Proibição do uso de linhas com cerol foi marcado em abril de 2014 no Piauí

Proibição do uso de linhas com cerol foi marcado em abril de 2014 no Piauí

Sancionada lei do deputado republicano Gessivaldo Isaías.

 

RETROSPECTIVA

Teresina (PI) – O estado do Piauí vinha sendo um dos lugares com grande número de casos de acidentes e mortes de motociclistas, que passavam por áreas onde crianças e adolescentes empinavam papagaios (pipas) e acabavam enroscando o pescoço nas linhas. Na maioria dos casos a linha continham cerol, também conhecida como “linha Chilena”. Situações como esta motivaram o deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB-PI) a fazer o projeto de lei de nº 6.485/14, que no mês de abril de 2014 foi sancionado.

De acordo com Gessivaldo, o cerol é uma mistura perigosa e que atinge não somente a motociclistas, como também, prejudica a aeronaves, pedestres, ciclistas, pára-quedistas, skatistas e outros. “O que devia ser uma brincadeira, na verdade, é algo muito perigoso”, explicou, à época, o deputado dizendo ainda que o cerol é uma cola de madeira com vidro moído altamente cortante.

A lei

O documento de nº 6.485/14 foi sancionado em 2014 pelo governador Wilson Martins. Com isso, ficou proibido no Piauí o uso e comercialização de linhas com cerol, lei esta que seria fiscalizada pelo órgão municipal gestor e Polícia Civil e Militar do Piauí. “Mas, qualquer cidadão poderá ser também um fiscal do cerol realizando assim as denúncias”, ressaltou Gessivaldo.

Ainda, a multa para quem fosse pego com linha de cerol seria de R$ 500 reais e, em caso de reincidência, o valor dobraria. Se o infrator fosse menor de idade, os pais responderiam pelo crime. “Podemos assim evitar que muitas outras vidas sofram danos de acidente e até mortes”, completou o republicano naquele período.

Fonte e fotos: Ascom – deputado estadual Gessivaldo Isaías
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest