Marcos Pereira faz balanço dos seus três anos de gestão

Desafio do líder nacional do PRB de dobrar as bancadas nas eleições de outubro foi alcançado.

Publicado em 7/1/2015 - 00:00

marcos-pereira-faz-balanco-dos-seus-tres-anos-de-gestao-foto-jesse-vieira-07-01-15-01
Desafio do líder nacional do PRB de dobrar as bancadas nas eleições de outubro foi alcançado.

 

RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – “O que eu puder fazer, eu vou fazer. Darei a minha vida por esse trabalho, por esse partido. Faremos esse sonho se tornar realidade”. Foi com esse compromisso que o advogado Marcos Pereira tomou posse como presidente nacional do PRB em 09 de maio de 2011, em Brasília. Aclamado por unanimidade pela Executiva Nacional durante a VIII Convenção do partido, Pereira substituiu o deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ) na condução da legenda.

marcos-pereira-faz-balanco-dos-seus-tres-anos-de-gestao-foto-jesse-vieira-07-01-15-02Com metas de crescimento ambiciosas e uma visão política aguçada para um homem que passara os últimos 15 anos mergulhado no mundo corporativo, Marcos Pereira sabia bem dos desafios que viriam pela frente. Seus primeiros movimentos no tabuleiro político sinalizaram que sua gestão não seria decorativa. Ao filiar o apresentador e ex-deputado federal Celso Russomanno em setembro de 2011, apenas quatro meses depois de sua posse, o líder do PRB despertou a atenção de alguns caciques. “Quem é esse Marcos Pereira?”, perguntavam.

Em seu discurso inaugural, Pereira deu início a uma ampla campanha de filiações em todo Brasil. Projetou visitar os 27 estados, dos quais já esteve em 22, e mirou nas eleições de 2012, a segunda corrida municipal do PRB desde sua fundação, em 2005. Naquele ano, foram eleitos 79 prefeitos e 1207 vereadores ante aos 53 prefeitos e 780 vereadores em 2008. Embora não tenha vencido, a projeção do PRB com disputa de Russomanno em São Paulo estabeleceu um marco que separou o “partido nanico” do grande potencial. O curso da história havia mudado.

O número de filiados também cresceu em todo o Brasil. Em março de 2011, o PRB tinha 221.776 inscritos no partido. Três anos depois são contabilizados 301.897. São 80.121 republicanos a mais que colocaram o PRB como um dos partidos que mais avançaram no país. Somente no estado de São Paulo, o salto foi de 29.372 filiados para 36.862. A capital paulista subiu de 4.604 para 5.271. O estado do Paraná e o Distrito Federal, por exemplo, também registraram crescimento substancial. “Mais que números, buscamos pessoas de qualidade para compor nossos quadros”, diz Pereira.
marcos-pereira-faz-balanco-dos-seus-tres-anos-de-gestao-foto-jesse-vieira-07-01-15-03PRB: o partido da gestão

Nesses últimos três anos, o PRB alcançou posição de destaque ao assumir o Ministério da Pesca e Aquicultura com o senador Marcelo Crivella (e agora com Eduardo Lopes). Além de imprimir um novo ritmo de crescimento para o setor pesqueiro no Brasil, antes esquecido, o PRB provou sua capacidade de gestão e a prática da boa política que tem o cidadão brasileiro como prioridade.

Sob a batuta de Marcos Pereira, o PRB também ocupa as secretarias de Esporte e do Idoso no Distrito Federal, de Desenvolvimento Social em São Paulo e de Justiça na Bahia. “O bom trabalho que nossos secretários estão desenvolvendo é fruto dessa nova postura política que tem os interesses públicos em primeiro lugar”, afirma o líder republicano.

marcos-pereira-faz-balanco-dos-seus-tres-anos-de-gestao-foto-jesse-vieira-07-01-15-04Outro importante avanço conduzido por Pereira foi a inauguração da nova sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em Brasília e a expansão de suas atividades educacionais. O espaço conta com 600 m² divididos entre auditório, biblioteca, sala de inclusão digital e de reuniões. A FRB também inaugurou sua primeira subsede na capital paulista e implantou recentemente cursos à distância online. Mais de 11 mil brasileiros já participaram de alguma das atividades oferecidas pela instituição. Além disso, a Fundação Republicana Brasileira é o braço intelectual do PRB, com discussões de projetos e propostas políticas.

 

Meta de dobrar bancadas em 2014 é alcançada

Marcos Pereira projetou metas ousadas para 2014: o objetivo era no mínimo dobrar de oito para 16 o número de deputados federais eleitos, e de 19 para 40 estaduais. Para isso, o presidente do PRB intensificou a presença nos estados. A meta foi cumprida e o PRB fez história ao eleger 21 deputados federais, 32 deputados estaduais e um distrital. Foram mais de 8,8 de brasileiros que apostaram no 10 nas eleições de outubro.

Texto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend