Otoniel Lima cobra votação da PEC 300

sb_26_1_13_destaque03_sp_otoniel_lima_pec300_001

Otoniel deixou por momentos de ser um parlamentar e discursou como um policial, revoltado com as condições de trabalho a que estão sendo submetidos seus colegas

Brasília (DF) – No mês de novembro de 2012, em tom de desabafo, o deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP) discursou no plenário da Câmara e exortou os demais parlamentares a colocarem em votação a Proposta de Emenda Constitucional que assegura a equiparação salarial dos policias e bombeiros militares de todo o Brasil, a PEC 300. Em seu pronunciamento, Otoniel lembrou o verdadeiro extermínio a que estavam sendo submetidos os policias no estado de São Paulo e cobrou das autoridades medidas eficazes para aumentar a segurança das corporações.  “Nesse momento, em que aqui falo, pode já ter chegado a 100 o número de polícias mortos em São Paulo, em uma ação orquestrada por marginais e que conta com a conivência de quem se cala diante de tamanho absurdo”.

Otoniel deixou por momentos de ser um parlamentar e discursou como um policial, revoltado com as condições de trabalho a que estão sendo submetidos seus colegas. “Senhores deputados, hoje quem fala aqui não é um parlamentar, mas um integrante dessas forças de segurança que está vendo dia após dia colegas serem mortos em crimes com todas as características de extermínio”.

O deputado destacou que em apenas três dias foram registradas 31 mortes na capital paulista e zona metropolitana. “Não só de policiais, mas também de civis, em uma escalada de violência que só encontra paralelo em conflitos históricos ou em ataques terroristas. E, mesmo assim, estatisticamente, as Guerras do Brasil têm se mostrado tão ou mais eficientes em sua crueldade e na perda de vidas humanas quanto conflitos como os da Palestina, Iraque e Afeganistão”.

Otoniel lembrou que não defende o uso da violência como solução para essa situação, “embora entenda a revolta que toma conta das corporações quando se vêm açodadas e emparedadas, enquanto marginais, riem e as organizações de Direitos Humanos se calam, ou apresentam apenas estatísticas, relatórios e argumentos tendenciosos”.

Além de cobrar rigor na aplicação da lei, tempestividade na adoção de medidas preventivas, Otoniel exigiu investimentos do setor público. “Contra a bala não há argumentos. Há equipamentos de proteção, medidas de prevenção, tudo o que temos reiteradamente pedido quando denunciamos o sucateamento das forças de segurança no país. E falo de todas elas, até de nossas Forças Armadas e da Polícia Federal”.

Entre os investimentos, o parlamentar defendeu a aprovação da PEC 300, como uma forma de aplicar uma política remuneratória condizente com a realidade econômica que pode retirar policiais de lugares de risco, onde muitos são obrigados a morar, além de contribuir para a diminuição do número daqueles que são obrigados a fazer os famosos bicos – ou seja, trabalhar no horário de folga, geralmente em atividades e locais de alta periculosidade para complementar suas rendas. “Cremos que essa medida, assim como a aquisição de novos equipamentos e a repressão com o uso de inteligência contra os grupos desses covardes marginais, poderia salvar a vida de muitos policiais”.

Ele concluiu afirmando esperar que a parceria anunciada entre o governo do estado de São Paulo e o Governo Federal dê resultados no combate a criminalidade. “Mas nós, do Legislativo, também temos nossa cota de responsabilidade. Passa da hora de darmos a devida prioridade à votação da PEC 300, possibilitando um pouco mais de dignidade à vida desses corajosos policiais. Vida essa que, a julgar pelas estatísticas paulistanas, não tem valor para a bandidagem. E para nós? Qual o valor delas?”, questiona.

Texto: Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB
Foto: PMESP

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!