Sancionada em agosto de 2014 lei de Evandro Garla que garante mais segurança nas escolas

Lei prevê, por exemplo, ampliação e melhoria da iluminação pública.

Publicado em 13/1/2015 - 00:00

 

Crédito: Ana Volpe/Jornal do Senado Data: 23/06/2006 Local: Bras
Lei prevê, por exemplo, ampliação e melhoria da iluminação pública

 

Brasília (DF) – Em agosto de 2014, o então governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, sancionou a Lei nº 5.385/2014 do deputado distrital Evandro Garla (PRB), que estabelecia diretrizes para garantir mais segurança em área escolar pública e particular.

Entre as medidas, estava a ampliação e melhoria da iluminação pública, instalação de câmeras de segurança, limpeza de terrenos abandonados, poda de árvores, fiscalização dos comércios, em especial o ambulante, com o objetivo de coibir a venda de bebidas alcoólicas, cigarros, jogos indevidos e entorpecentes. A norma previa, ainda, a promoção de ações educativas que contribuíssem com a prevenção da violência e da criminalidade, bem como, a implantação e manutenção das sinalizações das paradas de ônibus.

Garla-quer-incluir-Hino-DF-em-momentos-civicos-2-PRB-05-05-14Evandro Garla alertou que as escolas da educação básica, públicas e particulares, são as instituições que mais tem sofrido com os efeitos da crescente onda de violência urbana e o tráfico de drogas. “É alarmante o grande número de casos de professores e funcionários vítimas de violência, em especial crianças e adolescentes. O Poder Público tem o dever de criar instrumentos que favoreçam a afirmação da escola como um ambiente natural de aprendizado e de sociabilidade”, ponderou à época.

Outro fator que contribuiria para a segurança nas áreas escolares, segundo Garla, seria a aplicação de diretrizes ligadas à segurança no trânsito. “O aluno da educação básica é o elemento mais frágil e despreparado para conviver no trânsito”, destacou Garla ao considerar que vários condutores desrespeitam a sinalização, dirigem acima da velocidade permitida e apresentam comportamento agressivo. “A norma também vai intensificar e priorizar ações de ordenamento urbano e de fiscalização em áreas de trânsito próximo às escolas”, finalizou o deputado republicano.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto 01: Ana Volpe / Agência Senado
Foto 02: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend