Curso para Lideranças Políticas capacita coordenadores

Curso para Lideranças Políticas capacita coordenadores

Aula foi ministrada pelo cientista político Leonardo Barreto em março de 2014.

 

RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) está trabalhando na capacitação dos militantes do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para o período eleitoral. Na manhã deste sábado, dia 8, a instituição realizou o “Curso para Lideranças Políticas – Eleições 2014”, na sede, em Brasília (DF). Na oportunidade, 32 coordenadores políticos do Recanto das Emas, cidade satélite do Distrito Federal, participaram da aula ministrada pelo coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto. Todos receberam certificados.

Entre o conteúdo abordado, Barreto explicou os conceitos gerais e históricos da política, além de dados estatísticos sobre o pleito. “A gente não tem ideia de como as pessoas estão desencantadas e absolutamente descrentes de salvação e qualquer melhoria, que passe pelo processo político. Isso virou um senso comum, uma verdade popular. Mas pesa pra quem leva a política a sério e quer trabalhar de verdade”, ponderou.

O cientista político considerou ainda, a importância de explorar experiências passadas, pois, segundo ele, elas transmitem uma credibilidade real. “É preciso estar engajado, ser um agente de transformação social, para provar que nem todos os políticos são iguais. E infelizmente, nem a sociedade é totalmente virtuosa, pois nossos representantes são espelho do que somos”.

O vice-presidente da FRB e deputado distrital, Evandro Garla, falou sobre a atuação do partido e da necessidade de ser persistente e trabalhar com dedicação. “A verdade é que devemos estar preparados para tudo, inclusive para receber um ‘não’. Durante minha campanha fui xingado na rua, por que algumas pessoas acham que todo candidato é igual, independente de o conhecerem”.

Para enriquecer o debate, o deputado federal Vítor Paulo falou de sua experiência na política. “Participo ativamente há vinte anos. Já passei por dez eleições nacionais e municipais. Tudo nos prepara e agrega conhecimento”. Em relação ao curso, Vítor Paulo foi enfático. “A Fundação é excelente nesse trabalho de capacitação. O Mauro é um presidente muito dedicado, focado. Vocês têm aqui uma oportunidade valiosa”.

Para encerrar, o presidente da FRB, Mauro Silva, explicou os princípios do Republicanismo aos alunos. “Nosso ideal é disseminar o jeito republicano de administrar. Por isso investimos nesse trabalho de capacitação. É por meio do zelo e cuidado com a coisa pública que devemos atuar”. Ele destacou ainda que, o crédito do PRB em relação à Fundação demonstra o diferencial da legenda. “O partido investe, como deve ser, no trabalho da Fundação. E está preocupado em qualificar seus militantes. Espero que vocês tenham sido bem recebidos e tenham gostado do curso”.

Impressões

“Essa foi uma manhã de aproveitamento. Aprendi muito aqui, principalmente  como deve ser o comportamento diante dos eleitores e como ajudar os pré-candidatos. O PRB e a Fundação estão de parabéns pela iniciativa. Ainda não sou filiado, mas percebi que esse partido é realmente nota 10”. – Uziel dos Santos, 35 anos.

“O curso foi muito produtivo. Hoje aprendi estratégias de campanha diferentes e muito também com erros que não devemos cometer. Aqui aprendemos que a imagem do futuro candidato é tudo, e deve ser positiva. Além disso, temos que fazer projetos que realmente venham de acordo com as necessidades da população”. Emerson Ferreira, 27 anos.

 “Acredito que cursos como esse são de grande valia, pra quem vai ser candidato. Hoje saio daqui com uma visão diferenciada em relação à campanha. Vamos mudar algumas estratégias e acrescentar o que aprendemos aqui em nossa campanha”. Thaine de Araújo, 31 anos.

“O curso foi maravilhoso, adorei! O conteúdo abordado estava riquíssimo. E eu gostaria de parabenizar o PRB e a FRB pela aula e pela estrutura na qual fomos recebidos. Gostei muito da forma de trabalhar do partido”. Eleusa Gomes, 47 anos.

 Dia Internacional da Mulher

E neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Fundação homenageou o público feminino. Alunas e funcionárias receberam do presidente Mauro Silva um cartão comemorativo decorado. Ele dedicou algumas palavras a elas, destacando sua importância. E também, em relação à sua participação ativa nos projetos da FRB, uma vez que 85% do quadro de funcionários e voluntários da instituição é composto por mulheres, que atuam em diversas áreas e contribuem para o desenvolvimento do trabalho.

 

Texto: Suellen Siqueira, com colaboração de Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Fotos: Douglas Gomes

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest