Rogerio Hamam coordena 2ª reunião da Consegue e destaca evolução no combate à violência no futebol

rogerio-hamam-prb-reuniao-roberto-castro-10-09-15

George Hilton não pode participar porque estava em São Paulo, no Fórum Nacional do Esporte, fazendo palestra sobre o Sistema Nacional do Esporte.

 

Brasília (DF) – Desde o início de sua gestão, o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), vem discutindo ações e buscando formas de combater a violência nos estádios de futebol e nos seus arredores, para que o palco do futebol volte a ser frequentado por famílias. Ele lançou o programa ‘Grito de Paz’ e tem realizado reuniões com diversos setores do mundo esportivo, como torcidas organizadas, dirigentes, treinadores e atletas. O ministro também está à frente da Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos (Consegue), em pareceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

Nesta quarta-feira (9), foi realizada na sede do Ministério do Esporte a 2ª reunião do grupo. George Hilton não pode participar porque estava em São Paulo, no Fórum Nacional do Esporte, fazendo palestra sobre o Sistema Nacional do Esporte. Coube ao secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam (PRB), coordenar o encontro. “Conseguimos avançar bastante nas questões dos procedimentos operacionais, na regulamentação do Estatuto do Torcedor, que justamente vai dar embasamento necessário para as ações que tendem a ser padronizadas em todos os estados da Federação”, explicou Hamam, para em seguida completar: “Na questão da Justiça, já fizemos um trabalho junto à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Civil. Chegamos a um documento supervalioso, que unifica as ações dessas três esferas. Agora estamos encaminhando para o âmbito esportivo, em reuniões com federações e confederações, para buscar esse mesmo documento”.

Hamam ainda lembrou que entre a 1ª e a 2ª reuniões da Consegue, a MP do Futebol virou lei, o que foi outro grande passo. “Em um prazo de três a quatro meses em relação à última reunião, creio que evoluímos bastante. Temos uma dinâmica muito intensa. De lá pra cá, ganhamos uma lei nova, o Profut, que renegocia as dívidas dos clubes, mas estabelece fortes contrapartidas para assegurar uma melhor gestão do futebol”, disse. A primeira reunião ocorreu no Rio de Janeiro, em 27 de maio.

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Marcos Cabral Marinho de Moura, conhecido como Coronel Marinho, elogiou a proposta da Consegue, mas fez um alerta: “Precisamos aprimorar as coisas. Não pensar apenas em usar polícia para resolver. Ttemos que pensar também na Justiça. Temos que envolver dirigentes, federações, a CBF. O esforço envolve a polícia, a investigação, que faz parte do âmbito da Polícia Civil, o Ministério Público e envolve principalmente a Justiça, que é quem vai aplicar a lei. Temos que sistematizar isso, harmonizar esses entes para que toda a ideia do Consegue dê certo e colhamos frutos. Ou seja, para atingirmos o que tanto sonhamos: a conquista da paz dentro do futebol. Se uma dessas peças falhar, vai tudo por água abaixo”.

Marinho exaltou a iniciativa da Consegue. “Estamos discutindo um projeto de nível nacional, com troca de informações. Por exemplo: quem está proibido de entrar em jogos no Sul também não entrará em jogos no Rio, em São Paulo, em qualquer outro lugar. Portanto, gostaria de parabenizar o Ministério do Esporte e também o Ministério da Justiça, seu parceiro nesta empreitada”.

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ministério do Esporte
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Roberto Castro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest