Waldir Canal trabalhou pela instalação de aparelhos de ginástica nas praças

Em abril de 2014, republicano defendeu a urgência da instalação desses equipamentos.

Publicado em 6/1/2015 - 00:00

waldir-canal-trabalha-pela-instalacao-de-aparelhos-de-ginastica-09-04-14 cópia
Em abril de 2014, republicano defendeu a urgência da instalação desses equipamentos.

 

RETROSPECTIVA

Porto Alegre (RS) – No mês de abril de 2014, o vereador Waldir Canal (PRB-RS), autor da emenda que determina verba à implantação de equipamentos de ginástica em praças da Capital,  defendeu a urgência da instalação desses equipamentos, em reunião com o secretário municipal da Acessibilidade, Raul Cohen.

Naquela época, o vereador informou que recebia dezenas de pedidos de comunidades, para que ele promovesse ações em benefício à qualidade de vida, envolvendo idosos e portadores de necessidades especiais, ao explicar a importância do apoio do secretário Raul Cohen para viabilidade da instalação de equipamentos híbridos de ginástica em praças e parques da cidade, ao lembrar que a “academia ao ar livre, além dos benefícios à saúde, possibilita a sociabilização dos indivíduos, recreação e estímulo aos hábitos saudáveis, sem custo aos usuários”.

Waldir Canal pediu ao secretário Municipal da Acessibilidade, Raul Cohen, que priorizasse praças que pudessem abranger um maior número de comunidades, que tivessem a possibilidade de acolher instituições de saúde ou de ensino, dando como exemplo a praça Arco Verde, “que está localizada nos arredores de instituições de saúde, como o hospital Cristo Redentor, do Centro de Saúde IAPI, da Unidade de Pronto Atendimento 24”, apresentando o nome das praças e parques que, naquela época, já estavam grafadas no planejamento orçamentário, para atendimento aos ditames da Lei.

Raul Cohen, ao parabenizar a iniciativa do vereador Canal, disse que “é parceiro às causas que promovem a inserção social”, ao ressaltar que já estaria trabalhando para instalação dos referidos equipamentos em 10 praças da cidade. O secretário explicou, ainda, que as providências envolviam um conjunto de secretarias municipais, tais como SMOV e SMAM, para adequações dos espaços e a efetiva instalação dos aparelhos de ginástica.

Ao agradecer a receptividade e as “boas notícias”, o vereador Waldir Canal aproveitou a oportunidade para solicitar, juntamente com o secretário adjunto municipal do Idoso, André Canal,  a implantação de corrimão em praças com escadas, para facilitar o acesso de idosos pessoas com dificuldades diversas. O vereador disponibilizou, ainda,  os dados técnicos e recomendações de especialistas da saúde, que justificam a  defesa dessa causa, os quais comprovam que a prática de exercícios físicos, realizada de forma regular, estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes,  moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade; além de melhorar a saúde mental e  prevenir a depressão.

Na lista de praças sugeridas por Waldir Canal, para instalação de “academia hibrida ao ar livre”, estão: Arco Verde, Encol, José Carneiro Cruz, Da Feb, México, José de Andrade Zachia, Pinheiro Machado, Humaitá, Majjor Joaquim de Queiroz, Lampadosa, Da Amizade, Guia Lopes, 11 de Dezembro, Inácio Antônio da Silva, Professor Jorge dos Santos Rosa, entre outras; além dos Parques Farroupilha, Germânia, Humaitá e Marinha do Brasil.

 

Fonte e foto: Ascom – vereador Waldir Canal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend