Números das eleições no RS impulsionam crescimento do PRB na Região Sul do país

Números das eleições no RS impulsionam crescimento do PRB na Região Sul do país

Dos três estados da Região Sul, Rio Grande do Sul foi o que mais se destacou ao sair de nenhum prefeito eleito em 2012 para cinco nas eleições deste ano

Brasília (DF) – Com a vitória no segundo turno do republicano Daniel Guerra no último domingo (30/10), em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) vai administrar a partir do ano que vem sete municípios na Região Sul. No legislativo, o partido será representado por 131 vereadores. Ao todo, os republicanos obtiveram 547.567 mil votos nas duas campanhas, tanto para as prefeituras quanto para as câmaras municipais.

Dos três estados da Região, Rio Grande do Sul foi o que mais se destacou ao sair de nenhum prefeito eleito em 2012 para cinco nas eleições deste ano. No estado foram eleitos 56 vereadores contra 23 em 2012, um aumento de 143%.

Outro destaque para o Estado do Rio Grande do Sul, que tem o deputado federal Carlos Gomes como presidente estadual, foi a eleição de Daniel Guerra em Caxias do Sul, município a 128 km da capital Porto Alegre. O republicano recebeu 148.501 votos, o que corresponde a 62,79% dos votos válidos. Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 293.417 eleitores e orçamento de quase dois bilhões, a segunda receita do estado, perdendo apenas para a capital Porto Alegre.

Vereador de segundo mandato, Daniel Guerra, que é formado em Direito, tem MBA em Administração e especialista em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), disputou a prefeitura de Caxias contra as maiores forças políticas do estado, enfrentando 21 partidos, entre eles siglas históricas como PMDB, DEM e PDT. Além disso, Caxias é o reduto eleitoral do atual governador do estado, Ivo Sartori e do ex-governador Germano Rigotto.

Na avaliação do deputado Carlos Gomes, o desempenho positivo do PRB nas eleições no Rio Grande do Sul é resultado de um trabalho conjunto com todas as lideranças regionais e candidatos, que se dedicaram alinhados ao que a sociedade espera de seus representantes.

Deputado federal Carlos Gomes, presidente estadual do PRB Rio Grande do Sul

Deputado federal Carlos Gomes, presidente estadual do PRB Rio Grande do Sul

“As propostas de nossos candidatos estavam sempre de acordo com o que a população esperava deles. Então, houve esse crescimento muito em função do trabalho, desempenho e planejamento, que é uma palavra que o nosso presidente nacional Marcos Pereira (ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e presidente nacional do PRB licenciado) sempre coloca isso como um passo importante para obtermos sucesso. Estes resultados não são alcançados aleatoriamente. Isso foi planejado, foi acompanhado e teve uma boa execução para que pudéssemos chegar a esse resultado”, ressaltou o deputado.

Sobre a eleição de Daniel Guerra e seu vice-prefeito Fabris, chapa pura do PRB, o deputado Carlos Gomes comenta ter sido um feito importante no estado e que a eleição do republicano representa uma grande renovação em Caxias.

“A eleição de Daniel Guerra nos traz muita responsabilidade com estas pessoas das quais acreditaram e depositaram sua confiança nele. Para nós, é motivo de muito orgulho. Daniel é uma pessoa qualificada e tenho certeza que ele e os demais eleitos são pessoas conscientes dos seus deveres e irão trabalhar firmemente para corresponder a cada voto recebido”, destacou Gomes.

Outro município em que o resultado das eleições foi histórico para o PRB é o município de Carlos Gomes, no noroeste gaúcho, que tem pouco mais de 1.600 habitantes, segundo o IBGE. Lá, o republicano Egídio Moreto não teve concorrente e foi eleito com 791 votos. Além da eleição do prefeito, em chapa pura do PRB, o partido elegeu cinco das nove vagas da câmara municipal. Em Ibirubá, município com cerca de 25 mil habitantes, o PRB elegeu o prefeito Abel Grave com 7.481 votos e dois vereadores. Ibirubá é um dos municípios mais prósperos do estado, sendo um dos grandes produtores de soja e fabricante de máquinas agrícolas. O município é responsável por boa parte do emprego no setor agrícola e fabril da região.

