Em maio de 2014, Bulhões apresentou projeto que proíbe a utilização de cães e gatos em pesquisas científicas

bulhoes-apresentou-projeto-que-proibe-a-utilizacao-de-caes-e-gatos-em-pesquisas-cientificas-em-maio-de-2014-07-01-15-01

Parlamentar defendeu a criação de métodos alternativos que possam suprir o papel desses animais quando desses testes.

 

RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – Em maio de 2014, o deputado republicano Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 7606/2014, que proíbe a utilização de cães e gatos em atividades de ensino e pesquisa científica. O objetivo da proposta é a preservação desses animais que são vistos pela sociedade brasileira como verdadeiros membros da família.

bulhoes-apresentou-projeto-que-proibe-a-utilizacao-de-caes-e-gatos-em-pesquisas-cientificas-em-maio-de-2014-07-01-15-02“Para os pesquisadores são meras cobaias, mas já está provado que cães e gatos contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Eles humanizam o homem. Eles nos servem de forma incondicional. Eles estão presentes em nossas vidas nas horas boas e também nas horas difíceis. Por isso mesmo não merecem esse tipo de sacrifício, esse desprezo, essa frieza”, defende o republicano.

O parlamentar defende a criação de métodos alternativos que possam suprir o papel desses animais quando desses testes. Segundo ele, não é razoável que, em nome do progresso e da ciência, animais sejam sacrificados. “Algo precisa ser feito, o respeito à vida dignifica o animal como merecedor de considerações éticas. Novos métodos precisam ser descobertos, com urgência”, afirma.

Bulhões destaca que a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, disciplina o uso de animais em atividades de ensino e pesquisa, ou seja, em experimentos e testes realizados em laboratórios. “Em que pese a legitimidade desses procedimentos, o que se questiona é o fato de a norma em vigor não se ater ao aspecto que envolve a questão – o sofrimento dos animais e as sequelas que advirão desses experimentos não são levados em conta. Por isso mesmo, cães e gatos são tratados, friamente, quando dos testes e desenvolvimento de novas técnicas”, acrescenta.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto 1: Divulgação
Foto 2: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest