Cleber Verde lança frente em Defesa dos Despachantes Documentalistas

Republicano é o presidente do colegiado. Profissão de despachante documentalista é exercida atualmente por 30 mil pessoas em todos os estados

Publicado em 2/4/2016 - 00:00

Cleber Verde lança frente em Defesa dos Despachantes Documentalistas
Cleber Verde é o presidente do colegiado. Profissão de despachante documentalista é exercida atualmente por 30 mil pessoas em todos os estados

 

Brasília (DF) – Foi lançada nesta semana, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista pelos Direitos dos Despachantes Documentalistas do Brasil, que terá como presidente o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA). De acordo com dados da Confederação Nacional dos Despachantes Documentalistas, a profissão é exercida atualmente por 30 mil pessoas em todos os estados.

Cleber Verde lança frente em Defesa dos Despachantes DocumentalistasVerde explicou que o grupo vai reunir todas as propostas em tramitação no Congresso Nacional sobre os despachantes documentalistas e definir as prioridades junto ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais para que elas possam ser apreciadas e votadas nas comissões. “A frente vai exercer o papel de facilitar o diálogo entre os Detrans e os despachantes nos estados”, disse o deputado.

O presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Ceará, Sérgio Holanda, explicou que a profissão foi regulamentada em 2002, mas vetos à lei impedem os conselhos de realizarem a fiscalização, o que, segundo ele, prejudica os profissionais da área e a população. “Não havendo fiscalização, existe a grande possibilidade de falsos profissionais, de pessoas que não são habilitadas estarem fazendo exercício ilegal da profissão, lesando o contribuinte, lesando a sociedade”, afirmou Holanda.

“O exemplo do que é feito em Santa Catarina nós queremos que seja copiado nos demais estados. Esse entrave que tem hoje é em função da dificuldade de diálogo do despachante com os representantes dos Detrans dos respectivos estados e, a partir daí, a Frente tem esse papel fundamental de aproximar, de fazer esse diálogo e flexibilizar o trabalho dos despachantes em favor da população”, disse.

Fonte e fotos: Agência Câmara de Notícias
Edição: Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend