Vitor Paulo denuncia crescimento de maus-tratos aos idosos

De acordo com republicano, de janeiro a maio de 2012, houve um crescimento de mais de 200% de registros em relação ao mesmo período em 2011

Publicado em 24/1/2013 - 00:00

 

sb_24_1_13_destaque03_rj_vitor_paulo_denuncia_maus001
O republicano lembrou também que a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso está atenta ao tema e consolida, paulatinamente, as intenções de luta pelos direitos dos idosos

Brasília (DF) – O presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso, deputado federal Vitor Paulo, do PRB fluminense, apresentou em setembro de 2012 dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revelam o crescimento dos maus-tratos sofridos pelos idosos no Brasil.

“O Brasil tem 17,6 milhões de idosos, número maior que em países sul-americanos como Chile, Uruguai e Paraguai. Considerando que o aumento da longevidade no País passa a ser uma realidade, as denúncias de violência aumentam. No Disque 100 (Disque Direitos Humanos), de janeiro a maio deste ano, houve um crescimento de mais de 200% de registros no módulo idosos, em relação ao mesmo período de 2011. Foram contabilizadas 7.253 denúncias nos 5 meses iniciais de 2012 contra 2.342 no mesmo período do ano passado”, lamentou o parlamentar em pronunciamento no Plenário da Câmara à época.

Os Estados que lideram o ranking sobre denúncias de violência contra os mais velhos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Diante dessa problemática, Vitor Paulo defende a criação de conselhos municipais em todas as cidades brasileiras para fortalecer a defesa dos idosos e melhorar a fiscalização dos serviços públicos prestados à terceira idade. “Muito ainda tem que ser realizado, pois um País com mais de 193 milhões de habitantes e vasto contingente de idosos em progressão não pode e não deve descuidar desse segmento. O Estatuto do Idoso foi um avanço, porém, a prática ainda deixa a desejar. É um trabalho para médio e longo prazo, pois envolve a sensibilização e conscientização dos infantes, adolescentes e jovens para essa questão”, ponderou.

O republicano lembrou também que a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso está atenta ao tema e consolida, paulatinamente, as intenções de luta pelos direitos dos idosos.

Fonte: Ascom – deputado federal Vitor Paulo
Foto: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend