Crivella: Senado aprovou adicional de periculosidade para motociclistas profissionais

crivella-senado-aprovou-adicional-de-periculosidade-para-motociclistas-profissionais-foto-divulgacao-07-01-15-01

Trabalhadores que usam motocicleta receberão 30% sobre o salário.

 

RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – Em maio de 2014, o Plenário do Senado aprovou o Projeto 2865/11, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para considerar perigosa a atividade dos trabalhadores em motocicleta.

A proposta inclui as atividades como de mototaxista, motoboy e carteiros, entre aquelas consideradas perigosas. Conforme prevê a CLT, os profissionais que exercem ocupações de risco têm direito ao adicional de 30% sobre o salário.

crivella-senado-aprovou-adicional-de-periculosidade-para-motociclistas-profissionais-foto-divulgacao-07-01-15-02“A cada 20 minutos um motociclista morre no país, a cada um minuto e meio outro fica sequelado. É como se todo mês um Boeing 777-300 lotado (368 passageiros mais tripulação) caísse no Brasil. Com o dinheiro a mais do adicional, os motoboys poderão, entre outras coisas, comprar botas e casacos melhores, aumentando sua proteção no trânsito”, ressaltou Crivella.

Além dos acidentes, que causam lesões principalmente nos membros inferiores, na coluna e na cabeça, muitos motociclistas desenvolvem doenças crônicas por exposição permanente às variações térmicas, inalação de poeira, gases, vapores; lesão por esforço repetitivo; contato de nariz, boca e olhos a microrganismos presentes no ar e no solo.

Como resultado, muitos ficam incapacitados e até mesmo morrem por conta do uso prolongado desses veículos. Estes não entram nas estatísticas, já elevadíssimas, de mortos e vítimas de “acidentes” atendidos no sistema de saúde.

O relator da matéria, senador Romero Jucá defendeu a importância do projeto destacando que a profissão de motoboy tornou-se atividade de risco em todas as cidades brasileiras.

 

Texto: Ascom – senador Marcelo Crivella
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto 1: Divulgação | Foto 2: Amanda Fischer

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest