Em maio de 2014, PRB Ceará realizou encontro estadual

em-maio-de-2014-prb-ceara-realizou-encontro-estadual-foto-divulgacao-08-01-15-01

Ronaldo Martins foi empossado presidente estadual da legenda.

 

RETROSPECTIVA

Fortaleza (CE) – Ao empossar oficialmente o deputado estadual Ronaldo Martins como presidente do PRB cearense, em maio de 2014, o líder nacional do partido, Marcos Pereira, criticou de forma contundente os desmandos do grupo político que dominava a sigla no Ceará. O encontro ocorreu na Câmara de Fortaleza e reuniu várias autoridades, entre elas o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), ambos pré-candidatos ao governo do estado.

Pereira contou que, logo após assumir o comando nacional do PRB, decidiu percorrer os estados e retomar o comando do partido onde era usado como “legenda de aluguel”. “Aqui no Ceará, assim como no meu estado natal, o Espírito Santo, o PRB era dirigido por pessoas que apequenam a política do nosso país. Foi quando demos posse a um verdadeiro republicano, o empresário Miguel Dias”, disse. Dias é suplente do senador Eunício e presidente do Grupo Cidade de Comunicação.

O líder do PRB prosseguiu: “A posse de Miguel Dias foi como a Lei do Ventre Livre para o PRB cearense, porque não foi uma libertação total, haja vista que estranhos ainda compunham a executiva do partido. Como do outro lado não há diálogo, só imposição, decidimos pela libertação completa. Hoje, a posse dessa nova executiva estadual, total e genuinamente republicana, é para o PRB cearense a verdadeira Lei Áurea”.

No Ceará, o PRB era tido como a “segunda legenda” do governador Cid Gomes (PROS). Com isso, os republicanos legítimos eram escanteados das decisões políticas do partido. “Passamos por maus bocados quando dependíamos da linha tênue entre submissão e parceria que mantínhamos com o grupo à frente do governo do estado. Desde agosto do ano passado temos corrido contra o tempo para reconstruir o partido sem os atores ligados a este governo, que acompanharam seu líder rumo a uma nova legenda”, explicou Martins. O PRB tem hoje apenas quatro prefeitos no Ceará ante aos 15 eleitos, e 84 vereadores frente aos 144 conquistados em 2012.

Sobre o evento

Além de Marcos Pereira, Ronaldo Martins, Eunício Oliveira e Roberto Pessoa, o Encontro Estadual do PRB Ceará contou com a presença de Lúcio Alcântara (presidente estadual do PR); Eliane Novais (deputada estadual e vice-presidente do PSB); Roberto Mesquita (deputado estadual PV); João Hudson (prefeito de Quixadá – PRB); Walter Cavalcante (presidente da Câmara de Fortaleza, PMDB); Gelson Ferraz (vereador e presidente do PRB Fortaleza); Emanuel Simões (superintendente federal do Ministério da Pesca) e do pastor Edson Costa.

Eunício e Pessoa, melhores colocados nas pesquisas, disputam o apoio do PRB para as eleições deste ano. Apesar da forte tendência de apoio a Oliveira, o PRB mantém diálogo com o pré-candidato do PR. “Temos discutido com outros cinco partidos não somente as composições eleitorais, mas a participação na construção do plano de governo. A decisão final de qual caminho seguir será na convenção”, afirmou Martins.

“O Ceará precisa viver um novo momento na sua história, e é nisso que estamos apostando”, disse Marcos Pereira, que anteontem esteve reunido com cerca de 80 pastores evangélicos de várias denominações. Eunício elogiou a condução política de Pereira e afirmou ter no PRB uma “parceria” já em andamento. Por sua vez, Pessoa chamou oPRB para “a luta” no sentido de construir um “projeto político diferente”.

Meta do PRB

O objetivo do partido é eleger um deputado federal e dois estaduais. Ronaldo Martins deve ser confirmado na convenção do PRB, em junho, como postulante a uma vaga na Câmara dos Deputados.

 

Texto e foto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!