Sobre os próximos trabalhos do PRB no Rio Grande do Sul, o deputado Carlos Gomes adianta que será feita uma análise dos resultados da eleição e que o partido continuará empenhado para, nas eleições de 2018, concorrer ao governo do estado, a deputado estadual e ao Senado Federal. Segundo o deputado, a eleição do senador Marcelo Crivella no segundo turno da capital carioca, com 59% e 1,7 milhão de votos, acende esse momento de crescimento do PRB não somente no Rio de Janeiro, mas em outros estados, reposicionando o partido no cenário nacional.

“O partido se reposiciona de médio para grande, um dos que mais cresceu com a conquista da prefeitura do Rio de Janeiro. Hoje muitas lideranças querem um partido limpo, sólido, que cresce e é respeitado. Estas opções o PRB tem para dar. Para sair vitorioso das urnas você tem que fazer uma junção e disputar com um bom grupo e com bons candidatos. Tenho certeza que com estas prerrogativas, o PRB será a opção de novas lideranças para vir a disputar governo e Senado”, defendeu Carlos Gomes.

O deputado disse estar à disposição dos eleitos como presidente estadual e como representante no legislativo federal para auxiliá-los na busca de recursos para o desenvolvimento de seus municípios. Ele sugere que os novos administradores procurem cortar gastos, tornem a máquina pública mais eficiente e trabalhem pela geração de emprego.

Fábio Santos, presidente estadual do PRB Paraná

Fábio Santos, presidente estadual do PRB Paraná

O Paraná foi o segundo estado da Região Sul com melhor desempenho nas eleições municipais deste ano ao eleger dois prefeitos e 58 vereadores. Em 2012, o partido elegeu 49 vereadores e nenhum prefeito no estado. O presidente do PRB Paraná, Fábio Santos, que assumiu a presidência do partido em novembro de 2014, avaliou ser um bom resultado e isso foi conquistado com muito empenho dos presidentes municipais dos respectivos municípios que obtiveram êxito nas eleições do dia 2 de outubro.

“Não tínhamos nenhum prefeito e agora ao elegermos dois e um bom número de vereadores, isso foi positivo para nós. Trabalhamos para eleger mais prefeitos, mas tivemos um bom resultado e isso atribuo ao empenho dos nossos candidatos e de nossos presidentes municipais. Fizemos uma campanha propositiva e o crescimento do partido no estado vai aproximar mais as pessoas do partido e nos dará força e credibilidade para lançarmos candidaturas em 2018”, comentou Santos.

O líder republicano paranaense diz que o partido trabalhará com a meta de eleger três deputados estaduais e dois federais em 2018 no Paraná.

Em três municípios do Paraná, Guarapuava, Inajá e Santa Tereza do Oeste, o PRB terá a maior bancada da câmara municipal. Nos respectivos municípios, o partido elegeu três vereadores. Em Guarapuava, o PRB integrou a coligação que saiu vitoriosa coma a eleição do prefeito Cesar Silva (PPS). Lá, segundo o presidente estadual Fábio Santos, o partido está trabalhando para assumir a presidência da câmara municipal.

Já em Santa Catarina o PRB elegeu 17 vereadores nas eleições deste ano. Comparado a 2012, quando o partido elegeu apenas oito, o partido mais que dobrou o número de eleitos nas eleições deste ano.

Nas três capitais da Região Sul, o PRB elegeu vereadores, inclusive campeões de votos. Em Curitiba, Osias Moraes foi o quinto mais votado dos 38 eleitos. O republicano obteve 8.239 votos. Na capital Florianópolis, Claudinei Marques também foi o quinto mais votado dos 23 eleitos com 3.346 votos. Em Porto Alegre, os eleitos Alvoni Medina e José Freitas tiveram juntos 15.440 votos.

Confira a lista dos prefeitos eleitos na Região Sul

Rio Grande do Sul

Abel Grave (Ibirubá)
Daniel Guerra (Caxias do Sul)
Darci José Lima da Rosa (Glorinha)
Egídio Moreto (Carlos Gomes)
Pedro (Paulo Bento)

Paraná

Dr. Eduardo (Inajá)
Kabelo (Santa Tereza do Oeste)

Texto e arte: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.