Primeira fábrica de enlatados de atum e sardinha do Nordeste foi inaugurada em 2014

Primeira-fAbrica-enlatados-atum-sardinha-Nordeste-foi-inaugurada-PRB-EDUARDO-LOPES-FOTO-ASCOM-MPA-001

Eduardo Lopes participou de entrega em setembro de 2014

 

RETROSPECTIVA

São Gonçalo do Amarante (CE) – Com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), e do dirigente empresarial Jesus Alonso – presidente do grupo espanhol Jealsa, um dos maiores da Europa no setor de conserva de pescado, foi inaugurada no mês de setembro de 2014 a primeira fábrica para enlatados de atum e sardinha do Nordeste.

Com capacidade para produzir 10 milhões de latas de pescado por mês, a planta industrial está localizada em São Gonçalo do Amarante, município da Metropolitana de Fortaleza, a 55 km da capital, onde se encontra o porto de Pecém, um dos maiores do Brasil. Além do Nordeste, a unidade previa absorver a produção da região Norte do País.

Para o ministro Eduardo Lopes, a fábrica permitiria que os pescadores tivessem mais motivação para produzir e investir no setor. “Todos sabem que essa fábrica será capaz de absorver muito do pescado capturado e ela será um porto seguro para o setor produtivo”, afirmou à época. Com a concretização dessas perspectivas, o ministro acreditava que essa seria uma oportunidade para a renovação da frota pesqueira, visando aumentar a produtividade com a redução de desperdícios. O ministro adiantou que o novo Plano Safra, a ser lançado agora em 2015, contemplará linhas de crédito melhores para a modernização da frota pesqueira.

Investimentos

A fábrica de enlatados do Ceará está gerando 400 empregos diretos, dos quais 90% para mulheres, consideradas hábeis no manuseio e corte do pescado. Também proporcionará empregos em outras áreas, tendo em vista os insumos requeridos, como molho de tomate, óleo de soja, latas para a conserva e embalagens. Os insumosserão adquiridos no Ceará e em outros estados do Nordeste.

O empreendimento, que exigiu investimentos de mais de R$ 20 milhões, é o resultado da associação da empresa cearense R&B Aquicultura com a Crusoe Foods do Brasil, do grupo espanhol Jealsa.

Primeira-fAbrica-enlatados-atum-sardinha-Nordeste-foi-inaugurada-PRB-EDUARDO-LOPES-FOTO-ASCOM-MPA-002A planta de São Gonçalo do Amarante é a segunda do grupo espanhol no Brasil na área de conservas de pescado. A primeira planta foi instalada no Rio Grande do Sul e uma terceira está programada para o estado do Rio de Janeiro.

De acordo com Jesus Alonso, o grupo Jealsa quer em poucos anos ter uma participação significativa no mercado brasileiro de conserva de pescado, principalmente por oferecer ao consumidor “qualidade e serviço”, nesse caso pela praticidade e diversidade de soluções, como fácil abertura de latas e porções prontas de atum para reuniões e encontros.

Os equipamentos e processos da fábrica cearense são os mais modernos em atividade no País, assegura o engenheiro de pesca Fabiano Lima, um dos sócios brasileiros no empreendimento. “Estão transferindo tecnologia da Europa para o Brasil”, recorda. E complementa: 16 mestres espanhóis, sobretudo mulheres, estão no País treinando mão de obra local nas atividades requeridas pela fábrica.

Além de pescados, o grupo espanhol – que foi criado em 1956 e conta hoje com 4.500 colaboradores – atua com energia, ração animal e meio ambiente. Está presente na Europa, África, América do Norte, América Central e América do Sul.

Impacto no setor pesqueiro

De acordo com Max Mapuranga, outro sócio cearense dos espanhóis, o projeto irá “resgatar a pesca e a indústria pesqueira no Ceará”. A produção da fábrica será escoada pelo porto de Pecém e por rodovias, visando o mercado nacional. Os enlatados serão comercializados com a marca Robinson Crusoe.

Para Emanuel Simões, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Ceará, o novo contexto incentiva pescadores e armadores a venderem a sua produção no estado. Ele lembra que o Ceará conta com aproximadamente 30 mil pescadores artesanais, reunidos em 77 colônias de pesca, das quais aproximadamente 25% no litoral.

Compareceu ainda à inauguração da fábrica o secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará, Francisco Sales de Oliveira, representando o governador Cid Gomes; e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Francisco Cláudio Pinto Pinho; entre outras autoridades e lideranças do setor pesqueiro.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest