Câmara de Jacareí aprovou projeto de Rogério Timóteo sobre descarte de medicamentos

Adequação ocorreria a partir de agosto de 2014.

Publicado em 13/1/2015 - 00:00

 

rogerio-timoteo-prb-camara-aprova-mudancas-de-regra-para-descarte-de-medicamentos-em-jacare-foto-ascomrogeriotimoteo-29-08-14
Adequação ocorreria a partir de agosto de 2014

 

RETROSPECTIVA

Jacareí (SP) – A Câmara Municipal de Jacareí aprovou, no mês de agosto de 2014, projeto de lei do vereador Rogério Timóteo (PRB) que tornava obrigatório as farmácias, drogarias, revendedores e manipuladoras de medicamentos da cidade a disponibilizar recipientes adequados para o recolhimento de medicamentos domiciliares, vencidos ou não utilizados no município.

Pelo texto, o material recolhido deveria ser encaminhado para instituições que possuíssem o Plano e Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Timóteo alertou sobre os riscos que o descarte incorreto ou inadequado de medicamentos e/ou insumos – como agulhas e seringas, poderia trazer tanto para a saúde das pessoas quanto prejuízos e danos ao Meio Ambiente.

“É de fundamental importância que se estabeleçam medidas de recolhimento e destinação adequada de medicamentos e similares vencidos, assim como é importante a conscientização da população em relação à correta destinação de materiais deste tipo, contribuindo para a melhoria da saúde pública e do meio ambiente”, afirmou à época.

O projeto seguiria para regulamentação da Prefeitura, órgão que seria responsável pela fiscalização e o cumprimento da lei. As farmácias, drogarias, revendedores e manipuladoras de medicamentos teriam o prazo de 60 dias para se adequar a nova lei.

 

Texto e foto: Rodrigo Vieira / Ascom – vereador Rogério Timóteo

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend