PRB cresce 180% na Região Norte e ganha força em assembleias legislativas

Novo logotipo do PRB - jan2012

PRB: Eleitos da Região Norte totalizaram 198.620 votos.

 

Brasília (DF) – Um salto. Essa é a melhor definição para o crescimento do PRB na Região Norte do país nessas eleições. Ao todo, foram quatro deputados federais eleitos e dez deputados estaduais, frente a um federal e quatro estaduais em 2010. Um crescimento de 180% na bancada nortista. Os estados que contribuíram com esse resultado foram: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins.

Apontado como a maior bancada eleita, Amapá emplacou o primeiro deputado federal, André Abdon, e fez ainda quatro estaduais. Com essa representação, o partido passa a ser a maior força na Assembleia Legislativa, ficando à frente do PDT, PTB, PSDB, PROS, PSB, PMDB, PSC e PSOL, que elegeram apenas dois deputados cada.

“Foi fruto de um trabalho feito há mais de um ano atrás e das pessoas envolvidas, como o nosso presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que sempre esteve nos acompanhando e nos dando as diretrizes para alcançarmos a nossa meta”, disse Hildegard Gurgel, presidente do PRB Amapá, ao justificar os números.

A segunda maior bancada vem de Roraima, que reelegeu o seu deputado federal, Jhonatan de Jesus, e triplicou o número de estaduais. No legislativo local, o PRB será a maior bancada ao lado do PMDB. De acordo com o presidente Marcos Jorge, o crescimento do partido foi bem planejado até mesmo quando optou por não sair coligado na chapa para estadual, proporcionando ao próprio partido o benefício da suplência. “Saímos chapa pura e no sacrifício dos demais candidatos para que pudéssemos atingir a nossa meta de três estaduais”, comenta.

Apesar do resultado positivo, o dirigente roraimense destacou as dificuldades enfrentadas no estado. “Não é fácil, em um estado distante, do centro do poder nacional, com todas as dificuldades de um estado pequeno, com a menor população do país, e com grandes caciques locais, você ter a oportunidade de construir e atingir um resultado desse”, disse Marcos Jorge.

Gráfico reg norte

Em 2010, apenas Roraima conseguiu eleger um deputado federal e dois estaduais. Já o Amapá e Pará fizeram uma cadeira cada nas assembleias legislativas.

 

O PRB Região Norte também fez sua contribuição à bancada feminina ao eleger Dra. Juliana como deputada estadual pelo Acre. Ela fará companhia a outras quatro republicanas: Ana do Gás (MA) e Tia Jú (RJ), estaduais; e Rosangela Gomes (RJ) e Tia Eron (BA), federais.

Leia também:

Meta ultrapassada: PRB elege 21 deputados federais e aumenta bancada estadual para 32

 

– Eleitos PRB Região Norte – 

Acre

Estadual – Dra. Juliana

Federal – Alan Rick

 

Amapá

Estadual – Pastor Oliveira, Jory Oeiras, Ericlaudio Alencar e Jaime Perez

Federal – André Abdon

 

Amazonas

Estadual – Carlos Alberto

 

Pará

Estadual – Divino

 

Roraima

Estadual – Mecias de Jesus, Gabriel Picanço e Izaías Maia

Federal – Jhonatan de Jesus

 

Tocantins

Federal – César Halum

 

 

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Ilustração: Wanessa Naves / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador de Goiânia, Alysson Lima (PRB-GO)

E-mail (clique aqui)
ou
(62) 3524-4384

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest