Presidente do PRB lança livro que coloca jornalismo como arma para combate de crimes ambientais

Presidente-PRB-lanca-livro-que-coloca-jornalismo-como-arma-combate-crimes-ambientais-23-04-14

Marcos Pereira diz que investigação jornalística pode ajudar MP a ‘queimar’ a fase de inquérito

São Paulo (SP) – Para o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, uma matéria jornalística bem feita, que apresente provas consistentes, pode auxiliar o Ministério Público a oferecer denúncias contra quem comete crimes ambientais, “queimando” a etapa do inquérito.

Essa é a premissa de seu primeiro livro, O Uso da Informação como Notícia do Crime Ambiental, lançado nesta terça-feira (22) em uma livraria localizada na avenida Paulista, em São Paulo.

“A ideia surgiu de uma pós-graduação em Direito Penal. Me ocorreu que, com um material bem apurado, o MP pode tornar o processo mais célere, já que a Justiça no Brasil é muito lenta”, disse.

Com prefácio do ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), a obra discute como o jornalismo investigativo pode ser usado para ajudar na preservação do meio ambiente.

Pereira defende que a veiculação desses crimes, especialmente por emissoras de rádio e TV, pode ajudar na instauração do inquérito policial e de procedimentos de investigação. Segundo o autor, “a degradação do meio ambiente tem aumentado e preocupado autoridades de todo o mundo”. Pereira completa: “a proposta é estabelecer conexões entre o direito ambiental e a comunicação”.

No prefácio, Marco Aurélio Mello diz que “o autor [Pereira] promoveu diálogo entre dois elementos fundamentais da Carta da República — o dever da informação, de um lado, e a proteção do meio ambiente, do outro — com o fim de formular proposta, tanto inédita quanto arguta, de utilizar o primeiro como elemento eficaz de assegurar o segundo”.

Segundo o ministro do STF, “o exercício concreto do dever de informação seria um catalisador da proteção institucional do meio ambiente”. O livro, publicado pela Editora Manole, é resultado de estudo em curso de especialização em direito penal e processo penal na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o autor

Marcos Antônio Pereira é especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Direito, advogado no Brasil e em Portugal e membro fundador da CJLP (Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa).

Foi membro colaborador nas comissões de Direito à Adoção e Seleção e Inscrição da OAB/SP e vice-presidente da Rede Record de Televisão. Atualmente é membro efetivo e consultor da Comissão Especial de Gestão das Guardas e Defesas Civis da OAB/SP e presidente nacional do PRB (Partido Republicano Brasileiro).

Fonte: R7
Foto: Daia Oliver/R7

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest