PRB sai na frente e inicia capacitação de comissões provisórias para cumprir nova resolução do TSE

prb-sai-na-frente-e-inicia-capacitacao-de-diretorios-estaduais-para-cumprir-nova-resolucao-do-tse-mauro-silva-prb-11-03-15-01

PRB já iniciou uma programação de capacitação nacional para garantir o cumprimento da norma.

 

Brasília (DF) – Mesmo com a aplicação das alterações regulamentadas pela Resolução nº 23.432 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), exigida apenas para início de 2016, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) já iniciou uma programação de capacitação nacional para garantir o cumprimento da norma.

Na próxima sexta-feira (13.03), os tesoureiros e contadores estaduais de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe receberão o tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva, para debater as alterações promovidas pela Justiça Eleitoral. O evento será realizado na sede do partido em Recife (PE) com início marcado para às 08h30.

Esse é o segundo encontro da programação nacional do PRB que visa assegurar a adequação dos mecanismos internos para cumprir, com eficiência, as novas regras de prestação de contas anuais aprovadas pelo TSE no final do ano passado.

A região Sudeste foi a primeira a receber a capacitação, o encontro ocorreu no último dia 6 de março em São Paulo. As demais regiões já têm calendário definido e devem receber o treinamento até o final deste mês. O evento no Centro-Oeste será realizado na próxima segunda-feira, e as regiões Norte e Sul nos dias 20 e 27, respectivamente.

prb-sai-na-frente-e-inicia-capacitacao-de-diretorios-estaduais-para-cumprir-nova-resolucao-do-tse-mauro-silva-prb-11-03-15-02

Segundo Silva, o PRB tem como meta a excelência de gestão do partido.

Na avaliação de Mauro Silva, o partido entende a importância das alterações. Segundo ele, além de aumentar o rigor na fiscalização, vai ao encontro da gestão eficiente praticada pela legenda. “O PRB busca o aperfeiçoamento constante, não apenas para atender à legislação eleitoral, mas porque tem como meta a excelência de gestão do partido, e principalmente porque respeita seus eleitores e sua militância”, afirmou.

Sobre as alterações

Além de outras novidades, a resolução determina que os estados e municípios apliquem 5% do Fundo Partidário na formulação de programas para promover e divulgar a participação política das mulheres. A exigência já era feita para diretórios nacionais.

A norma estabelece, ainda, que os partidos devam manter em funcionamento três contas, uma para os recursos recebidos da União, outra para as campanhas eleitorais e a terceira para outros recursos, ou seja, destinada ao controle financeiro rotineiro.

De acordo com as novas regras, as legendas são obrigadas a emitir recibos para doações ou contribuições de pessoas físicas e jurídicas e demais movimentações. O documento será emitido com numeração sequencial do partido e de acordo com modelo elaborado pelo TSE.

Os órgãos estaduais devem aplicar as novas regras já a partir de 2016 e os diretórios municipais e regionais em 2017. No entanto, a orientação do PRB é que os órgãos partidários passam a aplicar a norma já para o exercício de 2015.

A resolução completa está disponível pode ser acessada aqui.

 

Texto: Maurizan Cruz / Agência PRB Nacional de Notícias
Fotos: Douglas Gomes 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest