Deputada Rosangela Gomes participa de encontro na ONU sobre direitos da mulher

Deputada Rosangela Gomes participa de encontro na ONU sobre direitos das mulheres

“Vamos discutir a falta de representatividade feminina na política e a questão da mulher no mercado de trabalho, dentro outros temas importantes como a violência contra as mulheres”, disse Rosangela Gomes

Brasília (DF) – A deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), coordenadora nacional do PRB Mulher e presidente da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (AP-CPLP), participará pela terceira vez da reunião da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, na sede das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos.

O evento, que teve início na última segunda-feira (13) e vai até o dia 24 de março, é o maior fórum de Estados-membros da ONU e outros atores internacionais para discutir direitos e autonomia das mulheres, buscando criar consenso e compromissos para recomendações de políticas que podem ser implementadas.

“Este encontro na ONU é uma oportunidade para trocarmos experiências e discutirmos propostas e projetos em sintonia com o que os maiores palestrantes e especialistas do tema mulheres estão desenvolvendo. Também vamos discutir a falta de representatividade feminina na política e a questão da mulher no mercado de trabalho, dentro outros temas importantes como a violência contra as mulheres”, ressaltou Rosangela.

Ao comentar sobre as mulheres no mercado de trabalho, a deputada lembra que pesquisas apontam que as mulheres ainda são minorias e que isso precisa ser equiparado. “Num país de 210 milhões de brasileiros temos os menores indicadores de mulheres no mercado de trabalho. Pesquisa aponta que 44% da população feminina ativa está no mercado de trabalho. Quando você vem para o campo da representação feminina no parlamento isso é pífio. Com sorte, na Câmara e no Senado isso chega a 10%, mas quando você vai para as casas de leis nos estados você talvez não tem nem 7%. Se for para as câmaras de vereadores isso é pior ainda”, avaliou a deputada republicana.

De acordo com dados da ONU, cerca de 72% das mulheres brasileiras ouvidas pela entidade dizem que preferem um trabalho remunerado a ficar em casa. Já quando é perguntado aos homens, se eles querem que as mulheres trabalhem, 66% dizem que sim e 32% dizem que as mulheres não deveriam trabalhar e deveriam ficar somente em casa.

A deputada Tia Eron (PRB-BA) também integra a comitiva de mulheres que representará o Brasil na reunião, que neste ano traz como enfoque a autotomia econômica das mulheres num mundo do trabalho em mudança.

Comissão

A Comissão é o maior fórum de Estados-membros da ONU e outros atores internacionais para discutir direitos e autonomia das mulheres, buscando criar consenso e compromissos para recomendações de políticas que podem ser implementadas. Neste ano, o evento decorre sob o tema principal do empoderamento econômico das mulheres no mundo do trabalho em mudança.

Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.