Crivella entrega obra que transforma lixão em praça com quadra de esportes em acari

Crivella entrega obra que transforma lixão em praça com quadra de esportes em Acari

Comunidade Fim do Mundo tem reivindicação de 40 anos atendida pela Prefeitura do Rio

Publicado em 24/2/2019 - 00:00 Atualizado em 14/7/2020 - 14:59

Rio de Janeiro (RJ) – A paisagem mudou na comunidade Fim do Mundo, em Acari, Zona Norte. Onde antes existia um lixão, numa área com esgoto a céu aberto e infestada por ratos, sujeira e mau cheiro, agora há uma praça com árvores, quadra poliesportiva, Academia da Terceira Idade, parquinho infantil e equipamento para exercício físico, além de um ecoponto da Comlurb para coleta de resíduos. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), fez a entrega da obra de urbanização neste sábado, 23 de fevereiro.

“Conseguimos transformar um pesadelo num sonho”, disse o prefeito, durante a inauguração. A transformação do lugar era uma reivindicação de 40 anos dos moradores. Quando visitou a comunidade, em agosto de 2018, Crivella ouviu o apelo deles por um espaço que lhes aumentasse a autoestima e oferecesse opções de lazer. A área hoje urbanizada – a Praça Guaiuba, com 4,6 mil metros quadrados – ganhou oito jogos de mesa de xadrez, 20 bancos de concreto, rampa de acesso para cadeirantes e carrinhos de bebê, com barras de apoio, e iluminação para atividades noturnas.

“Quando estivemos aqui pela primeira vez, vimos um depósito de lixo e um valão muito sujo. Era uma área degradada. Hoje tenho muita alegria de ver a criançada brincado no parquinho de areia e jogando bola e capoeira. Deu-se uma nova vida a esse local. Que a comunidade cuide, porque é dela, e isso valoriza as casas e o comércio”, completou Crivella.

A Rua Guaiuba, que tem o mesmo nome da nova praça, era ponto de despejo irregular de todo tipo de resíduos e até de carcaças de carros abandonados.

(Isso aqui era considerado o pior lugar de Acari. Hoje é uma referência de lazer. Virou “point”, o melhor local de toda a comunidade”, contou o morador Ubiratan Nascimento.

Outra intervenção importante na rua foi a construção de um sistema de drenagem, com 99 metros de rede, para escoar a água das chuvas para um afluente do Rio Acari, atrás da praça. A Prefeitura fez a canalização do esgoto que corria a céu aberto e aterrou a área para a construção do novo espaço de lazer. No terreno onde antes havia o lixão foi feito serviço de paisagismo, com a recomposição vegetal em 1,5 mil metros quadrados e plantio de 30 árvores.

“Aqui era horrível. Hoje nossa realidade é outra. As crianças têm onde brincar, e os moradores ganharam uma praça para se orgulhar”, destacou Alexander Santos, o Alex, morador há 46 anos da comunidade.

A festa de inauguração teve campeonato de futsal para crianças e adolescentes; apresentação de capoeira, com o Centro Cultural de Libertação do Brasil, que faz trabalho social na comunidade; e muito samba, que ficou por conta da bateria do Bloco dos Palhacinhos, outra iniciativa social para crianças e jovens de Acari.

Como funciona o ecoponto da Comlurb

O ecoponto é uma área organizada para coleta de lixo na comunidade. Onde antes era feito descarte irregular de resíduos hoje ocorre o armazenamento de maneira ordenada, independentemente dos caminhões da Comlurb que já passam pela comunidade. O lixo orgânico é colocado pelos moradores numa caixa de compactação, como se fosse um caminhão de pequeno porte e sem rodas. Em duas caçambas são depositados entulhos, móveis velhos e resíduos de obras, por exemplo. O caminhão passa regularmente para levar a caixa de compactação já cheia e trocá-la por outra, e os funcionários da Comlurb fazem a remoção do material das caçambas.

Com isso, os moradores aprendem a fazer a separação correta do lixo e também a manter a área sempre limpa, ao depositar os resíduos nos lugares apropriados.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio

 

Reportar Erro
Send this to a friend