Rosangela Gomes

Rosangela Gomes

| Deputada Federal (RJ) - Licenciada | 3º Vice-Presidente Nacional do Republicanos | Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro | Coordenadora do Observatório Nacional de Combate à Violência contra a Mulher

Total de 76.292 VOTOS

Biografia

Rosangela de Souza Gomes, nasceu em Nova Iguaçu (RJ), no dia 27 de dezembro de 1966. É formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduada em Políticas Públicas e Direito Público pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Começou sua jornada profissional como vendedora ambulante, trabalhou como auxiliar em serviços gerais em uma clínica dentária e foi instrumentadora cirúrgica e auxiliar de enfermagem na Cruz Vermelha, no Hospital Renaud Lambert e no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu (RJ). Sua luta pelo povo começou há 20 anos, quando abraçou a causa da juventude menos favorecida e abandonada pela sociedade.

Foi vereadora por três legislaturas no município da Baixada Fluminense, onde há 12 anos, não tinha representação feminina. Em 2000, foi a única mulher na Câmara Municipal. Em 2004, foi reeleita como a vereadora mais votada.

Nas Eleições 2006, Rosangela Gomes atendeu a convocação do seu partido a concorrer ao Senado Federal, surpreendendo o cenário político atingindo a marca de 262.132 votos, como suplente.

De 2007 a 2010, foi coordenadora do PRB Jovem, que depois passou a se chamar PRB Juventude, hoje denominado Jovens Republicanos.

Já em 2010, foi eleita para o primeiro mandato como deputada estadual. Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, foi presidente da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e atuou nas comissões de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião; Defesa dos Direitos da Mulher; Saneamento Ambiental e Segurança Alimentar e também foi relatora da Comissão Especial para Tratar da Deficiência do Abastecimento de Água na Baixada Fluminense.

Em 2014, foi eleita deputada federal pelo Republicanos Rio de Janeiro com 101.686 votos, e reeleita em 2018 com 63.952 votos.

Foi secretária nacional do Mulheres Republicanas por 10 anos.

Nas eleições 2022, conquistou 76.292 votos para o terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

Após a eleição, foi chamada para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Tomou posse no cargo em fevereiro de 2023.

Assumiu em maio de 2023 a coordenação do Observatório Nacional de Combate à Violência contra a Mulher do Republicanos.

Confira todas as matérias AQUI.