PRB cresce 180% na Região Norte e ganha força em assembleias legislativas

Novo logotipo do PRB - jan2012

PRB: Eleitos da Região Norte totalizaram 198.620 votos.

 

Brasília (DF) – Um salto. Essa é a melhor definição para o crescimento do PRB na Região Norte do país nessas eleições. Ao todo, foram quatro deputados federais eleitos e dez deputados estaduais, frente a um federal e quatro estaduais em 2010. Um crescimento de 180% na bancada nortista. Os estados que contribuíram com esse resultado foram: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins.

Apontado como a maior bancada eleita, Amapá emplacou o primeiro deputado federal, André Abdon, e fez ainda quatro estaduais. Com essa representação, o partido passa a ser a maior força na Assembleia Legislativa, ficando à frente do PDT, PTB, PSDB, PROS, PSB, PMDB, PSC e PSOL, que elegeram apenas dois deputados cada.

“Foi fruto de um trabalho feito há mais de um ano atrás e das pessoas envolvidas, como o nosso presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que sempre esteve nos acompanhando e nos dando as diretrizes para alcançarmos a nossa meta”, disse Hildegard Gurgel, presidente do PRB Amapá, ao justificar os números.

A segunda maior bancada vem de Roraima, que reelegeu o seu deputado federal, Jhonatan de Jesus, e triplicou o número de estaduais. No legislativo local, o PRB será a maior bancada ao lado do PMDB. De acordo com o presidente Marcos Jorge, o crescimento do partido foi bem planejado até mesmo quando optou por não sair coligado na chapa para estadual, proporcionando ao próprio partido o benefício da suplência. “Saímos chapa pura e no sacrifício dos demais candidatos para que pudéssemos atingir a nossa meta de três estaduais”, comenta.

Apesar do resultado positivo, o dirigente roraimense destacou as dificuldades enfrentadas no estado. “Não é fácil, em um estado distante, do centro do poder nacional, com todas as dificuldades de um estado pequeno, com a menor população do país, e com grandes caciques locais, você ter a oportunidade de construir e atingir um resultado desse”, disse Marcos Jorge.

Gráfico reg norte

Em 2010, apenas Roraima conseguiu eleger um deputado federal e dois estaduais. Já o Amapá e Pará fizeram uma cadeira cada nas assembleias legislativas.

 

O PRB Região Norte também fez sua contribuição à bancada feminina ao eleger Dra. Juliana como deputada estadual pelo Acre. Ela fará companhia a outras quatro republicanas: Ana do Gás (MA) e Tia Jú (RJ), estaduais; e Rosangela Gomes (RJ) e Tia Eron (BA), federais.

Leia também:

Meta ultrapassada: PRB elege 21 deputados federais e aumenta bancada estadual para 32

 

– Eleitos PRB Região Norte – 

Acre

Estadual – Dra. Juliana

Federal – Alan Rick

 

Amapá

Estadual – Pastor Oliveira, Jory Oeiras, Ericlaudio Alencar e Jaime Perez

Federal – André Abdon

 

Amazonas

Estadual – Carlos Alberto

 

Pará

Estadual – Divino

 

Roraima

Estadual – Mecias de Jesus, Gabriel Picanço e Izaías Maia

Federal – Jhonatan de Jesus

 

Tocantins

Federal – César Halum

 

 

Texto: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Ilustração: Wanessa Naves / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest