Reforço para a qualidade sanitária do pescado nacional

Marcelo Crivella passa a coordenação da Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária para a USP

Publicado em 6/11/2013 - 00:00

06_11_13_destaque01_rj_crivella_reforco_qualidade_sanitaria_pescado001
Marcelo Crivella passa a coordenação da Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária para a USP

Brasília (DF) – O esforço do governo federal para transformar o país num grande produtor de pescados ganhou hoje dois parceiros estratégicos para o controle e garantia da sanidade de tudo o que é pescado ou criado em território brasileiro. Em solenidade realizada em Brasília, ontem (05), o ministro da Pesca e da Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), deu posse à Universidade de São Paulo (USP), como coordenadora da Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária do Ministério da Pesca e Aquicultura (Aaquaepi) e assinou portaria autorizando o credenciamento de médicos veterinários, em todo o Brasil, para a coleta de amostras e material biológico para análises sanitárias na Rede Nacional de Laboratórios Oficiais do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua). A meta é defender a produção nacional de doenças e outros problemas sanitários que possam reduzir a produtividade e proibir a comercialização de organismos aquáticos.

06_11_13_destaque01_rj_crivella_reforco_qualidade_sanitaria_pescado002“Com os esforços que estamos fazendo, com a criação de parques aquícolas em todo o Brasil, a produção do País vai crescer muito e cuidar da sanidade é fundamental. Não podemos simplesmente crescer, temos que crescer de forma ordenada e com responsabilidade”, destacou Crivella. O ministro foi o responsável pela criação do Renaqua, em 2012, e pela construção da política de sanidade animal para o pescado, que oferece bases para o crescimento sustentado da produção aquícola. Até agora o Renaqua já realizou mais de 4,2 mil análises e é capaz de identificar todas as 26 enfermidades monitoradas internacionalmente e passíveis de notificação à Organização Internacional de Epizootias  (OIE) e outras 12 com impacto sobre a produção da aquicultura, além de quatro biotoxinas marinhas. Crivella aposta que, com o envolvimento dos médicos veterinários, a política de sanidade ganhará capilaridade, melhorando as condições de segurança do produto nacional. “Onde houver a identificação de um problema a amostra poderá ser coletada e envida ao laboratório oficial para que a situação seja analisa e as providências sejam tomadas”, complementou.

06_11_13_destaque01_rj_crivella_reforco_qualidade_sanitaria_pescado003Para o professor Enrico Lippi Ortolani, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Usp, o trabalho desenvolvido pelo Renaqua e agora pela Aquaepi, cuja coordenação estará à cargo da USP, agrega ao produto brasileiro um valor fundamental no mercado nacional e internacional: a credibilidade. “Eu vejo um sucesso enorme da aquicultura do Brasil a partir da colaboração dessas redes. Esses projetos, da Renaqua e do Aquaepi, são estratégicos para o Brasil porque não queremos só produzir, queremos também exportar e para isso a sanidade animal é fundamental”, acrescentou.

O trabalho do Renaqua já evitou prejuízos significativos à produção nacional como nos recentes casos do surgimento de biotoxinas marinhas em meio à produção de ostras e no caso do derramamento de ascarel no litoral de Santa Catarina.

Fonte e fotos: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend