José Alencar Gomes da Silva

jose-alencar-prb-FOTO Douglas Gomes-1012_compactada

José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931 em Muriaé (MG). Dono da Coteminas, uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, José Alencar foi casado com Mariza Campos Gomes da Silva com quem teve três filhos: Josué, Maria da Graça e Patrícia.

Alencar começou a trabalhar aos sete anos de idade e aos 14 deixou a casa dos pais para ser balconista de uma loja. Aos 18 já era dono da própria loja, “A Queimadeira”, em Caratinga (MG). Em 1967, fundou a Coteminas que hoje possui 11 unidades espalhadas pelo Brasil.

 

Política

Antes de assumir a vice-presidência da República, em 2003, foi candidato ao governo de Minas Gerais em 1994 e se elegeu senador em 1998. Em 2004, chegou a acumular o cargo de vice com o Ministério da Defesa. Em 2005, filiou-se ao Partido Republicano Brasileiro (PRB) e foi reeleito vice-presidente da República para o mandato 2007-2010. Passou a ser o presidente de honra do único partido 10 do Brasil.

 

Ex-vice-presidente José Alencar-marcelo-crivella-prb. Foto9 - 1931-2011

“PRB is the best part in the world. Eu falo em inglês porque tinha que falar, porque é forte demais esse partido… Então, vejam bem, a gente fala isso com amor porque a gente trabalha com dedicação e com amor – amor à causa. Então, é muito bom.”

 

Durante sua carreira, José Alencar recebeu vários títulos e inúmeras condecorações de vários estados e municípios brasileiros.

Nos últimos anos de sua vida, foi submetido a 17 cirurgias para tratar do câncer. Faleceu no dia 29 de março de 2011, aos 79 anos em São Paulo.

Ex-vice-presidente José Alencar-prb. Foto28 - 1931-2011 - Arquivo-ABr

“A vida pública é uma doação. Ninguém precisa pensar que vai ser feliz ingressando na política para se servir. Tem de ter a consciência absolutamente segura de que está ali para servir, e não para se servir”.

 

Filiação ao PRB

O vice-presidente da República e então ministro da Defesa, José Alencar, se filiou ao PMR no dia 29 de setembro de 2005, ao lado do senador Marcelo Crivella. À época, o partido ainda se chamava Partido Municipalista Renovador e passaria a se chamar PRB na próxima convenção partidária por sugestão do próprio José Alencar.

Assista abaixo a matéria da filiação.

 
 
 

Mudança de nome para PRB

PRB

 

Ao evoluir para um novo conceito político, com ênfase nos princípios do desenvolvimento da República, em Convenção Nacional realizada no dia 25 de outubro de 2005, alterou sua denominação para Partido Republicano Brasileiro e sua sigla para PRB, obtendo aprovação por unanimidade. Com petição protocolada no TSE sob o nº 13318/2005, requereu a mudança de denominação e sigla, a qual foi deferida em sessão de 11 de março de 2006, nos termos da Resolução/TSE nº 22.167.

convencao-mudanca-nome-pmr-para-prb

Convenção Nacional muda nome do PMR para PRB, acatando sugestão de seu Presidente de Honra, José Alencar

 

O novo nome da legenda, Partido Republicano Brasileiro, foi sugerido por seu Presidente de Honra, José Alencar, eleito, em 2006, Vice-presidente da República pelo PRB, e que certa ocasião disse: “O crescimento do PRB se faz com sentimento nacional, responsabilidade cívica e probidade no trato da coisa pública”.

Partido Republicano Brasileiro – PRB surgiu para defender o direito político dos cidadãos brasileiros; para defender os direitos humanos e sociais com a construção de escolas, postos de saúde, hospitais e moradia; para defender os direitos da criança, do adolescente, do idoso, do trabalhador e ara promover a preservação do meio ambiente. Prega a liberdade de expressão, os valores da família e, sobretudo, acredita que a administração pública deve estar a serviço dos interesses coletivos.

Confira AQUI a Galeria de Fotos desse dia histórico.

 

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!