Sucesso nas eleições municipais e trabalho de Marcos Pereira no exterior marcam o mês

O PRB conquistou 106 prefeituras em todo o País, com destaque para as vitórias de Marcelo Crivella no Rio de Janeiro (RJ) e Daniel Guerra em Caxias do Sul (RS)

Publicado em 23/1/2017 - 00:00

retrospectiva-outubro-2016

Nas eleições municipais de 2016, disputadas em outubro, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) foi o que mais cresceu no número de eleitores entre os 10 maiores partidos do Brasil, conquistando 3,8 milhões de votos para prefeito no 1º turno das eleições municipais 2016. O resultado positivo corresponde a um crescimento de 51% em relação a 2012, que registrou 2,5 milhões de votos. Já na votação para vereador, o aumento foi de 42%, somando mais de 4 milhões de votos contra um pouco mais de 2,8 milhões conquistados na eleição anterior. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Folha de São Paulo, divulgado no último dia 3.

Diferente da maioria dos partidos, o PRB foi um dos que mais conseguiu ampliar o número de prefeitos em todo o país nas eleições 2016. Saiu de 80 em 2012 para 106, um aumento de 32,5% de prefeitos eleitos. O número de vereadores também aumentou para 1.604, o que representa um crescimento de 32,8% em comparação a 2012, quando elegeu 1.207. Foram eleitos ainda 145 vice-prefeitos e, em 22 capitais, o partido elegeu 37 vereadores, sendo oito mulheres desse total.

O Rio de Janeiro é 10

No dia 30 de outubro, a população da capital do Rio de Janeiro foi às urnas para eleger o senador Marcelo Crivella (PRB), ao cargo de prefeito da segunda mais importante cidade do Brasil pelos próximos quatros anos. O republicano, que já havia vencido o primeiro turno com cerca de 840 mil votos, dobrou o número de eleitores no segundo turno, obtendo mais de 59% dos votos válidos.

Caxias do Sul é 10

Daniel Guerra (PRB) foi eleito, no dia domingo 30 de outubro, prefeito de Caxias do Sul (RS), município a 128 km de distância da capital Porto Alegre. O republicano recebeu 148.501 votos, o que corresponde a 62,79% dos votos válidos. Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 293.417 eleitores.

Mulher na política

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) é um partido que investe na participação das mulheres na política, não somente como militantes, mas, principalmente incentivando que se apresentem como candidatas nos pleitos eleitorais. E o resultado no domingo (2/10) não poderia ter sido diferente, o partido conseguiu eleger 11 republicanas prefeitas.

Juventude republicana

O resultado das eleições 2016 revelou mais uma importante conquista do PRB. Além de eleger mais de 1.600 vereadores e 106 prefeitos, a sigla contará a partir de janeiro de 2017 com mais jovens nas câmaras municipais e prefeituras em várias cidades. Dados da coordenação nacional do PRB Juventude relevam que foram eleitos 125 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos com até 29 anos de idade em todo o País – faixa etária definida pelo Estatuto da Juventude.

Capitais

Empenhado em contribuir com o desenvolvimento do país, o PRB elegeu, nas eleições municipais, 37 vereadores em 22 capitais brasileiras. O resultado reforça o compromisso dos dirigentes municipais em ampliar a presença da boa política defendida pelo partido.

Diversidade

Entre os maiores partidos em constante crescimento, o PRB é também uma das siglas que tem elegido cada vez mais representantes de diversos segmentos sociais. Dentre esses, estão sete vereadores indígenas, eleitos no último dia 2 de outubro, para representar não apenas seus povos, mas, sim, os interesses da população dos seus respectivos municípios. Em todas as cinco regiões brasileiras o PRB terá, pelo menos, a partir de janeiro de 2017, um representante indígena. Destes, três são mulheres.

Marcos Pereira no exterior

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), assinou, em Buenos Aires, no dia 3 de outubro, duas declarações conjuntas para facilitar o comércio bilateral e o desenvolvimento produtivo do Brasil e da Argentina. Marcos Pereira integrou a comitiva oficial do presidente Michel Temer, que cumpriu agenda na Argentina e no Paraguai.

Nos dias 11 e 12 de outubro, Marcos Pereira (PRB) esteve em Macau, na China, para a quinta edição da Conferência Ministerial do “Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”. No último dia do Fórum, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, participou de um evento com mais de 500 empresários chineses, a quem convidou a investir no Brasil.

No encerramento do evento, o ministro Marcos Pereira destacou as medidas tomadas pelo governo brasileiro para a retomada do crescimento econômico do país, principalmente nas áreas de investimento e cooperação empresarial. “Entendemos ser essencial promover o empreendedorismo e a internacionalização de nossas empresas, de modo a nos integrarmos cada vez mais às cadeias globais de valor”, afirmou.

Também no mês de outubro, ao participar do 6° Encontro de Ministros de Comércio dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Nova Déli, na Índia, o ministro Marcos Pereira (PRB) endossou um conjunto de documentos que busca integrar o comércio e o desenvolvimento dos países do grupo. Ainda na Índia, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços participou de encontros bilaterais para incentivar investimentos e o comércio entre os países do bloco.

Em Weimar, Alemanha, o ministro Marcos Pereira participou no dia 17, do 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, um dos mais importantes mecanismos bilaterais mantidos entre os dois países. Para uma plateia de quase 500 empresários alemães e brasileiros, Marcos Pereira falou sobre a importância da parceria bilateral em diversos aspectos, entre eles, a elaboração da política brasileira de indústria 4.0.

Por Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend