Raimundo Nonato é o novo superintendente do Amazonas

12_04_13_destaque02_am_raimundo_nonato_e_o_novo_superintendente_do_amazonas

Em solenidade em Brasília, o ministro Marcelo Crivella empossou no cargo Raimundo Nonato Sousa Pereira Costa

Brasília (DF) – O Estado do Amazonas conta com um novo superintendente federal da Pesca e Aquicultura. Em solenidade em Brasília, o ministro Marcelo Crivella empossou no cargo Raimundo Nonato Sousa Pereira Costa, que já exerceu atividades de coordenação na superintendência e é consultor na área de pesca e aquicultura.

O ministro Crivella destacou que Nonato terá a missão de “servir ao pescador”, em especial ao levar o crédito farto e barato do Plano Safra da Pesca e Aquicultura aos profissionais que atuam nos locais mais remotos, e ao garantir o respeito aos períodos de defeso, a época em que a pesca é proibida para a reprodução das espécies. A pescaria neste período “deixa o sistema do defeso desmoralizado e todos perdem”, disse o ministro.

Atualmente o estado do Amazonas conta com quase 85 mil pescadores profissionais e aproximadamente seis mil aquicultores.

Desafios 

Para Nonato, o cargo “não é um privilégio, mas um desafio”. Segundo ele, existem muitos “gargalos” históricos a serem resolvidos, em frentes como pesca artesanal, aquicultura, manejo do pirarucu, armazenagem e peixes ornamentais. Por isto, ele defende que a solução dos problemas passa pela união de esforços do Governo Federal, do governo amazonense, dos prefeitos e das entidades representativas.

O estado do Amazonas possui o maior território da federação brasileira (1 570 745,680 km²). Além disso é cortado pelo rio mais caudaloso do planeta, o Amazonas. Vários rios se interligam e fortalecem o sistema hídrico regional, como o Purus, Juruá, Içá, Vapés, Negro, Madeira e Solimões.

Com tanta água, o potencial do estado para o cultivo de pescado é extraordinário; e esta atividade pode ser desenvolvida sem desmatamento. Além disso, existem na Bacia do Amazonas espécies promissoras para a aquicultura, como o pirarucu (Arapaima gigas), um dos maiores peixes de água doce do mundo, e o tambaqui, que já é muito cultivado, pela sua carne saborosa e por aceitar ração de origem vetegal, mais econômica.

Texto e foto: Ascom – MPA

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest