Gestão do PRB beneficiou paulistas em extrema pobreza

Gestão do PRB beneficiou paulistas em extrema pobreza

 

RETROSPECTIVA

São Paulo (SP) – Em fevereiro de 2014, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social liberou a aquisição de materiais permanentes para os beneficiados do Programa São Paulo Solidário. A partir daquele instante, os recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) destinados aos municípios puderam ser utilizados, por exemplo, na compra de mobiliário, máquinas e ferramentas.

Esta foi uma decisão inédita no Governo do Estado de São Paulo que contava com o empenho do secretário Rogerio Hamam (PRB-SP) e do coordenador de Ação Social da pasta, Vinicius Carvalho (PRB-SP).

Além dos benefícios diretos para os atendidos pelo programa, o recurso pôde ser utilizado na ampliação e melhorias nos prédios dos equipamentos sociais como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“Esta atitude inovadora tem o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e garantir que os recursos atendam de fato às necessidades, com acesso à luz elétrica e água potável, por exemplo”, explicou, à época, o secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam.

Um dos principais incentivadores da mudança, Carvalho sensibilizou-se com a causa ao visitar as 26 diretorias regionais de assistência social (Drads) e ouvir dos gestores do setor sobre a importância de atender às demandas.

“Boa parte do trabalho de combate à extrema pobreza estava limitada por não ver contemplada a possibilidade de aquisição dos bens permanentes. Nossa gestão tem atuado com energia para melhorar a vida dos paulistas que mais precisam”, disse.

Para a coordenadora do Programa São Paulo Solidário, Leila Chnaiderman Aquilino, essa decisão da SEDS “viabiliza a compra de materiais permanentes para o apoio da superação da pobreza multidimensional”, incluindo as áreas de educação, saúde e melhor padrão de vida. “A secretaria inova porque amplia o leque de opções para não somente assistir a essas famílias, como criar condições de desenvolvimento humano”, disse a coordenadora.

Os conceitos da Classificação da Despesa Orçamentária do Estado são fixados pela Portaria CO-02/2012 da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SPDR). Antes da decisão, apenas materiais de consumo (como gêneros alimentícios) e serviços de terceiros (pessoas física e jurídica) eram autorizados a contratar com o recurso. “Uma família que realiza um curso de capacitação em costura, por exemplo, agora poderá adquirir uma máquina para trabalhar. Essa é uma das formas de promover a mobilidade social das pessoas em situação de pobreza”, afirmou Hamam naquele ano.

Programa São Paulo Solidário

O Programa São Paulo Solidário para superação da extrema pobreza visa promover a mobilidade social das pessoas que vivem com algum tipo de privação social. O programa está estruturado em três eixos: a localização feita pelo Busca Ativa; a organização dos dados resultando no diagnóstico, chamado Retrato Social; e a responsabilização efetiva de cada uma delas na superação de suas privações socioeconômicas, com a assinatura da Agenda da Família Paulista. Agora, com o Compromisso Paulista, o Estado garante apoio real para a superação das privações, a partir de investimentos pontuais nas cidades beneficiadas.

A Busca Ativa foi iniciada em 2012 nos 97 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo. Em 2013 foi a vez das outras 483 cidades do interior do Estado. A totalização dos 645 municípios paulistas será em 2014, com a inclusão das 65 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Fonte e foto: Diego Polachini  / Ascom – PRB São Paulo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest