Tocantins conquista mais parques aquícolas e pôde responder por 30% da produção nacional

Tocantins-tera-mais-parques-aquicolas-podera-responder-por-30-da-producao-nacional001-16-04-14

Ministro Eduardo Lopes anunciou em abril de 2014 a demarcação de áreas.

 

Palmas (TO) – O governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura, criou condições para que o Estado do Tocantins possa responder por até 30% da produção atual da aquicultura brasileira. Foi o que garantiu no mês de abril de 2014 o ministro Eduardo Lopes (PRB), ao lançar mais três projetos de cultivo em três reservatórios de hidrelétricas. Naquela época, ele anunciou a licitação de três parques aquícolas no reservatório de Palmas, na Hidrelétrica de Lajeado, e a demarcação de criatórios nos lagos de Peixe Angical e São Salvador. A capacidade produtiva máxima estabelecida pela Agência Nacional de Águas (ANA) passa das 100 mil toneladas para os três projetos. Serão criadas espécies nativas como o pirarucu, o pacu, o tambaqui e o surubim. Também estava presente o deputado federal César Halum (PRB-TO).

Tocantins-tera-mais-parques-aquicolas-podera-responder-por-30-da-producao-nacional002-16-04-14“Nossa meta, a partir de agora, é fazer com que essas áreas comecem a produzir o quanto antes”, destacou o ministro, ao discursar na cidade de Peixe, ao lado do governador do Estado, Sandoval Cardoso. “Nós acreditamos muito na aquicultura, que poderá levar o desenvolvimento para a região Sudeste do Estado. Por isso vamos dar todo o apoio a essa iniciativa”, assegurou o governador à época.

O ministro Eduardo Lopes, lembrou que, com o desenvolvimento dos cultivos em Tocantins, o governo planeja novos investimentos, com o objetivo de estruturar toda a cadeia produtiva. “Mercado não nos falta. O Brasil hoje é importador de pescados. E não podemos aceitar que um país tão grande, com tanto potencial, produza e exporte menos que o Vietnã, que é menor que o Estado do Rio de Janeiro”, complementou.

Os prefeitos das cidades lindeiras aos lagos de Peixe Angical e São Salvador acreditam que a aquicultura é o caminho para que os reservatórios se transformem em estruturas produtivas, capazes de gerar desenvolvimento para a região, apontada como integrante do chamado “corredor da pobreza”, que vai do Norte ao Sertão Nordestino. “É uma nova alternativa de renda, que pode mudar a realidade da nossa cidade”, observou a prefeita de Peixe, Neila Pereira. “Esse projeto trará sustentabilidade ao pescador e desenvolvimento para a nossa cidade”, concordou o prefeito de São Salvador, Charles Barbosa.

Tocantins-tera-mais-parques-aquicolas-podera-responder-por-30-da-producao-nacional004-16-04-14Crédito Garantido

Naquele período, assim que as licitações fossem concluídas, os pescadores e aquicultores envolvidos com os projetos poderiam contar com o Plano Safra da Pesca e da Aquicultura. Segundo Eduardo Lopes, o Ministério não mediria esforços para remover todo e qualquer entrave que for imposto aos produtores e venha inibir o acesso ao crédito. Ele lembrou que, em 2013, Tocantins obteve somente R$ 6 milhões em créditos do programa. Com os títulos de cessão de uso da água pública, ainda conforme o ministro, os produtores e pescadores ficam aptos a participar do Plano Safra. Somente para 2014 ainda estavam disponíveis mais de R$ 3 bilhões.

“Hoje eu deixo o Tocantins com a sensação de estar cumprindo o meu dever. Quando eu assumi como ministro, a presidenta Dilma me deu a tarefa de aumentar a produção de pescados e nós estamos trabalhando para atingir esse objetivo”, complementou Eduardo Lopes naquele ano.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest