Vinicius Carvalho alerta sobre crise na diálise

Vinicius Carvalho alerta sobre crise na diálise

Nos últimos 15 anos, 76 clínicas de diálise fecharam ou pediram descredenciamento do SUS

Publicado em 12/3/2016 - 00:00

Vinicius Carvalho alerta sobre crise na diálise
Vinicius Carvalho alerta que nos últimos 15 anos, 76 clínicas de diálise fecharam ou pediram descredenciamento do SUS

Brasília (DF) – Durante a sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Rim realizada no último dia 10, no Plenário do Senado, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) alertou  sobre a crise na diálise que atinge milhares de pessoas que sofrem com doença renal e anunciou agenda com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, na próxima terça-feira (15) para reforçar seu comprometimento com a causa.

“Nos últimos 15 anos, 76 clínicas de diálise fecharam ou pediram descredenciamento do Sistema Único de Saúde, pois faz três anos que o valor de reembolso de sessão de hemodiálise está congelado. Além disso, é importante ressaltar que apenas 7% dos municípios brasileiros têm clínicas aptas a receber este público”, ressaltou o parlamentar durante pronunciamento.

Vinicius Carvalho alerta sobre crise na diáliseNo período da tarde, no Plenário da Câmara dos Deputados, Carvalho novamente subiu à tribuna para realizar um segundo pronunciamento, desta vez, enfatizando mais dados que trazem preocupação ao parlamentar. “O número de pacientes em programas de diálise aumentou 300% nos últimos 15 anos. Em contrapartida, o número de clínicas aumentou apenas 34%”, afirmou o deputado do PRB, que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Captação e Doação de Órgãos.

Ato de Conscientização

A Câmara dos Deputados realizou na quarta-feira (09), véspera do Dia Mundial do Rim, um ato pela conscientização das doenças do rim. O evento foi organizado em parceria com a Federação da Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar), da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT).  Vinicius Carvalho participou do ato e elogiou a iniciativa. “Cabe aqui o alerta: faça os exames periódicos preventivos”, disse.

Texto: Danielli Guerson / Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend