Assembleia da Paraíba aprovou projeto de Jutay Meneses que penaliza empresas por trabalho escravo

assembleia-legislativa-da-paraiba-aprovou-projeto-de-jutay-meneses-prb-que-penaliza-empresas-por-pratica-de-trabalho-escravo-foto-divulgacao-14-01-15

O objetivo é coibir condutas que favoreçam ou configurem a exploração do trabalho em condições análogas a escravidão

 

RETROSPECTIVA

João Pessoa (PB) – Em outubro de 2014, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei nº 1.945/14, do deputado estadual Jutay Meneses (PRB), que cassa a inscrição do cadastro de contribuintes do ICMS (Imposto sobre Operações relativas a Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) de empresas que façam uso direto ou indireto de trabalho escravo.

O objetivo, segundo o parlamentar, é coibir condutas que favoreçam ou configurem a exploração do trabalho em condições análogas a escravidão. “Erradicar o trabalho escravo e/ou degradante deve ser uma missão permanente de todos, em especial das instituições públicas, até porque trata-se de uma prática criminosa tipificada em várias legislações especialmente no artigo 149 do Código Penal Brasileiro”, defendeu.

O republicano considera uma vergonha para o Brasil ainda ser noticiado na mídia casos de exploração no trabalho, tendo em vista que a prática foi abolida há 116 anos. “Apesar dos avanços, ainda temos que aperfeiçoar cada vez mais a legislação e os instrumentos de fiscalização para atingirmos a meta de erradicar do nosso meio este crime”, ponderou.

As empresas que forem autuadas pela prática de trabalho escravo serão impedidas de exercerem o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto e também serão proibidas de entrarem com pedido de inscrição de nova empresa, no mesmo ramo de atividades. Para entrar em vigor, o texto depende apenas de sanção do governo estadual.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest