (UNIB/SP) e em Jornalismo, pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Especialista em Gestão de Crédito em Banking pela Universidade Mackenzie, também é bacharel com licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Além de ter experiência em rádio, o profissional trabalhou com atividades administrativas e jurídicas em empresas nacionais e órgãos como a Assembleia Legislativa, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

À frente da presidência municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na capital paulista, foi incumbido de coordenar a primeira subseção da Fundação Republicana Brasileira (FRB). Inaugurada no dia 24 de fevereiro de 2014, durante cerimônia que contou com a presença do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, e diversas autoridades; a FRB/SP iniciou os trabalhos no auditório cedido pelo partido. Em entrevista, Aildo Rodrigues responde a dez perguntas e faz um balanço das atividades realizadas nesses quase dois anos de gestão.

 

ENTREVISTA

1) Desde a inauguração, a subseção da FRB realizou diversas atividades com foco na formação política. Qual balanço o senhor faz nesse período como coordenador?

Aildo Rodrigues – Nesses dois anos à frente do trabalho na subseção de São Paulo foram realizados diversos cursos de política no auditório José Alencar, que fica na sede do PRB/SP. Em praticamente todas as ocasiões atingimos a lotação máxima do espaço. Simpatizantes do PRB, filiados, pré-candidatos, assessores e moradores da cidade participaram, debateram questões políticas e saíram com a certeza de que a educação política é primordial no seu dia a dia. Em 2014, priorizamos a capacitação dos pré-candidatos do partido. Além do curso para lideranças políticas, também realizamos edições sobre planejamento estratégico eleitoral, prestação de contas, propaganda eleitoral, comunicação e segurança pública municipal.

Já neste ano, vários municípios foram contemplados, especificamente com o curso de política itinerante. Nos deslocamos com a equipe, para visitar as cidades de Limeira, Tatuí, Mauá, Bauru, Taquaritinga e fechamos 2015 com a realização do curso em Franco da Rocha e Guarulhos. No total, a subseção realizou dez cursos de política e o um curso de marketing político. No mês de julho foi inaugurado o curso de inglês para 90 alunos. Esse curso atende a qualquer cidadão, independente de sua escolha partidária. A proposta é contribuir para a formação de profissionais mais capacitados, principalmente para o mercado de trabalho.

 

2) São Paulo foi o primeiro estado a receber uma subseção da Fundação Republicana, que tem sede em Brasília. Qual a importância dessa iniciativa?

Aildo Rodrigues – A iniciativa foi brilhante. O presidente nacional do PRB, dr. Marcos Pereira, tem prestado importante apoio no desenvolvimento do trabalho. A Subseção/SP nos dá a oportunidade de disseminar os valores da política de forma mais abrangente para a população. Hoje contamos com 52.552 filiados no estado de São Paulo. Desta forma podemos chegar mais rápido ao eleitor e conscientizá-lo sobre a importância de participar das questões políticas e propagar a política do bem, que é a bandeira do PRB. Estamos também abrindo as portas para que jovens, universitários e idosos participem desse processo democrático.

 

3) O que representa o trabalho da Fundação Republicana?

Aildo Rodrigues –  Representa um trabalho sério, com profissionais competentes, comprometidos em colaborar com o desenvolvimento do nosso país, ampliando espaço de participação popular, através de cursos, palestras e eventos. A FRB é o braço intelectual do PRB.

 

4) A princípio, o ambiente disponível para os cursos era apenas o auditório cedido pelo PRB/SP. O espaço foi ampliado?

Aildo Rodrigues –  A sede do PRB São Paulo recebeu com muito entusiasmo a notícia da abertura da Subseção. A princípio, foi cedido o auditório, que passou a ser chamado de José Alencar, assim como em Brasília – uma homenagem ao nosso eterno presidente de honra do PRB – para a realização dos cursos. Com a grande demanda de atividades foi necessário ampliar esse espaço.

Hoje temos uma secretaria com dois computadores para atender aos nossos alunos, um auditório com ar-condicionado para maior comodidade, e uma sala de aula para o curso de idiomas, com capacidade para receber 15 alunos por turma. Equipamos o espaço com o material necessário. Contratamos também uma secretária, que nos auxilia, principalmente, no atendimento ao público, na emissão de documentos, entre outras tarefas.

 

5) Como tem sido o retorno do público atendido?

Aildo Rodrigues –  Além do esperado. O público em geral tem buscado a Fundação para participar dos cursos oferecidos, os municípios estão pleiteando a realização do curso de política para atender aos seus munícipes. Estamos felizes com esse resultado, mas ainda não estamos satisfeitos. Estou empenhado para que, através da Subseção, todos os municípios paulistas sejam atendidos pelo curso de política e palestras que, de fato, vão contribuir com o despertamento da necessidade de participar ativamente do processo político, que envolve toda a sociedade. Penso que estamos cumprimento com o nosso dever.

 

6) Quais são as perspectivas para o trabalho no próximo ano?

Aildo Rodrigues –  Muito trabalho e dedicação para alcançar mais “alunos da política”. Num ano de eleições, vamos conscientizar nosso povo, para que faça a escolha certa do seu candidato e não deixe de cumprir o seu papel de cidadão. Daremos continuidade aos cursos de política nos municípios. Inclusive, já temos alguns cursos agendados para 2016. Nossos candidatos, no momento oportuno, receberão os cursos de política, de prestação de contas e de Direito Eleitoral.

 

7) Em 2016 teremos eleições municipais. De que forma será articulado o trabalho de capacitação dos quadros do PRB na capital paulista?

Aildo Rodrigues –  A equipe da Subseção está com planejamento de 2016 pronto para que possamos avançar. Realizaremos 40 cursos nos municípios paulistas, teremos também os cursos de política específicos para lideranças e pré-candidatos. Abordaremos as áreas de legislação, prestação de contas e marketing pessoal também.

 

8) A subseção oferecia apenas o trabalho de conscientização política. Depois inovou, e assim como na sede, passou a realizar também o curso de inglês. A ideia tem apresentado resultado?

Aildo Rodrigues – Em nossa capital temos muitos jovens e adultos interessados em aprender um novo idioma para capacitação profissional, entre outros motivos. Para nós é uma satisfação poder proporcionar e agregar conhecimento de forma gratuita e com ensino de qualidade, obtendo assim, um retorno positivo de nossos alunos que divulgam nossos cursos. Temos recebido contato de novos interessados para o próximo ano. Um ponto importante é que, no planejamento de aulas, todos os alunos tem uma classe de política.

 

9) Existem novas metas e frentes de trabalho?

Aildo Rodrigues –  Com o lema: ‘Avança, São Paulo!’, a Subseção apresentará muitas surpresas. Estamos trabalhando em prol das pessoas. Acreditamos no potencial de cada cidadão e isso nos impulsiona a querer fazer mais.

 

10) Sabemos que o trabalho da subseção conta com o auxílio de uma equipe de colaboradores e, em grande parte, de voluntários. Qual a importância dessas pessoas para a realização das atividades? Como tem funcionado o voluntariado em São Paulo?

Aildo Rodrigues – A equipe de colaboradores ainda é muito pequena, já que a proposta do projeto é grande, mas são profissionais dedicados que têm realizado um trabalho com muita competência. A equipe do partido de São Paulo tem contribuído voluntariamente com o desenvolvimento das atividades da Subseção também. O trabalho voluntário representa o fortalecimento do nosso compromisso com cada cidadão. Aproveito essa oportunidade para deixar o meu muito obrigado a todos da equipe.

 

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend