Guerra anunciou projeto de incentivo ao uso de energia solar em edificações

Em abril de 2014, o intuito da proposta era colaborar com a adoção de fontes limpas e mais sustentáveis.

Publicado em 6/1/2015 - 00:00

daniel-guerra-caxias-do-sul-prb-rs-projeto-de-incentivo-ao-uso-de-energia-solar-em-edificacoes-02.04
Em abril de 2014, o intuito da proposta era colaborar com a adoção de fontes limpas e mais sustentáveis.

 

 

Caxias do Sul (RS) – No mês de abril de 2014, um projeto de lei para criar o programa de incentivo ao uso de energia solar nas edificações de Caxias do Sul foi anunciado pelo vereador Daniel Guerra (PRB). Durante sessão plenária, o republicano destacou que a redução da emissão de gás carbônico (CO²) nas cidades é um dos maiores desafios que a humanidade vai encarar nos próximos anos. Guerra ponderou que o objetivo do programa é promover medidas de aproveitamento de energia solar para, por exemplo, aquecer água e acender lâmpadas.

Outra intenção é conscientizar a população sobre os benefícios da iniciativa. Guerra enfatizou, ainda, que a proposta visa colaborar com a criação de formas ecológicas, sustentáveis e renováveis para obter energia.

À época, o vereador informou que, nas cidades mais industrializadas, as emissões de CO² chegam a ser de duas a seis vezes maiores que o aceitável, de 3,3 toneladas per capita. No entanto, de acordo com o parlamentar, existem diversas alternativas para a geração de energia limpa, com grande capacidade de fornecimento. Uma delas é a solar. De acordo com o parlamentar, o Brasil possui poucos equipamentos de conversão de energia vinda do sol e, nos dias atuais, investe em outras fontes.

O republicano informou que, segundo estudos, a cada m² de coletor solar, comparado com outras formas de obtenção de energia, evita-se a inundação de 56m² de terras férteis com novas hidrelétricas. Também permite economizar aproximadamente 55kg de gás de cozinha por ano, além de 66 litros de óleo diesel/ano. Pode, ainda, proporcionar uma economia em torno de 215kg de lenha anuais.

Texto: Ascom – vereador Daniel Guerra
Foto: Rafael Lopes

 

Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend