PRB sai na frente e inicia capacitação de comissões provisórias para cumprir nova resolução do TSE

prb-sai-na-frente-e-inicia-capacitacao-de-diretorios-estaduais-para-cumprir-nova-resolucao-do-tse-mauro-silva-prb-11-03-15-01

PRB já iniciou uma programação de capacitação nacional para garantir o cumprimento da norma.

 

Brasília (DF) – Mesmo com a aplicação das alterações regulamentadas pela Resolução nº 23.432 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), exigida apenas para início de 2016, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) já iniciou uma programação de capacitação nacional para garantir o cumprimento da norma.

Na próxima sexta-feira (13.03), os tesoureiros e contadores estaduais de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe receberão o tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva, para debater as alterações promovidas pela Justiça Eleitoral. O evento será realizado na sede do partido em Recife (PE) com início marcado para às 08h30.

Esse é o segundo encontro da programação nacional do PRB que visa assegurar a adequação dos mecanismos internos para cumprir, com eficiência, as novas regras de prestação de contas anuais aprovadas pelo TSE no final do ano passado.

A região Sudeste foi a primeira a receber a capacitação, o encontro ocorreu no último dia 6 de março em São Paulo. As demais regiões já têm calendário definido e devem receber o treinamento até o final deste mês. O evento no Centro-Oeste será realizado na próxima segunda-feira, e as regiões Norte e Sul nos dias 20 e 27, respectivamente.

prb-sai-na-frente-e-inicia-capacitacao-de-diretorios-estaduais-para-cumprir-nova-resolucao-do-tse-mauro-silva-prb-11-03-15-02

Segundo Silva, o PRB tem como meta a excelência de gestão do partido.

Na avaliação de Mauro Silva, o partido entende a importância das alterações. Segundo ele, além de aumentar o rigor na fiscalização, vai ao encontro da gestão eficiente praticada pela legenda. “O PRB busca o aperfeiçoamento constante, não apenas para atender à legislação eleitoral, mas porque tem como meta a excelência de gestão do partido, e principalmente porque respeita seus eleitores e sua militância”, afirmou.

Sobre as alterações

Além de outras novidades, a resolução determina que os estados e municípios apliquem 5% do Fundo Partidário na formulação de programas para promover e divulgar a participação política das mulheres. A exigência já era feita para diretórios nacionais.

A norma estabelece, ainda, que os partidos devam manter em funcionamento três contas, uma para os recursos recebidos da União, outra para as campanhas eleitorais e a terceira para outros recursos, ou seja, destinada ao controle financeiro rotineiro.

De acordo com as novas regras, as legendas são obrigadas a emitir recibos para doações ou contribuições de pessoas físicas e jurídicas e demais movimentações. O documento será emitido com numeração sequencial do partido e de acordo com modelo elaborado pelo TSE.

Os órgãos estaduais devem aplicar as novas regras já a partir de 2016 e os diretórios municipais e regionais em 2017. No entanto, a orientação do PRB é que os órgãos partidários passam a aplicar a norma já para o exercício de 2015.

A resolução completa está disponível pode ser acessada aqui.

 

Texto: Maurizan Cruz / Agência PRB Nacional de Notícias
Fotos: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest