Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Carga foi lançada no Congresso Nacional

R$ 1 BILHÃO: É o prejuízo de cargas roubadas nas estradas do Brasil.

Publicado em 8/1/2015 - 00:00

frente-parlamentar-mista-de-combate-ao-roubo-de-carga-foi-lancada-no-congresso-nacional-foto-douglas-gomes-08-01-15-04
R$ 1 BILHÃO: É o prejuízo de cargas roubadas nas estradas do Brasil.

 

RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – O roubo e furto de cargas figuram entre os crimes que mais crescem no país: O atual cenário contabiliza mais de 15 mil ocorrências do crime, o prejuízo equivale a 1 bilhão de reais em cargas roubadas, dados do ano de 2013 da NTC & Logística. Foi com números alarmantes que o deputado federal, George Hilton (PRB-MG) lançou, no Congresso Nacional, em maio de 2014, a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Carga, que contou com a adesão de 187 parlamentares.

frente-parlamentar-mista-de-combate-ao-roubo-de-carga-foi-lancada-no-congresso-nacional-foto-douglas-gomes-08-01-15-02Para Hilton, o Parlamento precisa unir esforços e estabelecer um cronograma para objetivar soluções. “Se houver uma ação integrada entre as entidades presentes, acredito que, em pouco tempo, os resultados serão obtidos. A atuação das autoridades ainda é precária no combate ao crime de roubo de cargas. O foco é a repressão e a fiscalização para localizar o receptor. Sem receptor, sem crime”, assevera o líder.

O representante da Polícia Rodoviária Federal, Fábio Ramos, além de reforçar a necessidade de ações de governo e de campanhas educativas, ele também apontou que o número do efetivo para o enfrentamento do crime ainda é pouco. “Somos 10 mil policiais federais, temos grupos de enfrentamento a diversos crimes, mas o efetivo ainda é pouco. A receptação é o grande problema. As ações de governo e educativas facilitarão as ações de combate ao crime”, explica Ramos.
Cenário

frente-parlamentar-mista-de-combate-ao-roubo-de-carga-foi-lancada-no-congresso-nacional-foto-douglas-gomes-08-01-15-03O representante da NTC & Logística, coronel Paulo Souza, alertou sobre o crescimento de associações criminosas onde grupos organizados fazem uso também da tecnologia para cometer crimes como a neutralização do rastreamento dos veículos, por exemplo. Segundo ele, 70% dos roubos de cargas ocorrem em áreas urbanas e o registro de ocorrências na região Sudeste ocupa o primeiro lugar do ranking brasileiro.

“O cenário mostra uma curva ascendente: Chegamos a 1 bilhão de reais de cargas roubadas. A região Sudeste é a mais afetada no Brasil com 81,90% de ocorrências de roubo de cargas”, alerta. De acordo com Souza, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, juntos, somam 75% do quadro nacional. Ainda, as estatísticas também apontam mais de 1 bilhão de reais em veículos roubados.

Conforme dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), representada por Marcelo Prado, além do prejuízo financeiro do roubo de cargas, o crime também acarreta um alto índice de mortes. “São 34.1 mortes por 100 mil profissionais de transporte”, aponta. Segundo Prado, algumas providências estão sendo tomadas, como a aplicação do sistema de etiqueta de radiofrequência, que deve ser um sistema secundário de rastreamento dos órgãos de polícia.

A Frente

frente-parlamentar-mista-de-combate-ao-roubo-de-carga-foi-lancada-no-congresso-nacional-foto-douglas-gomes-08-01-15-01De acordo com o presidente do grupo, deputado George Hilton (PRB-MG), o objetivo principal da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Carga, composta por deputados e senadores, é a elaboração e o acompanhamento da legislação ligada ao setor, além da fiscalização das políticas públicas de combate ao crime. Entre as ações que o grupo pretende debater está também o gerenciamento de riscos junto ao Governo e a entidades especializadas.

A ideia para criar a Frente surgiu da republicana, e vereadora da cidade de Patrocínio, Greyce Elias (PRB-MG), após um debate sobre o tema na Câmara dos Deputados há seis meses. Desde então, George Hilton tem abraçado a causa juntamente com a liderança do PRB, o presidente nacional Marcos Pereira e a coordenadora nacional do PRB Transporte, a cantora Sula Miranda, que também estavam presentes no lançamento da Frente.

Para fechar o lançamento e homenagear os profissionais do transporte, Sula Miranda foi convidada a cantar a música “Caminhoneiro tô apaixonada”. Antes, a republicana fez questão de ressaltar a importância da ampla aliança entre governo, entidades e profissionais da área que está sendo formada através da Frente.

No comando da coordenação nacional do PRB Transporte, Sula Miranda tem realizado uma maratona em busca de melhorias para o setor. “Já desci do pedestal e guardei a coroa de rainha. Também desci do caminhão e arregacei as mangas para defender esta causa. Sem o profissional ligado ao transporte, o Brasil não faz nada!”, declara a eterna Rainha dos Caminhoneiros.

 

Texto: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend