Ministro Eduardo Lopes participou de fórum da FAO

ministro-eduardo-lopes-participou-de-forum-da-fao-foto-ascommpa-10-01-15-01

Comitê é considerado o principal fórum mundial dedicado às questões do setor pesqueiro

 

RETROSPECTIVA 

Brasília (DF) – Em junho de 2014, o ministro Eduardo Lopes (PRB-RJ), da Pesca e Aquicultura, participou da 31ª Sessão do Comitê de Pesca (COFI) da Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, Itália. O comitê, que se reúne a cada dois anos, é considerado o principal fórum mundial dedicado às questões do setor pesqueiro.

No momento, a 31ª Sessão adquire especial importância pelo papel relevante do pescado na alimentação mundial. O pescado é a proteína animal mais saudável e consumida do planeta, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um desafio é a necessidade de suprir o mercado, cada vez mais de forma sustentável e com a participação da aquicultura, o cultivo de pescado.

ministro-eduardo-lopes-participou-de-forum-da-fao-foto-ascommpa-10-01-15-02A produção global de peixes, moluscos e crustáceos, em ambientes marinhos e de água doce, é da ordem de 160 milhões de toneladas por ano. Hoje, aproximadamente 50% do que é consumido já provêm da aquicultura.

Outros grandes temas estão sendo tratados nessa reunião, como “pesca em pequena escala”; “processos e instrumentos regionais e globais; “pesca continental”; “comércio pesqueiro”; e questões administrativas relacionadas ao funcionamento do comitê.

 Segurança alimentar e nutricional

Desde o início de 2012 o brasileiro José Graziano está à frente da direção geral da FAO. Para ele, o foco da entidade deve ser a segurança alimentar e nutricional, de forma a garantir apoio a países de baixa renda e com déficit alimentar.

Durante sua estada em Roma, o ministro Eduardo Lopes manterá encontros com José Graziano, bem como com o Diretor-Geral Assistente (Pesca e Aquicultura) Árni M. Mathiesen, e chefes de delegação de outros países presentes à reunião.

No início de maio deste ano, o ministro Eduardo Lopes  se encontrou com o Diretor-Geral José Graziano, durante a  33ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, realizada no Chile. Na oportunidade, o ministro lembrou os avanços do Brasil no setor aquícola, que é apontado pela FAO como alternativa para garantir ao mundo o suprimento necessário de proteína até a metade do século 21.

No cenário internacional, o Brasil é um dos países em melhores condições de expandir os cultivos de pescado. Possui grandes reservatórios públicos, um extenso litoral, espécies promissoras, clima favorável, milhares propriedades rurais e disponibilidade de ração para os criatórios.

Ainda no Chile, Graziano convidou o ministro Eduardo Lopes a apresentar na 31ª Sessão do Comitê de Pesca a experiência brasileira no setor – importante para a segurança alimentar e nutricional. Por isso, esta apresentação é aguardada com expectativa por representantes de diversos países.

O Comitê

Criado em 1965, o Comitê de Pesca (COFI) é um órgão subsidiário do Conselho da FAO. É atualmente o único fórum intergovernamental global, onde as principais pescarias internacionais e os problemas de aquicultura e questões são examinados. Através dele, recomendações são dirigidas a governos, organismos regionais de pesca,  ONGs e entidades trabalhistas.  O COFI também tem sido um fórum para acordos e recomendações  globais.

 

Fonte: MPA
Edição: Helen Assumpção  / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest