Restaurantes foram obrigados a oferecer alimentos sem glúten na Bahia

 

sidelvan-nobrega-prb-projeto-lei-obriga-restaurantes-oferecer-alimentos-sem-glutem-bahia-foto-divulgacao-19-09-14

Sidelvan Nóbrega destacou medida em setembro de 2014

 

RETROSPECTIVA

Salvador (BA) – Pessoas que têm intolerância ao glúten passaram a ter a esperança de consumir alimentos sem a proteína em restaurantes e estabelecimento congêneres no Estado da Bahia. Era o que passou a prever, em setembro de 2014, o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual, Sidelvan Nóbrega (PRB), que obriga esses estabelecimentos a ter em seus cardápios alimentos sem a proteína para consumo.

sidelvan-nobrega-bahia-prb_2“No Brasil 2 milhões de pessoas sofrem com a doença, mas a maioria ainda está sem diagnóstico. Preocupado com o crescimento da doença é que resolvi elaborar este projeto de lei”, explicou o republicano à época.

O republicano destacou que a doença celíaca é autoimune em que as próprias defesas imunológicas do organismo agridem as células da parte alta do trato gastrointestinal provocada pelo glúten, que interfere na absorção de nutrientes. “A doença não tem cura, mas o tratamento é simples, bastando eliminar o consumo de alimentos que contenham trigo, centeio ou cevada”, ponderou naquele período.

Para Sidelvan Nóbrega, a falta de lei que obrigue os restaurantes e estabelecimentos similares informarem que os alimentos fornecidos possuem adição de glúten faz com que os consumidores portadores da doença celíaca fiquem sujeitos a sofrer danos à sua saúde, tais como, inflamação crônica no intestino delgado, gases, diarreia, prisão de ventre, emagrecimento e desconforto abdominal.

Pelo texto, os estabelecimentos deverão oferecer, no mínimo, duas opções de refeições sem a proteína, devendo conter ainda o selo de qualidade emitido pela Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). A fiscalização ficará por conta dos órgãos competentes do Estado e Município.

 

Fonte: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest