Séfora solicitou disciplina de Libras nas escolas de Porto Alegre

Republicana pretendia aumentar a inclusão nas escolas .

Publicado em 2/1/2015 - 00:00

Séfora solicitou disciplina de Libras nas escolas de Porto Alegre
Republicana pretendia aumentar a inclusão nas escolas.

 

RETROSPECTIVA

Porto Alegre (RS) – Um Projeto de Lei protocolado em janeiro de 2014 na Câmara de Vereadores da Capital pretende aumentar a inclusão nas escolas em Porto Alegre. A proposta apresentada pela vereadora Séfora Mota (PRB-RS) previa a inclusão da Língua Brasileira dos Sinais (Libras) nos currículos escolares de todas as escolas, públicas ou privadas, localizadas no município.

A Libras, que teve sua origem na língua de sinais francesa, é uma forma de comunicação dos surdos. Foi reconhecida como segunda língua oficial do Brasil pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e, posteriormente regulamentada por meio do Decreto 5626/2005; que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É dever do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Desde então, foi estabelecido que a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Para a vereadora, que à época era presidente da Frente em Defesa das Pessoas com Deficiência, só com o aprendizado das diferenças teremos um convívio com igualdade. “Hoje, todas as crianças convivem no mesmo espaço escolar e na sociedade. Por esta razão, temos que conhecer e oportunizar às crianças, com ou sem deficiência, o conhecimento de outras formas de comunicação que possibilitem a interação com todos” disse Séfora.

Texto e fotos: Ascom vereadora Séfora Mota

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend