Tia Ju quer incentivar artes marciais chinesas no Rio de Janeiro

Deputada possui projetos de lei voltados para o segmento, como o que cria o programa de ginástica chinesa

Publicado em 10/4/2016 - 00:00

Tia Ju quer incentivar artes marciais chinesas no Rio de Janeiro
Deputada possui projetos de lei voltados para o segmento, como o que cria o programa de ginástica chinesa

Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) quer promover as artes marciais chinesas no estado e estreitar os laços entre Brasil e China. Em audiência pública nesta quinta-feira (07), a presidente do grupo, deputada Tia Ju (PRB-RJ), recebeu a Federação de Kung Fu Kuoshu Wushu Garra de Águia do Estado do Rio de Janeiro, uma organização sem fins lucrativos que organiza, difunde e fiscaliza a arte marcial chinesa no estado.

“A disciplina, um princípio fundamental das artes marciais, faz parte do equilíbrio da vida, e a cultura chinesa nos traz essa riqueza. Ela proporciona ainda uma forma saudável de envelhecer. Já vi idosos praticantes de kung fu fazendo coisas incríveis”, afirmou a deputada. Tia Ju disse que pretende defender o tema na Casa. Dois projetos de lei de sua autoria estão em tramitação: a inclusão do Ano Novo Chinês no calendário fluminense e um programa de ginástica chinesa.

Ícone mundial do kung fu atuante na América Latina, o Grão Mestre Li Wing Kay falou da importância da troca cultural entre Brasil e China. “As artes marciais são muito significativas. Elas fazem parte da cultura milenar da China. E o Brasil e a China têm muito a aprender um com o outro”, disse o chinês.

Pela segunda vez no Brasil, o ator chinês Carter Wong, conhecido por filmes de kung fu e campeão mundial de Muay Thai, destacou o papel da disciplina e o respeito nas artes marciais chinesas. “São as primeiras coisas que se aprende. É um bom caminho para os jovens. Vale sempre lembrar que arte marcial chinesa não é apenas combate, também é cultura”, defendeu. Wong desejou sucesso ao Brasil nas Olimpíadas, que acontecem em agosto no Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China, Jaime Ma, também participou do evento. Alunos e professores da federação realizaram ainda uma apresentação de kung fu.

Texto: Isabela Cabral / Ascom – Alerj
Edição: Agência PRB Nacional

Foto: Vitor Soares

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend